Dourados e Iguatemi receberão financiamento na área de mobilidade urbana

Foto: A. Frota
Foto: A. Frota

Recursos Federais 1

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aprovou o financiamento de 14 projetos na área de mobilidade urbana para 11 cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina, por meio do Programa Avançar Cidades. Os municípios foram selecionados no Grupo 1 da iniciativa e terão acesso a R$ 105,7 milhões para investimento.

Recursos Federais 2

Os recursos serão utilizados na contratação de obras de qualificação viária e para a elaboração de estudos e projetos em Capinzal (SC), Dourados (MS), Iguatemi (MS), João Monlevade (MG), Nonoai (RS), Rio do Sul (SC), Santa Lúcia (PR), São Mateus do Sul (PR), Três Barras (SC), Turvo (SC) e Vilhena (RO). Esta é a terceira lista de propostas aprovada pelo MDR no âmbito do Grupo 1 neste ano. O Avançar Cidades – Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, conforme o porte do município. O Grupo 1 é composto por cidades com até 250 mil habitantes, enquanto o Grupo 2 inclui os centros urbanos com população superior a 250 mil habitantes.

Competitividade

Relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEC – World Economic Forum) aponta que, em um ranking global de competitividade que abrange 141 países, o Brasil ocupa a 71ª posição. O país mais bem posicionado neste ranking foi Singapura, superando os Estados Unidos, que ocupam a segunda posição. Hong Kong está na 3ª posição, seguido por Holanda, Suíça, Japão, Alemanha, Suécia, Reino Unido. O levantamento foi divulgado ontem (9), em Brasília, durante o 1º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). (Fonte: Agência Brasil)

Saúde mental

Hoje, 10 de outubro, é o Dia da Saúde Mental. E, no Brasil, os distúrbios mentais são responsáveis por altas taxas de incapacidade com incidência de 9,3% nos quadros de depressão e 7,5% por ansiedade. A data é altamente propícia para promover a conscientização das enfermidades não visíveis, não palpáveis e subjetivas que se relacionam entre si e a enxaqueca é uma delas. Subdiagnosticada e subestimada, a doença invisível, tem um impacto devastador e está intimamente relacionada e associada a uma ampla variedade de comorbidades. Dos diversos tipos de enxaqueca, a crônica é a que mais apresenta frequência de associação com outras doenças psiquiátricas.

A talentosa empresária Celina Pazin, que comanda a operadora CVC no Mato Grosso do Sul, clicada ao lado do maridão Ruy Pazin. Ele aniversaria nesta quinta-feira (10).

Biometria 1

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 27% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico no Brasil. Parte deles terá o título cancelado caso não faça a coleta de impressões digitais e a atualização de dados até maio de 2020, já que a biometria será obrigatória em várias cidades do país. O 1º turno das próximas eleições será realizado daqui a um ano, em 4 de outubro de 2020.

Biometria 2

Levantamento feito pelo G1 junto aos 26 TREs (tribunais regionais eleitorais) mostra que a votação por biometria será obrigatória em 4.578 municípios – mais de 80% do total. Atualmente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 107 milhões de eleitores fizeram o cadastro biométrico. No Brasil, há 146 milhões de eleitores. A meta do TSE é que a votação com biometria seja obrigatória em todo o Brasil nas eleições de 2022.

Lancôme

A Lancôme, marca líder mundial de beleza de luxo, acaba de anunciar a atriz e cantora americana Amanda Seyfried como sua nova embaixadora. A atriz trará seu espírito cativante e carisma natural para a casa de beleza francesa. Amanda se estabeleceu como uma das atrizes mais cativantes de Hollywood, sendo mais conhecida por seu papel como ‘Sophie’ na franquia de filmes musicais nomeada para o Globo de Ouro “Mamma Mia!”. Ela estrelou recentemente ao lado de Milo Ventimiglia na adaptação de Simon Curtis de “The Art of Racing in The Rain”.  No ano que vem, ela estrelará ao lado de Kevin Bacon em “You Should Have Left” de David Koepp e começará em breve a produção de “A Mouthful of Air”, de Amy Koppelman, produzido por Trudie Styler. Amanda também é a voz do filme de animação da Warner Bros. “Scoob”, como Daphne Blake e participou de filmes como “Les Miserables”, “Ted 2” e “First Reformed”.

Up to date

…Bom dia! “Você não precisa provar nada a ninguém. Só a você mesmo.” – Picabo Street

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Carlos Eduardo Nasser, Vera Maria Machado Pereira, Jurema Peron Coelho, Waldemir Moka, Raphael Umar, Ruy Sergio Pazin, Elizabeth Hindo, Denize Almeida e Fabiana Hilgert

… A banda Sepultura anunciou o lançamento de seu novo álbum, Quadra, para o início de 2020.

…A CCXP 2019 terá a presença de Laerte no Artists Alley. O evento acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

… Em celebração aos 25 anos de “Friends”, a série será exibida nos cinemas na próxima semana. Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro, o Cinemark vai transformar a série em um filme de 3 partes, com seleção de 12 episódios. (Fonte: G1)

…O Festival de Cinema do Rio acontecerá entre 9 e 19 de dezembro de 2019. A confirmação do evento foi anunciada através das redes sociais. Com um financiamento coletivo feito por “benfeitores”, no entanto, parte do problema foi resolvida, e a 20ª edição poderá ocorrer em dezembro. (Fonte: G1)

Sabrina Sato desembarcou na terça-feira (8) em Verona para um evento da marca italiana, Calzedonia. Para a ocasião, ela apostou em look extravagante e complementou o vestido com joias Tiffany&Co.