Especiaria dos Reis e Rainhas: conheça a saborosa história do pistache

Consumida desde 6 mil a.C, a oleaginosa envolta em lendas e misticismo se tornou sinônimo de boa alimentação

Também conhecido como ‘ouro verde’, o pistache é uma das sementes mais caras do mundo. Sua origem remonta à região da antiga Mesopotâmia, atual Síria. No Brasil, país que não tem produção do fruto, o ingrediente vem conquistando muitos fãs graças à presença constante nas cozinhas profissionais e amadoras. Com isso, a importação do produto bateu recorde: em 2023, as compras dobraram em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 608 toneladas.

Mas, por que o pistache, apesar do alto preço e escassez no mercado nacional, caiu no gosto dos brasileiros? De acordo com Lucas Fabozzi, culinarista e Gerente de Comunicação Digital de Receitas Nestlé, há diferentes razões, como a versatilidade do produto, que brilha tanto em pratos doces quanto salgados.

“A versatilidade do pistache fez ele sair do mundo dos sorvetes e gelatos para uma infinidade de opções de consumo nos últimos meses. Ele se tornou febre por seu sabor único, textura e parece que estamos apenas no começo. Há uma demanda crescente pelas receitas com o ingrediente em nossa plataforma Receitas Nestlé, principalmente motivada pelo alto engajamento com o ingrediente nas redes sociais”,  comenta Fabozzi.

Cheesecake de Pistache com Calda de Frutas Vermelhas

Outro fator que torna a semente a queridinha da vez na culinária está relacionado à boa alimentação: o pistache é uma excelente fonte de Vitamina C, que atua como antioxidante, e Vitamina E, que ajuda na manutenção da saúde das células. Além das vitaminas, por ser rica em proteínas e fibras, a digestão da oleaginosa é mais lenta quando comparada com outros alimentos, fazendo com que aumente a sensação de saciedade. Por estes benefícios e por ser um alimento de baixa caloria, é comumente recomendado por nutricionistas para pacientes que buscam o emagrecimento saudável.

Sucesso mundial envolto em lendas 

Na história da humanidade, o sucesso do pistache é antigo: a Rainha de Sabá, mãe do Rei Salomão e que deu origem à dinastia etíope, era apaixonada pela semente. Por acreditar em seus poderes místicos, a rainha ordenou que toda a produção de pistache da região fosse de uso exclusivo dela e de seus convidados. Voltando aos primórdios da humanidade, segundo a Bíblia, ao ser expulso do jardins do Éden, Adão teria trazido um punhado da iguaria para a Terra.

Existem lendas que dizem que os perfumes dos faraós do Egito eram feitos a partir do óleo da semente verde. Na Grécia, Plutarco dizia que o pistache relaxava e embelezava os sonhos, e Nabucodonosor, Rei da Babilônia, semeou árvores de pistache nos Jardins Suspensos.

Cheesecake de Pistache com Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes

  • MASSA
    • 200g de amêndoas trituradas finamente
    • 150g de manteiga sem sal derretida
  • GANACHE E RECHEIO
    • 150g de pistache tostados e secos
    • 100g de Chocolate Branco  Chocolateria derretido
    • 2 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
    • 1 caixinha de  Creme de Leite
    • 1 copo de Requeijão
  • GELEIA E MONTAGEM
  • 150g de frutas vermelhas frescas ou congeladas
  • 100g de açúcar refinado
  • Modo de Preparo

MASSA

  • 1.  Em um recipiente, misture as amêndoas e a manteiga até obter uma massa compacta e firme. Forre o fundo de uma forma de aro removível (22 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por aproximadamente 20 minutos ou até a massa ficar sequinha. Retire e reserve até que esfrie.

GANACHE E RECHEIO

  • 2.  Em um mixer de mão ou triturador, bata o pistache até obter uma pasta homogênea. Misture-o ao Chocolate Branco derretido, incorporando bem até obter uma ganache cremosa. Reserve.
  • 3.  Em um recipiente, misture todos os ingredientes e a ganache de pistache reservada, até que fique bem homogêneo. Coloque esse creme sobre a massa já assada e leve para a geladeira até que fique bem firme.

GELEIA E MONTAGEM

  • 4.  Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio, por aproximadamente 15 minutos ou até obter uma geleia uniforme, mexendo de vez em quando. Deixe-a esfriar por completo, despeje-a sobre o recheio firme e sirva gelado.
Receita de Pudim de Pistache

Ingredientes

PUDIM

3 ovos

2 gemas

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)

2 medidas da lata de Leite Líquido

50 g de pasta de pistache

COBERTURA

150g Cobertura de Chocolate Branco picado

1 colher (sopa) de pasta de pistache

5 colheres (sopa) de pistache torrado picado

Modo de Preparo

PUDIM

  1. Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje nas forminhas reservadas.
  2. Coloque na forma redonda de furo central (18cm) dentro de uma assadeira com água e cubra com papel-alumínio.
  3. Leve ao forno baixo (160°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora 30 minutos.
  4. Depois de frio, leve à geladeira por cerca de 6 horas.

COBERTURA

  1. Derreta o Chocolate  em micro-ondas por 3 minutos em potência média, mexendo de 1 em 1 minuto. Junte o Creme de Leite , misture bem.
  2. Acrescente a pasta de pistache e misture bem, junte o pistache torrado e picado, misture novamente e reserve.
  3. Desenforme o pudim gelado e cubra com a cobertura e polvilhe o pistache.