A vida marinha é pródiga no litoral brasileiro e no Nordeste, principalmente em Porto de Galinhas. As águas mornas e transparentes fazem a alegria dos mergulhadores, tanto para os que gostam apenas de curtir a natureza, observando os peixes coloridos e nadando a pouca profundidade, quanto para os mais ousados e experientes. Estes não abrem mão de uma aventura radical, mergulhando para explorar navios afundados, que, como arrecifes artificias, são berço para a variada fauna marinha da região.
Há algumas formações naturais na costa de Porto de Galinhas que valem a pena serem exploradas: os arrecifes a 200 metros da praia com uma farta fauna de lagostas, polvos, peixes-pedra, linguados, moreias e cirurgiões, entre outros. É um excelente ponto para realizar mergulhos noturnos. A profundidade máxima é de 12 metros. Na laje Dos Trinta, a uma profundidade de 30 metros, são encontradas arraias, moreias e dentões.
Para quem gosta de um passeio mais ousado, é possível mergulhar na história visitando uma embarcação não identificada que afundou há cerca de 300 anos e se encontra a uma profundidade de 30 metros. Ainda podem ser vistas âncoras de quatro metros, parte da quilha e da estrutura de madeira. A uma profundidade um pouco maior, cerca de 32 metros, pode-se conferir o rebocador Marte, afundado em 1997 para se tornar um recife artificial e hoje já coberto por esponjas e corais.
Já o Gonçalo Coelho é um navio de desembarque que participou do transporte de veículos blindados durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, foi utilizado para o transporte de carga entre Recife e Fernando de Noronha. Em 1999, foi afundado para servir como um recife artificial. Guindastes, válvulas e vários compartimentos podem ser encontrados na ponte e nos porões. A fauna é extremamente rica e é representada por um grande número de tartarugas, arraias, e muitas outras espécies de peixes.
“Além das belezas tradicionais como praias, formações rochosas e arrecifes, Porto de Galinhas conta com uma ampla gama de encantos no universo marinho. As águas transparentes e as condições adequadas incentivam a prática do mergulho, um atrativo que vem cativando turistas de todo o país”, comenta Otaviano Maroja, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).
Porto de Galinhas apresenta uma completa estrutura para quem deseja aventurar-se no mundo submarino. E não importa se você nunca mergulhou. No balneário há várias empresas, como a Aicá Diving, que oferecem todos os cursos imagináveis e fornecem todos os equipamentos necessários para sua aventura, explorando o mundo subaquático. Os passeios de batismo, perto da praia, demoram cerca de duas horas e meia, e os mais longos, para mergulhos de maior profundidade, aproximadamente quatro horas e meia.