Pandemia fez crescer número de homens que buscam tratamentos para rejuvenescimento facial

Em 2019, segundo a The Aesthetic Society foram realizados mais de 1,3 milhão de tratamentos estéticos em homens, sendo a cirurgia de pálpebras um dos três procedimentos mais frequentes. No início de 2020, a The Aesthetic Society, principal sociedade médica de cirurgia plástica dos Estados Unidos, previu que haveria um boom na procura de procedimentos estéticos pelos homens durante o ano, seguindo a tendência de 2019.

Aumento de pacientes

Embora 2020 tenha sido tudo, menos previsível, parece que a sociedade acertou. Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, em comparação com 2019, houve um aumento considerável de pacientes homens que buscam o consultório para melhorar a aparência facial. “Mensalmente, os homens representavam cerca de 30% ou menos dos atendimentos na clínica. Hoje, a conta está mais equilibrada.

Mas, o que explica a vaidade masculina em alta?

Bem, são muitos fatores. A pandemia, sem dúvida, teve um papel essencial nessa alta demanda. “Por causa da desaceleração econômica global, alguns homens têm mais tempo livre, o que facilita o comprometimento com a cirurgia e a recuperação. Ou seja, com mais tempo disponível, eles estão mais interessados e preocupados com o autocuidado”, diz a especialista.

Olha o Zoom

O outro fator determinante para o desejo de melhorar a aparência facial é que hoje, no “novo normal”, a região dos olhos é a que mais se destaca, seja numa reunião virtual ou pessoalmente, principalmente quando se usa a máscara.

Nessas plataformas, os rostos são vistos de uma perspectiva um pouco diferente do que se seria pessoalmente. Além disso, quando você está numa reunião presencial, por exemplo, você não está se vendo.

“Isso muda quando você usa um aplicativo de vídeo, que funciona como se fosse um espelho. E, ao se olhar no espelho durante muitas horas, naturalmente é mais fácil perceber aquilo que lhe incomoda na aparência”, comenta Dra. Tatiana.

Avaliação minuciosa 1

Embora o rejuvenescimento facial seja uma tendência entre os homens, é preciso fazer uma avaliação minuciosa, considerando a anatomia masculina, que é totalmente diferente da feminina. Eliminar a aparência cansada, sem perder a masculinidade, é o pedido número um deles. Além do excesso de pele nas pálpebras superiores (dermatocaláze), eles se queixam das chamadas bolsas de gordura das pálpebras inferiores e das olheiras escurecidas. “A blefaroplastia pode ser feita em ambas as pálpebras. Já as olheiras podem ser tratadas por meio do preenchimento com ácido hialurônico, entre outras técnicas”, explica Dra. Tatiana.

Avaliação minuciosa 2

Dra. Tatiana explica que a medicina estética voltada para o rejuvenescimento facial evoluiu muito nos últimos anos. “Antes, os resultados não eram tão naturais, ou seja, era nítido que a pessoa havia se submetido a algum procedimento. Hoje é totalmente diferente”.

A avaliação e o plano de tratamento são feitos de forma individual, seguindo a anatomia do paciente, seus traços e seus objetivos. Isso também explica uma procura maior por tratamentos estéticos pelos homens, já que cirurgia plástica é um verdadeiro tabu entre eles.

Além das bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, eles também se incomodam com as rugas, por exemplo. “Num plano de tratamento para rejuvenescer a face, podemos incluir várias técnicas, como a cirurgia plástica ocular, a aplicação da toxina botulínica, bem como melhorar o contorno facial com preenchimento, usando o ácido hialurônico”, finaliza Dra. Tatiana.

Watchmen

Capturando o espírito de protesto que sacudiu recentemente os Estados Unidos, “Watchmen” dominou no domingo à noite a cerimônia do Emmys.  Nos “PandEmmys”, como denominou o apresentador Jimmy Kimmel, a minissérie da HBO venceu 11 estatuetas, enquanto “Succession” venceu em sete categorias, incluindo melhor série de drama, e “Schitt’s Creek” dominou as categorias de comédia, com nove prêmios.

… Bom dia! È mais fácil ser sensato com os outro do que ser consigo Mesmo.(La Rochelfoucauld)

… Trocam de idade hoje: Ariana Marques, Fábio Gonzalez, Flávio Esgaib Kayatt, Onevan de Matos e Celina Arantes Kreisel. Happy birthday!

… Um abraço carinhoso a Geise Silva e Ana Carolina Rezende Coutinho que aniversariaram ontem.

... Para marcar seu 160º aniversário, a TAG Heuer está relançando a sua coleção icônica, TAG Heuer Carrera.

… A campanha está sendo contada em todo o mundo para celebrar os últimos lançamentos TAG Heuer Carrera Sport Chronograph e TAG Heuer Carrera Chronograph, juntamente com diversas ativações nas redes sociais e outros canais.

Padre Reginaldo Manzotti tem motivos para comemorar a marca já ultrapassada dos 5,4 milhões de livros vendidos no país. Ao todo, são 20 livros publicados, com destaque para o “Batalha espiritual” (foram cerca de 840 mil exemplares vendidos desde o lançamento, em 2017), “Combate espiritual” (545 mil desde 2018) e “O poder oculto” (cerca de 310 mil exemplares vendidos desde 2019).