Menu Principal

Coluna Social by Jefferson de Almeida – 05/11

 

Por um mundo de empatia

…Em certos momentos a tristeza é inevitável, assim como, o sentimento de impotência diante da vida, de tal maneira que a chama que nos mantêm firmes enfraquece. Precisamos, então, de pessoas capazes de se colocar no nosso lugar e de algum modo sentir a nossa dor. Ou seja, precisamos da empatia dos que nos cercam para que percebamos que não estamos sozinhos e que por mais dolorosa que seja a caminhada, chegaremos ao final.

…Em uma sociedade tão individualista e egoísta como a nossa, torna-se extremamente difícil encontrar pessoas empáticas. Cada um pensa na sua satisfação pessoal e na resolução dos problemas que unicamente o incomodam, de forma que não há um olhar contemplativo em relação ao todo, para que possamos enxergar que a vida não se circunscreve apenas a nossa existência e que as outras pessoas também têm problemas e dores, já que são seres humanos como nós também somos.

…Dessa forma, para que se possa ter empatia, antes é necessário fugir do senso comum, que prega apenas valores individualistas voltados para o próprio umbigo. Em outras palavras, jamais conseguiremos possuir empatia se o nosso mundo se circunscrever somente a nós, de modo que o outro seja algo totalmente inóspito e sem as mesmas constituições emocionais que as nossas.

…Para ter empatia é indubitável que o indivíduo permita ser tocado por um dor que não é sua e esteja aberto àquele novo mundo a sua frente. Precisamos de pessoas que sejam capazes de também mostrar a suas feridas, revelar os seus medos e confessar as suas fraquezas, para que percebamos que não somos os únicos que choramos e às vezes temos vontade de desistir. Não se trata de provocar “felicidade” em função de uma tristeza alheia, mas de demonstrar a humanidade que há em nós, que faz coisas belas e grandiosas e também tem fraquezas, dores e angústias.

…Ter empatia é entender que as pessoas são diferentes, sofrem por coisas diferentes, reagem às situações internas e externas de modo diferente, mas que, acima de tudo, são seres humanos que em meio a divergências fazem a mesma coisa, sentem. E, assim, precisam ser ouvidas, compreendidas e acarinhadas, pois o que há de mais nobre na empatia é essa capacidade de sentir uma dor que talvez jamais nos incomodasse. Mas, que nos incomoda pelo outro, em razão do outro e por isso é ao mesmo tempo tão pesada e bela e faz com que sintamos o âmago de outro ser ecoando dentro de nós. (Erick Morais)

Tenham uma ótima semana!

A gerente de marketing da Plaenge, a publicitária, Danielle Cinti do Valle, que festeja no próximo dia 10 o seu aniversário

 

Flagradas em momento especial, as amigas, Jussara Rebetchuk Gewhr e Tereza Name. By Marcos Vollkopf

 

Fotografia

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Educativo oferece o “Curso de Fotografia: “Linguagem e Iluminação para Estúdio”, direcionado para pessoas a partir de 12 anos e será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe. As aulas acontecem gratuitamente de nos dias 07,08 e 09 de novembro, das 18h30 às 21h30. Este módulo do Curso de Fotografia do Centro Cultural é dirigido a fotógrafos amadores e profissionais que querem se aprofundar na linguagem da fotografia, apresentando os principais questionamentos sobre o fazer fotográfico, a questão da representação numa perspectiva histórica, as categorias estéticas e o uso das cores.

Premiação

Selena Gomez acaba de ser eleita a Mulher do Ano pela Billboard. A cantora será homenageada no jantar Women in Music no dia 30 de novembro em Los Angeles, na Califórnia. A estrela de 25 anos já foi indicada quatro vezes no Billboard Music Awards e já teve dois álbuns em primeiro lugar no top 200 da Billboard. A lista de cantoras que já levaram o título de Mulher do Ano incluem Reba McEntire (2007), Ciara (2008), Beyoncé (2009), Fergie (2010),Taylor Swift (2011), Katy Perry (2012), Pink (2013), Taylor Swift novamente (2014), Lady Gaga (2015) e Madonna (2016).

Educação

A Samsung, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, finalizou no último final de semana de outubro o curso de capacitação de Internet das Coisas para professores de escolas públicas dos ensinos fundamental, médio e técnico, além de educadores que atuam em ONGs com estudantes do ensino básico. A quarta edição do curso aconteceu no Samsung Ocean USP, localizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.Como parte do programa de cidadania corporativa da companhia, o Tech Institute, que tem como objetivo criar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e à formação de novos profissionais, lançou em março deste ano a plataforma “Code IoT”, curso online aberto ao público que visa inserir os alunos no mundo conectado da Internet das Coisas.

São Paulo

O bairro do Morumbi, que tem ganhado nos últimos meses novos estabelecimentos gastronômicos, acaba de acolher o primeiro bar Rooftop para atrair o público que curte uma boa comida de boteco e descontração em um ambiente muito diferenciado. Tomar um bom drink com os amigos enquanto observa uma linda paisagem urbana, é a aposta do novo Bendito Rooftoop, que fica no terraço do Morumbi Town shopping. O espaço funciona todos os dias, com uma vista espetacular, e aconchego ideal para as rodadas de chop gelado, degustação de bons vinhos, e drinks.

