Você sabe o que os brasileiros mais tem buscado na internet? Então, veja só:

O que as pessoas mais pesquisaram no Google em 2020? Esses estudos são aqueles que adoramos e nos deixam super curiosos e, por isso, a SEMrush , líder global em marketing digital, analisou mais de 20 bilhões de palavras-chaves e organizou uma lista para saciar essa curiosidade. O relatório traz dados do Brasil e globais (para buscas em inglês), no período de Janeiro a Agosto de 2020.

Palavras-chaves

Em um ano repleto de novidades e situações, podemos observar que algumas novas palavras-chaves chegaram com força total. Dentre os 100 assuntos mais pesquisadas no Google em 2020, o estudo aponta que o brasileiro segue ligado nas principais plataformas digitais e serviços de e-commerce. Também houve um grande volume para “coronavírus” – termo que foi pesquisado mais de 60 milhões de vezes por mês em 2020 (6,1 milhões de vezes no Brasil). Além, é claro, de um grande volume de buscas sobre futebol. Veja no link as 100 principais pesquisas em 2020 no Brasil.

Top 10

Considerando o top 10, o Brasil teve um comportamento muito parecido com os usuários que buscam em inglês no Google. Entre as 10 pesquisas com maior volume, oito termos são iguais à versão de busca em português, como: Facebook, Youtube, clima ou previsão do tempo (weather), Hotmail, Google, tradutor (translate), Google tradutor (google translate). A diferença fica por conta do “Whatsapp web” e “Mercado Livre” – presentes no Brasil, enquanto nos dados globais aparecem “Amazon” e “Instagram”.

Marketplaces 1

Dentre os marketplaces que se destacaram no volume de buscas está o Mercado Livre, com média mensal de 37.2 milhões, a OLX com 11.1 milhões e as Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza com 9.14 milhões cada. Já dentre os veículos de comunicação, aparecem na lista, O Globo e UOL, com 30.4 milhões cada, G1 com 16.6 milhões e Globo Esporte com 11.1 milhões. Falando de plataformas de vídeo e streaming, o Youtube apurou um volume de 68 milhões, Netflix com 13.6 milhões e Globo Play com 4.09 milhões.

Marketplaces 2

Outros termos de destaque no top 50 são Correios com 9.14 milhões, volume possivelmente conquistado pelo aumento de compras online, Mega Sena com 9.14 milhões, Brasileirão com 7.48 milhões e speed test com 2.74 milhões, possivelmente por conta das pessoas estarem trabalhando de casa e precisarem checar a velocidade da internet.

As perguntas mais frequentes

Se considerarmos as perguntas mais frequentes feitas no Google por brasileiros em 2020, podemos com certeza dizer que os tópicos de receitas são o destaque: “como fazer panqueca” foi a 6ª pergunta mais feita, com volume 165 mil, enquanto “brigadeiro e pipoca doce” apuraram 110 mil buscas. Bolinho de chuva, molho branco e pudim vêm logo em seguida com média de 91 mil buscas cada. Mais algumas perguntas interessantes: • Como saber meu número? – 310 mil • O que significa TBT? – 246 mil • Quem saiu do BBB? – 135 mil • O que é fascismo? – 74 mil • O que é pandemia? – 74 mil. Veja aqui lista das top 100 perguntas mais comuns em 2020.

Tendência em 2020

A próxima etapa foi explorar como os acontecimentos de 2020 mudaram as principais áreas de interesse do público em geral. Em nível global, destaca-se o “Dalgona coffee”, uma bebida preparada com café instantâneo, açúcar, água e leite, que parece ser preparada por uma cafeteria profissional. A receita se tornou rapidamente um hit do Instagram, e é a palavra-chave de maior tendência no mundo todo.

Os 10 termos

No Brasil, os 10 termos com maior crescimento de buscas no Google em 2020 estão diretamente ligados ao Covid-19 e à pandemia, incluindo auxílio emergencial e o boom das Lives dos artistas. Veja os termos de maior destaque: • Covid 19 • Live de hoje • Auxílio emergencial • Live Jorge e Mateus • A realidade de Madhu • Caixa auxílio • Fique em casa • Live do Gusttavo Lima • FGTS emergencial • Benefício emergencial

Mundo e Brasil

Ao se aprofundar nas tendências de pesquisa de 2020, vários novos termos populares sem registros de pesquisas online anteriores foram descobertos. A lista principal foi classificada pelo volume de pesquisa das palavras-chave que surgiram em 2020. Essas palavras-chave marcam novas ocasiões importantes, muitas das quais viralizaram. Analisando as buscas globais em inglês, “Tangled” (“Enrolados” em Português), da Disney, lançado em 2010, de repente voltou a ser popular pois o nome do reino em que se passa a história se chama “Corona”.

História tendência:

Outra história tendência: Jamal Murray, jogador de basquete profissional, que marcou 50 pontos em um jogo dos playoffs da NBA e se tornou um dos poucos a marcar 50 pontos duas vezes em uma temporada de playoffs ao lado de grandes estrelas do basquete, como Michael Jordan e Allen Iverson. Já em fevereiro, a tragédia de Gabriel Fernandez virou tema de conversa após a série documental da Netflix contar sua história.

Memes

As pesquisas de memes da quarentena para animar os amigos, familiares e colegas, aumentaram durante os tempos de incerteza, assim como a consulta por “achatar a curva”, que também teve muita atenção neste ano.

No Brasil, as pesquisas ligadas ao ano de 2020 obviamente também ganharam espaço, mas o destaque fica por conta os resultados dos desfiles de escola de samba e para o BBB e seus participantes. Outra curiosidade, foi o termo “gafanhotos” no Brasil – relacionada à nuvem desses insetos que apareceu no Sul do país.

Melhor Agora

Amanhã (19), ás 22h50 (horário de Brasília), na Band Mariana Godoy recebe no Melhor Agora a cantora Baby do Brasil, o maestro João Carlos Martins e a ex-diarista Verônica Oliveira, do canal Faxina Boa. Entre outros assuntos, eles vão falar sobre as boas ações que estão acontecendo durante a pandemia do coronavírus.

… Bom dia! O segredo de progredir é começar!
Trocam de idade hoje: Marta de Barros dos Santos, Sullivan Vareiro, Jakelin de Rodrigues, Ana Quevedo Pizzaiolla, Marclilene Arruda Batista,  Telma Medeiros Loureiro, Geovany Rafael Bisol e Mirna Conti. Happy birthday!

… O último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostrou que 67% de seus entrevistados não sabem dizer sua taxa de colesterol. Este é um número alarmante, pois o colesterol alto afeta a vida de quatro a cada 10 brasileiros adultos, ou seja, 40% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, a falta de controle e de tratamento para o colesterol podem aumentar as chances do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Para alertar as pessoas sobre o papel fundamental da alimentação no controle do colesterol, o Dr. Drauzio Varella e a nutricionista Beatriz Rodrigues Nascimento, especializada em Nutrição Esportiva, Funcional e Fitoterápica, farão a live “Qual o papel da alimentação no combate do colesterol?”. O evento acontece dia 20/10, às 11h ( Horário de Brasília), nas páginas oficiais do Facebook da Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, com transmissão também no canal do Youtube @drauziovarella.  

Mirna Conti festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!