Vinícolas brasileiras não conseguem superar venda de espumantes de 2019

O ano de 2020 já foi batizado como o ano do vinho brasileiro, mas os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que a grande expectativa do setor em relação a venda de espumantes no mês de novembro não se confirmou. Faltaram 803.630 litros, ou seja, 1.071.506 garrafas, para chegar ao número de 2019. Em volume, os 5.104.072 litros do ano passado caíram para 4.300.442 litros este ano. Entretanto, os vinhos finos mostram um incremento de 58,11% de janeiro a novembro, passando de 14.366.055 litros para 22.713.777 litros.

Rótulos nacionais

“Realmente 2020 é o ano do vinho brasileiro. A percepção da qualidade do produto pelo próprio brasileiro que, movido pela alta do dólar, passou a optar pelos rótulos nacionais, é motivo de comemoração, pois mostra um novo período para o setor”, celebra o presidente da Uvibra, Deunir Argenta. “Tínhamos uma expectativa maior em relação aos espumantes, mas ainda temos dezembro para contabilizar. Mesmo assim, acreditamos que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e o vinho passou a ser o grande companheiro, enquanto o espumante, líder das festas de final de ano, perdeu um pouco do seu brilho em razão do momento pandêmico vivido”, avalia Argenta. O cancelamento de eventos e a falta de garrafas também influenciou no desempenho final.

‘Safra das Safras’

Além do câmbio e da percepção da qualidade da produção nacional, o ano da ‘Safra das Safras’ também trouxe o aumento da competitividade do vinho nacional, a melhor distribuição e a facilidade no acesso com o uso de ferramentas como o e-commerce. “O consumidor está aberto a viver novas experiências, a fazer descobertas, a degustar o diferente, o novo. E o Brasil tem tudo isso”, explica o presidente. Hoje, 26 regiões produtoras de 10 estados brasileiros elaboram vinhos, espumantes e sucos de uva de diferentes estilos e categorias, para distintos apreciadores e momentos.

Telefones celulares

Os brasileiros compram mais telefones celulares do que os americanos e usam mais aplicativos do que eles também. 24% possuem aparelhos novos (com menos de três meses) e apenas 19% dos brasileiros possuem smartphones com mais de dois anos. Enquanto mais de 1/3 dos americanos têm dispositivos com mais de 2 anos.

Agora noivos: os médicos, o residente cirurgião plástico Farid Georges e Castro e a Otorrinolaringologista, Fellowship em Cirurgia Endoscópica de Nariz, Ana Clara Ferrão. Eles residindo no Rio de Janeiro, e se preparam para voltar este ano para Campo Grande.

Heavy users

São dados de uma pesquisa recente encomendada pela Digital Turbine, empresa que simplifica a descoberta de aplicativos e conteúdo com experiências diretas do usuário no dispositivo. A pesquisa mostra que os brasileiros são realmente heavy users no mundo dos smartphones e aplicativos. “Os EUA são um mercado mais maduro em penetração de internet móvel e smartphones, mas o Brasil, onde grande parte do acesso à internet se deu pela primeira vez por meio do celular, vem apresentando um crescimento explosivo na aquisição de novos aparelhos e, consequentemente, de uso de aplicativos “, afirma Greg Wester, CMO da Digital Turbine e responsável pela pesquisa.

Aplicativos

Os brasileiros têm dispositivos mais novos, mas não são novos na experiência dos smartphones e na economia dos aplicativos. Apenas 16% dos brasileiros compraram seu primeiro smartphone há menos de 3 anos, e 38% dos brasileiros afirmam que “instalam aplicativos com frequência. Nos EUA, apenas 10% afirma instalar aplicativos com frequência.

O conceituado cirurgião Cardio Vascular, dr. Sérgio Ocampos, comemorando idade nova hoje. Happy birthday!

Jarder Almeida

O designer Jader Almeida acaba de receber um prêmio internacional por duas de suas criações mais recentes, a cadeira Olive e o para-sol Bird. O Good Design Award, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum, premiou em edições anteriores as icônicas cadeiras Ella, Bell, Mia, Clad e Easy, as mesas de jantar Legg e Aris a poltrona Celine, além do cabideiro Loose.

O prêmio norte americano, fundado em 1950 por Eero Saarinen e Charles & Ray Eames, é o mais antigo e reconhecido programa mundial de excelência em design. A 70ª edição recebeu um número recorde de inscrições, com designers de mais de 48 países.

 

Para-sol

O para-sol Bird lançado em 2019, durante a Casa Cor Rio de Janeiro, impressionou os visitantes por sua forma inédita e pela versatilidade de uso, que proporciona uma suave sombra aos diferentes momentos do dia. O conceito parte do princípio básico das folhas, que filtram a luz do sol. Os elementos que filtram a luz são conectados na estrutura, mas se movem em diferentes ângulos, além de girar 360 graus no eixo perpendicular ao chão.

 

… Bom dia! “Nada adianta querer apressar as coisas. Tudo vem ao seu tempo. O destino vai se encarregar de colocar você no lugar certo, na hora certa.”

Trocam de idade hoje: Graça Muzzi, Mônica Campos Panzarini, Reginaldo Fleitas  Garcia Alfonso, Patrícia lemos de Souza, Rodrigo Gavilon, Ilton Silva, Paulo Panissa, Mônica Woff de Lima, Sérgio OCampos e Rita Ribeiro. Happy birthday!

… Um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros já se prepara para grandes investimentos em alguns estados , entre eles , MT e MS. Friesp Alimentos S.A. é um grupo familiar de mais de 50 anos com base em Minas Gerais. Está presente em diversos estados no segmento da carne , combustíveis , aviação agrícola e recuperação de créditos. Vencedor de vários prêmios nacionais , o grupo é presidido por Maurício Reis Lima , considerado pelo PIB nacional como um gestor de expressivos resultados .

O setor aéreo brasileiro espera uma alta muito breve . Todas companhias aéreas estão apostando no turismo interno recuperando assim perdas provocadas pela pandemia.

… O Prefeito Marquinhos Trad manteve a maioria de seu primeiro escalão. No decorrer do mandato deverá fazer ajustes políticos em sua equipe. Faz parte do jogo.

A aniversariante de hoje, Rita Ribeiro, fotografada ao lado da amiga Edvania. Happy birthday!

…  A Hyundai Motor Company nomeou Ken Ramirez como novo presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e da Hyundai Motor Américas Central e do Sul, fortalecendo ainda mais sua equipe de liderança regional.

… Ramirez se junta à Hyundai com 30 anos de experiência internacional no setor automotivo, reportando-se ao COO global da Hyundai Motor e chefe da região das Américas, José Muñoz. Sua nomeação entra em vigor imediatamente e ele, inicialmente, ficará baseado fora dos Estados Unidos.