Vencedor do Cozinha sob Pressão, Arthur Sauer quer ter restaurante próprio

imagem_release_353393_medium

O chef Arthur Sauer, 33 anos, vencedor da primeira temporada do reality de culinária do SBT Cozinha sob Pressão, que terminou no sábado, dia 10, tem renomados restaurantes, nacionais e internacionais, em seu currículo. Da Enoteca Pinchiorri, em Florença, na Itália, ao Grupo Fasano, no Rio e em São Paulo, Arthur já passou por cozinha italiana, francesa e norte-americana.

Arthur conta que, quando o programa, comandado pelo chef Carlos Bertolazzi, estava no início, ele acreditava que poderia chegar em sexto lugar. “Da metade do programa pra frente, vi que dava pra chegar em segundo, mas quando estávamos só em quatro, eu confiava na minha vitória.” Mas a adversária de Arthur na final não passou despercebida pelo colega de programa e de profissão. “A Bia também merecia ter ganhado, ela é excelente profissional”, reconhece o chef.

Depois de eliminar 12 candidatos no programa, Arthur foi para a final com Beatriz Buessio, a Bia. Ambos tiveram de elaborar um menu degustação com cinco pratos e uma sobremesa. Escolhido pelo chef Bertolazzi, o vencedor conta que demorou para cair a ficha de que tinha levado a melhor. “Quando abri a mala, fiquei alguns segundos olhando sem reação. Só me dei conta de que tinha vencido quando vi meu irmão, que estava do meu lado, comemorando”, afirma. Cada um dos finalistas tinha uma mala em sua frente e saberia se era o vencedor caso as barras de ouro estivessem dentro.

A paixão pela cozinha começou quando Arthur era criança. Ele e o irmão ajudavam no preparo das refeições, a pedido de seus pais. Como pegou gosto pela culinária, foi estudar na Bélgica, passando também por cursos na França, Itália e EUA, mais especificamente Nova York. Nesta cidade, aliás, trabalhou no Daniel Restaurant. Outros restaurantes renomados por onde o chef passou são: Hostellerie de Plaisance, em Saint-Émilion, França; Enoteca Pinchiorri, em Florença, Itália; Cantaloup, Le Vin, La Tambouille e Roux Bistrô, em São Paulo; e Grupo Fasano (Fasano, Parigi, Fasano Al Mare e Gero Rio), em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em junho, Arthur segue para Las Vegas, EUA, onde irá fazer estágio no Hotel Cosmopolitan, parte do prêmio recebido no programa. Já os R$ 100 mil em barras de ouro que recebeu por ter sido o vencedor ainda não tem destino certo. “Ainda estou pensando no que fazer com o prêmio, mas é quase que inevitável usá-lo para abrir um restaurante, porque gosto muito disso, mas é suado”, conclui Arthur.