Valentine’s Day inspira campanhas românticas no Brasil

Diversos países do mundo celebram o 14 de fevereiro como “o dia mais romântico do mundo”; data aquece vendas de flores e ganha novo nome do Brasil: “dia do amor”

Valentine’s Day

Em 14 de fevereiro, vários países no planeta costumam celebrar o “dia mais romântico do mundo”. Chamado Valentine’s Day (Dia de São Valentim), é muito semelhante ao Dia dos Namorados brasileiro. Mas, por aqui, 12 de junho foi a data escolhida como mais romântica — coincidindo com a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. De qualquer forma, seja qual for a data escolhida, existem maneiras mais eficientes de retratar o amor se quiser que suas campanhas de Dia dos Namorados ou inspiradas em casais tenham um bom desempenho.

Ferramentas

Uma das ferramentas disponíveis para isso é a Shutterstock﹒AI, que analisa dados disponíveis em milhões de imagens para oferecer insights como:

  • O público está clicando em imagens que mostram pessoas em demonstrações de afeto ou a pandemia, e seus efeitos, fez com que as pessoas se afastassem dessas imagens?
  • Qual é a ideia de encontro romântico gera mais cliques?
  • Como você deve vestir seus modelos nas fotos?
  • Existem animais, acessórios ou alimentos que aumentam a probabilidade de cliques da campanha?A partir daí, a Shutterstock﹒AI cria uma orientação criativa baseada em dados e inteligência artificial que fará com que seus clientes se interessem pela sua marca.

Dados

Nos últimos anos, assim como ocorreu com o Dia das Bruxas e com a Black Friday, o comércio brasileiro passou a incentivar a comemoração do Valentine’s Day como forma de promover as vendas de presentes, sobretudo entre casais. Inclusive as floriculturas descobriram que essa data também atrai os românticos: a cadeia produtiva de flores é a que mais se beneficia dessa redescoberta da data, sendo que as flores representam 36% do total das vendas no dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).

Campanha

Percebendo a adesão dos brasileiros ao hábito de presentear com flores no dia de São Valentim, a maior cooperativa de flores do país, sediada em Holambra, no interior paulista, criou até uma campanha para valorizar a data nos últimos anos, divulgando em suas redes sociais o Valentine’s Day como “Dia do Amor”.
Varejo

Fato é que o Valentine’s Day vem ganhando cada vez mais importância e destaque no varejo, e está se aproximando das datas mais tradicionais do comércio. Além disso, é uma data que no exterior não destaca apenas o amor romântico, mas outros relacionamentos também, então você pode tirar proveito disso e ser criativo.

Imagens 1

Apesar do recente aumento nos casos de Covid-19 e do subsequente aumento do distanciamento social, os consumidores estão clicando em imagens que retratam demonstrações públicas de afeto. De fato, imagens e vídeos que incluem demonstrações públicas de afeto viram sua clicabilidade aumentar durante a pandemia.

Imagens 2

Fotos de beijos, por exemplo, tiveram um aumento de 87% na taxa de cliques desde fevereiro de 2020, e imagens que retratam abraços aumentaram 143% a possibilidade de cliques no mesmo período.  O público está até indicando que mais uma vez confia na higiene das mãos de outras pessoas. O conteúdo que mostra pessoas de mãos dadas viu sua taxa de cliques aumentar 106% nos últimos dois anos.

Encontros

A inteligência artificial traz insights sobre quais configurações terão melhor desempenho em imagens. Desde o início da pandemia, os consumidores têm preferido a fotografia ao ar livre. E os dados dizem que o passeio favorito do Valentine’s Day é uma caminhada romântica entre as árvores.

Cenário favorito

Ao observar dados nas últimas temporadas do Dia dos Namorados (considerando a data de 14 de fevereiro), a IA descobriu que as florestas e bosques são o cenário favorito do público. Na verdade, a taxa de cliques de imagens feitas em meio às árvores é 45% maior do que em fevereiro de 2020. Os parques também são 52% mais favoráveis a gerar cliques hoje em comparação com o mesmo mês de fevereiro. Essa tendência anda de mãos dadas (não se importe com o trocadilho), com o aumento vertiginoso da visitação aos parques durante a pandemia.

