Celebrado em 10 de maio, o Dia Nacional do Lúpus busca ampliar a conscientização sobre a doença autoimune que afeta milhares de brasileiros. Muitas vezes silencioso e de difícil diagnóstico, o lúpus pode comprometer diferentes órgãos do corpo e impactar diretamente a qualidade de vida dos pacientes. A data reforça a importância da informação, do reconhecimento dos sintomas e do acompanhamento médico adequado.
O lúpus eritematoso sistêmico, conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune crônica na qual o sistema imunológico passa a atacar tecidos saudáveis do próprio organismo. A enfermidade pode atingir pele, articulações, rins, pulmões, coração e até o sistema nervoso.

Os sintomas costumam variar bastante, o que frequentemente dificulta o diagnóstico precoce. Entre os sinais mais comuns estão fadiga intensa, dores e inchaços nas articulações, febre persistente, manchas avermelhadas na pele — especialmente na região do rosto, formando um desenho semelhante a asas de borboleta —, queda de cabelo e sensibilidade excessiva ao sol.
Alguns pacientes também podem apresentar feridas na boca, anemia, dores musculares, alterações renais e dificuldades respiratórias. Como muitos sintomas podem ser confundidos com outras doenças, especialistas alertam para a importância da avaliação médica diante de sinais persistentes.

O lúpus atinge principalmente mulheres entre 15 e 45 anos, embora também possa ocorrer em homens, crianças e idosos. Fatores genéticos, hormonais e ambientais estão entre os principais elementos associados ao desenvolvimento da doença.
Apesar de ainda não ter cura, os avanços da medicina permitem controlar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. O tratamento pode incluir medicamentos imunossupressores, anti-inflamatórios, acompanhamento multidisciplinar e mudanças no estilo de vida.

Além de conscientizar sobre os sintomas e tratamentos, o Dia Nacional do Lúpus também reforça a necessidade de empatia e acolhimento às pessoas que convivem diariamente com uma doença muitas vezes invisível, mas que pode trazer impactos físicos e emocionais significativos.
… Bom dia! “Qualquer coisa que custe a sua paz é muito cara”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Maria Eduarda Maia dos Santos Maia, Gleide Flores, Maria Eduarda Maia, Kamila Saravi Ely, Carlos Alexandre Santiago, Salime Nery Fameli, Lis Geovana, Amielly da Silva, Kelly Ferreira Benedito, Elisabete Rosa Correa, Danny Fabricio Cabral Gomes, Lindaura Oliveira e Antonio José Ueno. Happy birthday!
… O SEPHORiA, o maior e mais aguardado evento global de beleza da Sephora, chegou a São Paulo pela primeira vez na quarta-feira, 07, no Pacubra, no Parque Ibirapuera. A celebração icônica reuniu beleza, moda, música e experiências imersivas em uma noite inesquecível.
… A pré-abertura exclusiva reuniu celebridades, influenciadores e personalidades que viveram de perto a experiência única que só o SEPHORiA pode oferecer.
… Entre os convidados desta noite esteve a apresentadora e atriz Giovanna Ewbank, que mergulhou no universo árabe de KAYALI, marca de fragrâncias de luxo que chegou à Sephora Brasil no ano passado, em uma experiência sensorial inspirada nas origens e no universo olfativo da marca. Também estiveram presentes Tati Machado, Jade Picon, Bianca Andrade, Theodoro, Fran Ehlke e muito mais. Crédito das Imagens: Estúdio Ondina




