*Por Graco Farias
Os consumidores estão praticando o que hoje chamamos de consumo consciente, sobretudo quando é relacionado aos alimentos. Não se consideram apenas o preço ou qualidade; as pessoas estão cada vez mais em busca de uma alimentação saudável e equilibrada, por isso procuram informações sobre procedência, rastreabilidade e segurança alimentar.
No que diz respeito a hortifrúti, mais especialmente o mercado de uvas de mesa, o que se observa é uma exigência cada vez maior não somente por parte do consumidor, mas também por parte do varejo, que busca por parceiros que forneçam produtos de qualidade contínua e procedência confiável.
Atentos às mudanças do cenário mercadológico, nós, da Agrivale, uma das maiores produtoras de uvas de mesa do País com sede em Petrolina-PE, temos trabalhado em uma nova forma de introduzir a qualidade das uvas no hábito de consumo. Realizamos com frequência pesquisas de mercado, analisando o perfil consumidor, as tendências no mercado de frutas e a dinâmica do varejo.
Desde 2018, temos adotado nova estratégia no mercado de uvas de mesa consideradas premium e estabelecido um alto nível de confiabilidade por meio de processos produtivos, que são atestados por cinco certificações internacionais de qualidade, como a Global G.A.P.; Nurture (Tesco); HACCP; Ethical Trading Initiative; e GRASP.
Com um background de quem produz uvas há mais de 25 anos, hoje somos capazes de fornecer uma vasta gama de uvas de mesa doce com e sem semente, em um portfólio que abrange mais de dez variedades e uma produção contínua em 52 semanas.
Por essa guinada estratégica no mercado hortifrúti nos destacamos em qualidade, rastreabilidade, respeito ao meio ambiente, e entregamos um produto diferenciado até mesmo em sua apresentação, pois as uvas são disponibilizadas em cumbucas transparentes respiráveis, que garantem a exposição do produto de forma higiênica e duradoura. O rótulo acartonado possui impressão especial, destacando o produto nas gôndolas.
Para o segmento supermercadista, possibilitar o comércio de uvas de mesas de marca traz vantagens competitivas junto ao consumidor e maior ticket médio. Ao trabalhar com marcas com posicionamento bem definido e alinhado ao perfil de consumo das pessoas, o varejo possibilita direcionar os produtos de acordo com a característica dos consumidores. Mais do que isso, permitir ações de trade marketing focadas na experiência no ponto de venda ajudam a agregar valor na loja.
O nosso papel, enquanto produtor de uvas de mesa, é fazer com que o setor supermercadista possa levar à mesa do consumidor o que há de melhor em termos de qualidade e, no fim das contas, aumentar o consumo per capital no Brasil desse produto tão saudável e saboroso.
Graco Farias é fundador da Agrivale