Vacina de Oxford pode ser distribuída este ano, diz Astrazeneca

Oxford

A vacina contra o covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com testes no Brasil, poderá ficar disponível à população ainda este ano. A afirmação foi feita por Maria Augusta Bernardini, diretora-médica do grupo farmacêutico Astrazeneca. O grupo anglo-sueco participa das pesquisas da universidade inglesa em parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Esperamos ter dados preliminares quanto a eficácia real já disponíveis em torno de outubro, novembro”, disse Bernardini. Segundo ela, apesar de os voluntários serem acompanhados por um ano, existe a possibilidade de distribuir a vacina à população antes desse período.

Fase três

Segundo ela, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem se mostrado disposta a colaborar. A vacina está atualmente na fase três de testes. Isso significa, de acordo a Unifesp, que a vacina se encontra entre os estágios mais avançados de desenvolvimento. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no país. “O Brasil é um grande foco de crescimento, de mortalidade, o que nos coloca como ambiente propício para demonstrar o potencial efeito de uma vacina. Para isso precisamos ter o vírus circulante na população e esse é o cenário que estamos vivendo”, disse Bernardini. Ela participou, na segunda-feira (29), de uma conversa, transmitida ao vivo pela internet, com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan. (Fonte: Agência Brasil)

É bom saber…

Julho é o mês de conscientização e combate aos cânceres de cabeça, pescoço e de bexiga. No Brasil, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados 50 mil novos casos desses tipos da doença a cada ano.

Franquia

Para acompanhar de perto os reflexos da pandemia de COVID-19, a ABF – Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a empresa de pesquisas AGP, vai passar a medir mensalmente o desempenho do setor de franquias no Brasil. O primeiro mês avaliado foi o de abril. O estudo apontou que a queda média no faturamento das franquias no País foi de 48,2% no período. Os segmentos mais afetados – principalmente dadas as severas restrições de circulação e reunião de pessoas – foram Turismo, Entretenimento, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar. Os indicadores confirmaram a trajetória de queda que já havia sido esboçada na segunda quinzena de março, quando aproximadamente metade das franquias apresentaram uma queda de receita superior a 25%.

A empresaria Beatriz Sperotto, aniversaria hoje.

Lançado

RAINBOW, plataforma multisserviço para o público LGBT+ via aplicativo, é uma iniciativa Cromatech, braço tecnológico do Grupo Croma, foi lançado no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+.

Pesquisa Datafolha

A maioria dos brasileiros acredita que governadores e prefeitos agem mal ao reabrir comércio e serviços fechados pela pandemia do novo coronavírus, aponta nova pesquisa Datafolha. A reabertura tem ocorrido em um momento em que o país ainda não atingiu o pico da doença e cientistas projetam um número crescente de novas mortes. A pesquisa mostra também que duas a cada três pessoas acreditam que a situação da pandemia está piorando no país.

Números

Os setores da população mais contrários à reabertura são formados por mulheres (58% acreditam que governadores e prefeitos agem mal ao tomar essas decisões), jovens (61% dos que têm entre 16 e 24 anos compartilham essa opinião) e os mais escolarizados (56% dos que têm ensino superior). Tanto entre mais pobres, que dependem mais de programas de auxílio, como entre os mais ricos, a maioria se diz contrária à ação dos governadores neste momento. Entre o empresariado, no entanto, 60% diz que apoia as decisões do poder público de retomar as atividades.

Regressão

Reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (29) mostrou que cidades do interior de SP que começaram a flexibilizar as restrições (e depois tiveram que regredir) tiveram crescimento nas internações e mortes por coronavírus maior do que a média. Nos Estados Unidos, estados que retomaram sua atividade econômica antes do controle da doença também tiveram que voltar atrás e se fechar novamente.

Recordes diários

Um modelo matemático de pesquisadores da PUC-Rio prevê novos recordes diários nas próximas semanas, chegando a 1.960 novas mortes em 10 de julho -o maior número de registros diários até agora foi de 1.473, no começo de junho. Diante desse cenário, 65% da população afirma que a pandemia está piorando no país, mostra a pesquisa Datafolha. A avaliação é majoritária em todos os segmentos sociodemográficos, com índices altos entre mulheres (70%), moradores do Sul do país (73%) e entre os mais jovens (74%).

… Bom dia! “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. – Cynthia Kersey

… Um abraço aos que aniversariam hoje: Beatriz Sperotto, Marilyn Batista, Mel Renata Nassif, Ivete Navarro, Luis Eduardo Costa, Daniela Azevedo, Rodrigo Corrêa, Irany Caovilla e Monica Stephanes. Happy birthday!

… O contrato de Renato Aragão com a Globo se encerrou ontem (30). Assim como ocorreu com outros artistas veteranos – como Aguinaldo Silva, Miguel Falabella, Vera Fisher, José de Abreu e Zeca Camargo -, a emissora já comunicou que não terá renovação. O ator e humorista trabalhou na Globo por 44 anos, mas não leva mágoas pelo fim do trabalho lá. O criador do personagem Didi Mocó diz que não para nunca e que esta é só mais uma etapa.

… No dia 3 de julho, o Studio Universal, que faz parte da cartela de canais da NBCUniversal Brasil, terá um dia inteiro de exibição em homenagem aos 35 anos do ‘De Volta Para o Futuro’. Para os fãs do filme, os dois longas-metragens, que se tornaram grande sucesso nos anos 80, serão exibidos em sequência, desde às 7h50. O canal ainda preparou um trailer mais que especial para a data, que pode ser conferido neste link .

… Na segunda-feira (29), o governador Nova Iorque, Andrew Cuomo, informou que aprovou a realização do VMA 2020, tradicional premiação da MTV. O evento acontecerá no Brooklyn’s Barclays Center. A cerimônia deve rolar no dia 30 de agosto e terá plateia reduzida (ou talvez nenhuma), adequando-se as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).