O Brasil fez bonito na 16ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O campeonato científico anual é uma iniciativa voltada para estudantes do ensino médio de todo o mundo. Os alunos participantes têm entre 14 e 18 anos, e disputaram em três modalidades de provas: teórica, de análise de dados e observacional. Este ano, a competição que foi realizada na cidade de Chorzów, na Polônia, entre os dias 10 e 20 de agosto.
Com 52 países competindo neste ano, o principal objetivo da IOAA é promover o interesse pela Astronomia e disciplinas afins, especialmente através da formação geral dos jovens, além de potencializar o desenvolvimento dos estudantes através do contato entre as culturas dos diferentes países competidores. Nesta edição, os brasileiros se destacaram e trouxeram para casa dois ouros e dois pratas, além de uma menção honrosa. Com as conquistas, o Brasil chega aos números de 5 ouros, 20 pratas e 30 bronzes (no total, 55 medalhas), com 27 menções honrosas ao todo.
A equipe de 2023 foi liderada pelo Prof. Dr. Eugênio Reis, vice-coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), por Ualype Uchôa (medalhista de prata na IOAA 2021) e pelo observador Heliomárzio Rodrigues, do Colégio Farias Brito (CE).
Pelo país nesta IOAA, os vencedores das medalhas de ouro foram os estudantes Murilo de Andrade Porfírio (Colégio Etapa Educacional Eireli/SP) e Paulo Henrique dos Santos Silva (Colégio Integrado Objetivo/SP); as medalhas de prata foram conquistadas por Gabriel Hemétrio de Menezes (Colégio Farias Brito/CE) e Paulo Otavio Portela Santana (Colégio Farias Brito/CE). A menção honrosa foi alcançada pela aluna Mariana Naves Tana (Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais/MG). Além disso, Paulo Henrique dos Santos Silva também foi premiado pela melhor prova de grupo ele já havia recebido uma medalha de ouro na 15ª edição, realizada no ano anterior.
IOAA 2024 realizada no Brasil
A 17ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica acontecerá em território brasileiro, mais especificamente na cidade de Vassouras, no Vale do Café, interior do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 27 de agosto de 2024, sob a coordenação do Observatório Nacional/MCTI. O anúncio foi feito após a entrega dos prêmios da IOAA deste ano, com o líder da equipe do Brasil, Prof. Dr. Eugênio Reis, recebendo a flâmula da competição das mãos dos anfitriões de 2023.