4 de março: Dia Mundial da Obesidade

Dados apontam que até 70% das causas da obesidade podem estar associadas a fatores hereditários relacionados à genética, histórico familiar e etnia.

Doença crônica

Apesar da obesidade ser considerada uma doença crônica pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda existe muita desinformação e falta de consenso sobre o tratamento da condição — o que acaba prejudicando o manejo adequado da doença que afeta 1 em cada 4 pessoas no Brasil.

Fatores hereditários

Dados apontam que 70% das causas da obesidade podem estar associadas a fatores hereditários relacionados à genética, histórico familiar e etnia, não apenas à falta de hábitos saudáveis. “É importante ressaltar que a obesidade não pode ser resumida ao que a pessoa vê no espelho — existem diversas questões por trás desse diagnóstico. Como profissionais da saúde, precisamos estar preparados para aprofundar essa conversa com o paciente, que muitas vezes já se sente culpado e envergonhado diante da forma que a obesidade é tratada socialmente”, comenta o endocrinologista Henrique Suplicy.

Individualização do paciente é fator determinante para o sucesso do tratamento da obesidade

Tratamento

O tratamento adequado para a obesidade combina reeducação alimentar; atividade física; acompanhamento multidisciplinar que ampare tanto o lado físico, quanto emocional; e, dependendo do caso, medicação7. ”O paciente precisa estar disposto, mas não é só uma questão de força de vontade ou falta de esforço. Fora isso, é muito importante que a pessoa com obesidade seja tratada de maneira individualizada, respeitando o ritmo de cada um”, complementa Suplicy.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é clínico e baseado no Índice de Massa Corporal, o IMC, que é dado pela relação entre o peso e a altura, considerando menor que 18,5 abaixo do peso; entre 18,5 e 24,9 peso normal; entre 25 e 29,9 sobrepeso; e igual ou acima de 30 obesidade.

País obeso

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 22% da população adulta no Brasil está obesa. O índice é maior que a média global, que está em 13%.  Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prevê que esse índice salte para 26% em 2030, ou seja, um em cada quatro brasileiros estejam obesos.

No Brasil

No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% na última pesquisa. Esses números aqueceram a balança, mas não diminuem o preconceito. O levantamento realizado pela Skol Diálogos observou que 92% dos brasileiros dizem ter preconceito contra a pessoa gorda, mas destes, apenas 10% assumiram que são realmente gordofóbicos.

Gordofobia

No mercado de trabalho, o peso também pesa no momento da contratação. 92% dos brasileiros afirmam sofrer gordofobia no convívio social. Os dados do Grupo Catho revelam que 65% dos executivos preferem não contratar pessoas obesas. E os números não param por aí. Em um mercado de trabalho que paga mais para empregados magros cada ponto do IMC (Índice de Massa Corporal) equivale à perda de R$92 por mês.

Legislação

Para combater a gordofobia, o Brasil tem se empenhado na aprovação de legislações de proteção legal de pessoas acima do peso. Segundo a Constituição Federal, a discriminação pode ser interpretada como assédio moral e, em casos de humilhação, as ofensas podem ser interpretadas como injúria e crime contra a honra, previsto no Código Penal.

Cirurgias bariátricas

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica aponta que mais de 5 milhões de brasileiros são elegíveis para o procedimento. Os últimos dados sobre o número de cirurgias bariátricas realizadas por planos de saúde mostram que a quantidade de procedimentos subiu 68%, entre 2011 e 2020; já os realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caíram na mesma proporção.

Livro “Temporada 1” critica o peso do peso e quanto o peso pesa na sua vida

Livro

Fora da lei, o tema muda de página e vira livro. É nesse neste cenário que o livro “Temporada 1”, da autora Vanessa Sap, ganhou espaço nas prateleiras com a questão universal: O peso do seu peso pesa?, uma obra que vai virar, em breve, série da Netflix.

Ficção

A ficção acontece no Centro de Emagrecimento Ingatori, durante a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. Durante a goleada alemã de 7X1, o médico é assassinado e aí começa o mistério, pois todos que estavam presentes têm motivos e “pesos” para cometer o assassinato.

… Bom dia! “Alegria e alto astral juntos, essa é a fórmula perfeita para uma vida mais leve. Experimente”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Sergio Candia Scaffa, Aline Ayoub, Porcia Amador Costa, Bruno Gonçalves Cardozo, Luiz Almeida Dos Santos, Lu Gonçalves, Zaíra Portela, Filomena Goldas, Márcia Lúcia Aleixo e Ana Claudia Moura. Happy birthday!

…  No mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e precursora do Krav Maga na América Latina, realizará seminários gratuitos sobre a defesa pessoal israelense, exclusivamente voltados para mulheres praticantes ou não dessa modalidade.

Os seminários exclusivos para mulheres que serão ministrados pela Federação Sul Americana de Krav Maga serão realizados nas academias credenciadas. Em Campo Grande, serão nos dias 12 e 19 de março, das 14:30 às 18:00, no Centro de Krav Maga do Mato Grosso do Sul (Rua Rui Barbosa, 4430, Centro, Campo Grande-MS). A inscrição é obrigatória pelo Whatsapp: (67) 9.8467-7282 e gratuita. As vagas são limitadas.

… A partir de 12 de março, os interessados em importar jet-skis, balões e dirigíveis contarão com a isenção do imposto de importação. A portaria do Ministério da Economia publicada na quarta feira (02) atende a uma demanda do Ministério do Turismo e tem como objetivo impulsionar o turismo náutico no país.
… A decisão da Câmara de Comércio Exterior reduz de 18% para zero a tributação incidente nos casos de importação das mercadorias e começará a valer em 10 dias a contar da data de sua publicação. Leia a portaria na íntegra AQUI.