Viaje Sem Sair de Casa – Conheça um pouco sobre a Tailândia

Tailandia

Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. No Ponte aérea desta semana, trouxemos um pouco sobre a Tailândia. Que tal conhecer o que o destino tem de mais interessante? Tudo o que você precisa para conhecer um pouco da cultura direto da sua casa.

Casas erguidas em meio aos campos de arroz

Os vilarejos tradicionais tailandeses são formados por casas singelas e elegantes. A simplicidade vem da madeira crua, da qual é feita toda a casa, e do interior, desprovido de enfeites. A graciosidade está no telhado com linhas curvas, que se tocam pontiagudas no alto e também nas palafitas que mantém a casa a dois metros do chão.Esse tipo de casa é ligado à agricultura. Os vilarejos rurais ficam nos vales encharcados dos rios, lugares perfeitos para o cultivo do arroz. As palafitas se explicam pelo clima de monções, que provoca temporais em certos meses e faz os rios invadirem a terra. Graças à casa nas alturas, os agricultores não precisam se afastar do arrozal na época das monções.

A curvatura do telhado, por sua vez, faz a água da chuva escorrer para longe da casa.

Outras características da Tailândia também são determinadas pelo arroz. Nas casas, faca é artigo raro. É com a colher que os tailandeses comem seu arroz, acompanhado de legumes e de peixe ou carne. O garfo aparece discreto na mesa, apenas ajudando a acomodar a comida na colher.

Quando as pessoas se encontram, elas se saúdam dizendo “kin khao reu yang?”. A frase significa “você já comer arroz ou ainda não?”. É uma demonstração de genuína preocupação.

É uma cultura completamente diferente

10 horas a frente do fuso-horário de Brasília, a Tailândia está literalmente do outro lado do mundo! E não são só as horas que mudam. O idioma incompreensível, as cores e cheiros fortes, a devoção religiosa e os costumes locais podem causar certo choque cultural, principalmente para quem ainda nem se recuperou dos efeitos do jetlag.

Apesar de ser um dos países mais visitados do mundo, o inglês ainda não é unanimidade. Prepare-se para lidar com uma leve barreira linguística em algumas situações. A comida tailandesa costuma ser bastante apimentada para o nosso paladar; e o senso estético é no mínimo exótico, com milhares de táxis rosas, amarelos e verdes contrastando com monges vestidos de laranja, templos dourados, prédios cinzas e um mar azul cristalino.

O budismo é a religião predominante, e mais do que isso, é um estilo de vida. Os templos suntuosos fazem parte da paisagem e atraem fiéis e turistas. Vista-se adequadamente antes de visitá-los, cobrindo ombros e joelhos. Fotos do rei e da família real estão espalhadas pelo país e são dignas de grande respeito – não faça nenhum tipo de brincadeira ou crítica à realeza!

Apertos de mão, abraços e beijinhos dão lugar a um distante e afetuoso “wai”, cumprimento tradicional com as mãos unidas em forma de reza, na altura do peito, acompanhado de uma leve inclinação para frente.

Não toque na cabeça de ninguém e lembre-se de tirar os sapatos antes de entrar nos templos e casas: Na Tailândia a cabeça é sagrada e os pés são impuros.

Faz calor na Tailândia. Muito calor!
Quando for viajar para a Tailândia, deixe os casacos em casa e não esqueça o filtro solar. As temperaturas no país são elevadas, especialmente nos meses mais quentes do ano – de março a junho. Isso pode parecer atrativo quando se está nas ilhas e praias paradisíacas, mas nas cidades causa um certo incômodo.

Felizmente existem shoppings e lojinhas de conveniência com ar-condicionado por todo o canto. Use roupas leves ou deixe para comprar lá mesmo, já que a variedade é enorme e os preços são excelentes.

Visite o local certo na época certa

Calor não significa ausência de chuva. Se você planeja viajar para a Tailândia, precisa saber que o clima do país é regido pelo sistema de monções, e dependendo da época, pode chover bastante. O segredo é escolher o lugar certo para fugir do aguaceiro.

Em Bangkok e na região Norte (onde fica Chiang Mai) o período de monções vai de maio a novembro. Já no Sul, onde ficam as principais ilhas, a definição é um pouco diferente, já que existem duas costas no país (Leste e Oeste).

Costa Leste (Golfo da Tailândia, onde ficam Koh Phanghan, Koh Samui e Koh Tao): O período de chuvas é de setembro a dezembro.

Costa Oeste (Mar de Andaman, onde ficam Krabi, Phuket e Koh Phi Phi): O período de chuvas vai de abril a outubro.

Apesar de nem sempre se manter regular ao longo dos anos, convém respeitar as monções asiáticas. As chuvas costumam ser passageiras, porém intensas, a ponto de causar grandes alagamentos e transtornos.O que vestir na Tailândia e na visita aos templos 

A Tailândia é um país com clima muito quente e húmido, por isso escolha apenas roupas leves, mas que incluam peças que cubram os joelhos e os ombros. Escolha também calçados fáceis de tirar. Nos templos é proibida a entrada de pessoas usando qualquer tipo de calçado, com joelhos, ombros ou barriga a mostra. Os budistas acreditam que os pés são a parte mais suja do corpo, por isso é importante tirar o calçado. É por isso também que a Sak Yant é feita apenas da cintura para cima, pois está mais perto da cabeça, a parte mais iluminada do corpo.

Informações adicionais ao viajar para a Tailândia

Turistas brasileiros são isentos de vistos por até 90 dias para viajar para a Tailândia. Além de um passaporte válido por mais de 6 meses, também é exigido a vacina da febre amarela e o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa. Sem isso você não entra no país, então não esqueça!

A moeda do país é o Baht, facilmente conversível por outras moedas fortes como Dólar, Euro ou Libra. Mas não o Real. Definitivamente não traga reais, apenas moedas fortes e cartão de crédito habilitado para uso internacional.

Tome cuidados básicos com a sua saúde. Faça um seguro viagem, você pode precisar. Atenção aos temperos fortes, principalmente com a pimenta, que pode desajustar seu organismo. Água da torneira, nem pensar! Só confie em água de fonte segura, preferencialmente engarrafada e lacrada, em lojas de confiança. (Fonte: TeresaPerez)

Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425-6330

… Bom dia! “Não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue”. – Martha Medeiros

… Um abraço aos que aniversariam hoje: Andrea Pagnoncelli, Nanci Quero, Sandra Braga, Graziela Letteriello, José Otávio Meira Lins, Marlon Luft, Renato Clemente e Odila Maria Nacasato Cappi. Happy birthday!

Elegante que só, Andrea Pagnoncelli aniversaria hoje.

… O parque Beto Carrero World reabriu com dezenas de medidas de segurança e higiene para a segurança e diversão de todos os visitantes, com capacidade reduzida em 50%.

… A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta sexta-feira (12) que adotará novas medidas para melhorar a diversidade tanto do Oscar, quanto da própria organização. De acordo com o New York Times, a instituição criará uma força-tarefa para desenvolver quais serão os requisitos exigidos dos filmes candidatos até o final de julho.

… A Academia também anunciou que serão sempre 10 indicados à categoria Melhor Filme, abandonando a regra vigente desde 2010 que variava o número de candidatos ao maior prêmio da noite. Por enquanto, o Oscar está marcado para 28 de fevereiro de 2021.