A praia vende

Embora as florestas sejam o cenário mais atraente agora, as praias têm sido tendência nos últimos três Valentine’s Day. Na verdade, elas estão 31% mais prováveis de aumentar a geração de cliques hoje do que no início da pandemia.  Algumas atividades praianas são particularmente mais propensas a gerar cliques na data romântica, assim como atualmente a natação é o esporte com a maior taxa de cliques: aumentou 117% nos últimos dois anos. O surfe também está dentro desse cenário, com uma taxa de cliques que aumentou 86% em relação ao ano passado.

Moletons

Estes últimos dois anos inauguraram uma era de “meu conforto primeiro”, com o uso de roupas de academia e lazer (e de ficar em casa) como primeira opção. Porém, dados do mercado de publicidade nos dizem que roupas mais elegantes estão em tendência no momento.   A taxa de cliques das saias subiu 118% desde o início da pandemia. Os chapéus também estão em ascensão e atualmente estão 189% mais clicáveis do que os gorros e capuzes confortáveis.

Jeans

O jeans, um tecido que pode ser usado tanto como calça ou como camisa (ou jaqueta), também se apresenta 39% mais favorável a gerar cliques desde o último 14 de fevereiro.

Fotos: Shutterstock

Joias

Quando se trata de joias, a IA diz que as pulseiras são as peças mais atraentes para apresentar em campanhas. Hoje, a taxa de cliques desse acessório é 74% maior do que era há um ano. Na verdade, as pulseiras tendem a gerar 102% mais cliques do que os anéis, 444% mais cliques que colares, e impressionantes 625% mais cliques do que os brincos.

Passeie com os cãezinhos

Cenários e moda à parte, os animais certos também podem impulsionar o sucesso de uma campanha publicitária (e talvez até mesmo um perfil de namoro). Em um mundo onde os homens que procuram o amor são fascinados com fotos de peixes, que amigos peludos (ou escamosos) realmente aumentam o engajamento do público?



Mais chiques

Acontece que os cães são os animais de estimação tendem a gerar mais cliques que todos: são 93% mais prováveis de serem clicados que gatos e 166% mais prováveis de gerar cliques do que os peixes. Curiosamente, o Esquimó Americano é a raça de cães com a maior taxa de cliques, tendo superado o mega-popular Pit Bull de 2021.

Fotografe seus pratos

Animais, comida e bebida são sempre ótimas opções fotográficas. Então não é surpresa que a pizza tenha mantido uma alta taxa de cliques nos últimos três anos. Mas, há um tipo de cobertura que você deve evitar em suas imagens de pizza (sim, a IA pode até mesmo escolher as melhores coberturas) — o abacaxi.  Os dados nos dizem que a taxa de cliques da fruta é particularmente baixa e projeta-se que seja 22% menos provável de gerar cliques do que em 2021…

Tacos

Talvez isso responda ao velho debate sobre se o abacaxi é uma cobertura aceitável. A resposta é não!  E uma curiosidade: uma das comidas que aumentam a probabilidade de cliques no Valentine’s Day de 2022 serão os tacos, típica comida mexicana. Eles se tornaram uma constante em aplicativos de namoro e são sempre populares em publicidade, com uma taxa de cliques que aumentou 73% desde o ano passado.

 

Querida que só:Yara Morena Batistoti Andrade, comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Bom dia! “Viver a vida de forma positiva é descobrir a bênção dos dias a toda hora e em cada local”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Cassiane Nunes Kadri, Yara Morena Batistoti Andrade, Magna Ajala, Leno Guedes, Jhonatan Willian Soares, Nete Vieira, Soraia Ligia Salle, José Antônio Acosta Contrera, Nair Pereira, Marla Paixão, Juatel Thell Ribeiro Becker Barbosa, Onilma Pereira Martins, Elenice Leal do Couto e Claudia Tavares. Happy birthday!

Querida que só, Cassiane Nunes Kadri comemorando hoje mais um aniversário. Happy Birthday!