5 mitos no aprendizado online de línguas

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Especialista da Rosetta Stone, Gustaf Nordback*, desmistifica aprendizado de línguas online e dá dicas de como tornar o processo mais eficaz. O premiado método de ensino de idiomas desenvolvido pela companhia americana líder de mercado acaba de ser lançado no Brasil para o consumidor final.

 

1) Estudos online são chatos porque você fica o tempo todo sozinho e não tem a classe/ sala de aula para interagir.

FALSO – Experiência e contato pessoal são diferenciais que muitas empresas online promovem. Por meio de sessões ao vivo em que os estudantes podem praticar e melhorar suas habilidades com tutores nativos em tempo real, é possível tornar os estudos mais atrativos e, na verdade, mais divertidos. Com acesso a uma grande comunidade online de ensino de línguas (bate-papos, jogos, etc.), o aluno pode praticar imediatamente com outros e realmente disfrutar enquanto aprende. Além dos cursos online, a Rosetta Stone também oferece essa rede social livre de ensino de línguas. No Rosetta World™, que é um componente do curso online Rosetta Stone TOTALe, estudantes podem encontrar ou fazer novos amigos e praticar o que aprenderam de forma leve e prazerosa. Trata-se de uma animada comunidade online onde o processo de desenvolvimento das habilidades na nova língua assemelha-se muito a um divertido jogo. O usuário pode reforçar o que aprendeu ao vivo nos chats online ou desafiando seus novos amigos ao redor do mundo. Outra vantagem de estar online, estudando por conta própria, é que o usuário aumenta sua autoconfiança, pois pode errar sem ser visto por outras colegas.

 

2) Se eu estudar sozinho, não serei avaliado tão eficazmente como por um professor em sala de aula.

FALSO – Alguns cursos online têm poderosas ferramentas que avaliam o aluno a cada passo e lhes dão o feedback instantâneo. Com uma tecnologia de identificação de fala que compara as palavras ditas pelo aluno com dados de padrão de voz de milhões de nativos na língua estudada é possível ter um feedback o mais acurado possível. Além disso, o estudante se sente “pertencendo” – pois não está, na verdade, estudando sozinho – e único. Isso porque, devido à frequente assistência oferecida, o usuário pode praticar com instrutores nativos qualificados em pequenos grupos de alunos, obtendo orientações focadas especificamente em suas dificuldades e pontos que precisa aperfeiçoar.
3) Posso estudar online de qualquer lugar, em qualquer momento, no meu próprio ritmo.

DEPENDE – Normalmente, as plataformas online de ensino permitem o acesso a qualquer momento, de qualquer lugar. Há plataformas tecnológicas de ensino que permitem o acesso do aluno por meio de seus smartphones. A flexibilidade de um método online, sem dúvida, permite um processo mais descontraído de aprendizagem. O aluno não tem, por exemplo, o incômodo de ter que se deslocar fisicamente a uma sala de aula, como nos métodos tradicionais, e sempre pode atualizar-se na nova língua quando queira. Como em todo processo de aprendizado, no entanto, é importante se organizar e estabelecer um local que permita concentração e uma rotina de estudos para que os resultados de fato apareçam. O ideal é fazer um cronograma – com um objetivo razoável a ser alcançado – e segui-lo. Gerenciando seu próprio tempo, o usuário pode alcançar seus objetivos mais cedo.

 

4) No estudo online eu sou totalmente responsável pelos resultados.

DEPENDE – De fato, nos cursos online, o estudante tem de ser mais automotivado e proativo, pois a progressão se dá no seu ritmo de absorção de conhecimento. Dessa forma, o usuário está no controle de seu sucesso. Ele se sente livre e independente. Entretanto, apesar de os alunos serem incentivados a seguir seu próprio ritmo, recomenda-se que acessem a plataforma do método de ensino escolhido pelo menos três vezes por semana, por ½ hora, bem como tenham um feedback de seus progressos e sobre o que pode fazer para melhorar.

5) Você nunca vai falar bem uma língua se não estudar muita gramática.

DEPENDE – Todo ensino de línguas é baseado em quatro pilares: conversação, leitura, escrita e compreensão, que são as qualificações essenciais para qualquer pessoa em busca de oportunidades nas empresas multinacionais operando no Brasil. Mas, no Brasil, em geral, os métodos forçam mais na tradução e gramática, em detrimento da habilidade de comunicação, que é o que o mercado mais precisa. Um dos aspectos mais importantes ao aprender um novo idioma é falar com confiança. Estudos mostram uma melhoria significativa em habilidades de conversação, vocabulário e interação social em outra língua são as melhoras mais significativas que devem se destacar no método de ensino escolhido, fazendo com que os estudantes se tornem aptos a comunicar-se em qualquer situação do dia a dia que exija o conhecimento de uma língua estrangeira.

O desenvolvimento é ainda mais natural quando o método de ensino baseia-se no desenvolvimento natural das habilidades individuais, semelhante ao que acontece quando se aprende a primeira língua. Melhor ainda se o usuário pode se divertir um pouco enquanto aprende por meio de uma experiência de imersão e sem tediosos exercícios de gramática e repetições. Torna-se mais fácil e mais agradável quando o aluno é capaz de falar desde a primeira lição, sentindo-se, dessa forma, mais assertivo e inteligente, o que traz uma sensação de conforto e confiança.