Saúde

Maca peruana é um nome estranho. Mas por trás deste nome diferente, está a “força” que somente este tubérculo encontrado na Cordilheira dos Andes e que se assemelha a um rabanete pode ter. A sua raiz possui diversos nutrientes que contribuem para a saúde, como aminoácidos, carboidratos, ferro, fibras, cálcio, magnésio, ômegas 3 e 6, zinco, potássio, fósforo, selênio e vitaminas B1, B2, B3, B6, B12, C e E. A maca peruana promove o aumento de energia e vigor, fortalece a imunidade e o coração, aumenta a libido em homens e mulheres, e auxilia no emagrecimento. Para quem leva uma vida mais esportiva ou que são atletas, ela melhora o metabolismo energético, contribuindo assim para o ganho de massa muscular. Além do aprimoramento físico, há evidências de que o tubérculo também é antiestresse. A maca peruana pode ser encontrada na Farmalabe. Mais informações: 98469-1907 e 3325-1001.

Caridade

A apresentadora Sabrina Sato entregou doação ao Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, no último dia 27, através de um cheque. A entidade é beneficiária dos recursos obtidos pelo movimento social Move For Cancer. O valor refere-se a parte da arrecadação conseguida na campanha pela venda de um colar idealizado pela Morana Acessórios em prol da Instituição em questão e do Instituto Sabrina Sato.

Palestra

No próximo dia 06 de novembro, acontece no Golden Class, às 19h, duas palestras com Ana Tex, consultora de marketing digital, e Alexandre Cruz, fundador da empresa JustWorks, com os temas Novas Mídias para negócios, aplicativos e e-commerce. Informações no telefone: 99284-1904.

 

Hotel

Gabriel Escarrer Jaume, vice-presidente executivo e CEO da Meliá Hotels International, o COO André P. Gerondeau e a vice-presidente de desenvolvimento global Maria Zarraluqui, completaram o tour anual na Ásia acompanhado pelo vice-presidente regional Bernardo Cabot onde visitaram diversos destinos na China, Vietnã, Malásia, Tailândia entre outros locais. Durante a viagem, Escarrer assinou acordos com diversos novos parceiros locais, levando o número total de hotéis na região a 45.

Culinária

O Instituto Elizabeth Pinheiro promove neste mês diversos cursos de culinária, estreando assim a sua nova Cozinha Experimental que por sinal está um luxo. O primeiro curso acontecerá no dia 07 de novembro às 19h e será abordado culinária funcional do básico ao avançado para noivas e recém casadas. Já no dia 09, também no mesmo horário, será a vez do curso de risotos funcionais, saudáveis e nutritivos, com o chef Almir Oliveira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3042-4725 e 99256-2844.

Festejou

Quem aniversariou na última quarta-feira foi o personal trainer, Daniel Silva de Souza, que recebeu os cumprimentos da legião de amigos que possui. Happy Birthday.

Arquitetura

No último dia 31, aconteceu a eleição para presidência do Conselho de Arquitetura do Mato Grosso do Sul que tem como titular Luis Eduardo Costa, e como suplentes, Aline Sanabria, e também Rubens de Camillo, Paulo Ribeiro, Paula Magalhães, Debora Rondon, Fernando Guerra, dentre outros.

Tecnologia

As vendas do novo aparelho da Apple, o iPhone X, começaram na última sexta-feira (03). O iPhone X, edição comemorativa de 10 anos do smartphone da Apple, chegará ao Brasil custando até R$ 7,8 mil. O preço vale para o modelo com 256 GB de armazenamento interno. Há também uma versão de 64 GB, que sai por R$ 7 mil. Muitos consumidores esperavam do lado de fora das lojas para poder comprar o novo aparelho, houve filas em diversos países como Japão, EUA e Cingapura.

Turismo

O Conselho de Promoção Turística do México anunciou que todos os seus destinos turísticos estão abertos e operando normalmente em todo o país, e convida os turistas a fazer a reserva de suas viagens para desfrutar o melhor do México. Os terremotos do mês passado, que afetaram partes de Chiapas, Oaxaca, Puebla, Cidade do México e Morelos, não atingiram áreas turísticas. Todos os principais destinos turísticos, como Los Cabos, Cancun-Riviera Maya, Merida e Yucatan, Puerto Vallarta, Guadalajara e muitos outros continuam intactos.

 

Querida que só, Fernanda Name vestindo a camiseta do projeto assistencial Passos Para o Futuro. Ela foi clicada pelas lentes de Marcos Vollkopf.

Cinema

As vendas de ingressos para a pré-estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi começaram na última quarta-feira (01). O filme, que é o oitavo da saga e um dos mais aguardados do ano, chega nos cinemas no dia 14 de dezembro.

Literatura

As boas histórias são aquelas que carregam aromas e sabores de panelas, de lugares, de ingredientes e de momentos. São histórias assim que perpassam os cinco capítulos e as 512 receitas de Básico, quinto livro da chef Ana Luiza Trajano e primeiro do Instituto Brasil a Gosto. Um volume que faz um convite à manutenção da autêntica culinária brasileira dentro das casas. Um volume que faz uma intimação à memória afetiva para que as chamas dos fogões sejam acesas no resgate de pratos já esquecidos – e que eles voltem a sair das panelas para o cotidiano.

 

Eliz Mingroni sempre presente nos eventos sociais

 

Janaina Bernardo posando para a foto

 

A aniversariante da próxima terça-feira (07), Janete Vollkopf

Plaenge