Seis países onde a sinuca é considerada um esporte popular

A sinuca é considerada um esporte oficial desde 1988. Apesar de muita gente praticar apenas como um passatempo entre amigos, existem profissionais nessa atividade que competem pelo mundo inteiro em níveis internacionais. Esse jogo de habilidade e precisão já existe há muitos séculos e foi ganhando espaço na cultura esportiva. Enquanto em alguns países a sinuca ainda tem uma presença tímida, em outros têm uma forte relevância no esporte. O levantamento realizado pela Maxxi Tacos compilou os 6 países onde a sinuca é considerada um esporte popular e como ela é praticada nas mais variadas culturas.

A sinuca é uma variação do bilhar, que engloba os jogos praticados com mesa, bolas e tacos. A principal teoria é a de que os jogos de bilhar foram criados pela aristocracia europeia entre os séculos XIII e XIV. Sua origem exata é incerta, existindo uma disputa entre Inglaterra e França. Conforme o bilhar foi ganhando variações, surgiu a sinuca por volta dos anos 1875. Também chamada de snooker, o jogo foi se popularizando entre pessoas do mundo todo. Campeonatos começaram a ser realizados em 1907 e em pouco tempo alcançaram um nível mundial. Atualmente, há uma discussão sobre a inclusão da sinuca nos Jogos Olímpicos.

Hoje em dia, mesas de sinuca são encontradas em muitos bares e o jogo é um dos mais praticados entre amigo snookers. Além disso, o investimento na sinuca como esporte oficial continua a crescer e tem ganhado cada vez mais espaço. Em alguns países, já é considerado um esporte muito popular. Segundo o levantamento realizado são eles: Reino Unido, Estados Unidos, China, Índia, Brasil e Tailândia.

Reino Unido

A origem da sinuca está diretamente ligada ao Reino Unido. Foram os soldados ingleses que criaram o snooker enquanto batalhavam na Índia. Também foi a Inglaterra que, em 1907, criou o primeiro campeonato oficial do esporte. Já em 1934, sediou o primeiro campeonato internacional. O Reino Unido tem uma rica tradição na sinuca e já lançou grandes profissionais renomados na história do esporte, como os ingleses Joe Davis e John Pulman, o galês Ray Reardon e o irlandês Alex Higgins.

Reino Unido Foto: Marcin Nowak/Unsplash

Estados Unidos

Os Estados Unidos têm uma forte tradição com jogos de bilhar. Eles são tão importantes na cultura esportiva estadunidense que em todos os cantos é possível encontrar salas de bilhar. Além disso, existem muitos torneios e ligas espalhadas pelo país. O snooker é uma das variações mais jogadas, mas o pool ainda é a vertente preferida entre os norte-americanos. Shane Van Boening, Jeanette Lee e Rudolf Wanderone são os maiores nomes do bilhar norte-americana.

Estados Unidos Foto: Anthony Rosset/Unsplash

China

A China é um país com larga tradição nos mais variados tipos de esporte e a sinuca não fica para trás. Esse jogo tem uma origem antiga no país, que é uma das nações que reivindica a sua criação. Nas últimas décadas, a China começou a investir ainda mais no snooker. Agora, já é um dos principais representantes do esporte a nível mundial. Zhou Yuelong e Pan Xiaoting são alguns dos mais importantes jogadores de sinuca chineses atualmente.

China Foto: Ling Tang/Unsplash

Índia

O snooker foi criado por soldados ingleses enquanto eles batalhavam na Índia. Isso significa que a história desse esporte teve origem em território indiano. Por isso, a sinuca tem uma forte importância na cultura indiana até os dias de hoje. A Índia é o berço de muitos dos grandes profissionais de sinuca do mundo, como Pankaj Arjan Advani, Aditya Mehta e Yasin Merchant.

Índia Foto: Julian Yu/Unsplash

Brasil

A sinuca é um esporte bastante popular no Brasil. A grande prova disso é que muitos restaurantes e bares atraem seus clientes com mesas de sinuca e até mesmo torneios. O esporte começou a fazer sucesso no Brasil nos anos 1930, com a chegada da fábrica de mesas Brunswick. Logo, se popularizou e, em 1944, foi criada a Associação Metropolitana de Bilhar no Rio de Janeiro. O primeiro campeonato aconteceu em 1958 em São Paulo. Já o primeiro torneio nacional ocorreu em 1978, no Rio de Janeiro. Rui Chapéu foi o primeiro brasileiro a se tornar uma grande estrela do esporte. Vários outros nomes renomados da sinuca também nasceram no Brasil, como Baianinho de Mauá e Igor Figueiredo, campeão mundial de sinuca em 2018.

Brasil Foto: F Cary Snyder/Unsplash

Tailândia

A Tailândia é mais um país que recebeu a influência da sinuca de outros países e foi, aos poucos, se aperfeiçoando. Nas últimas décadas, o esporte começou a se popularizar, principalmente na variação pool. Além de ser um grande entretenimento para os tailandeses, se tornou um esporte importante para a sua cultura e, atualmente, o país é berço de muitos jogadores de alto nível. Um dos maiores destaques é a tailandesa Nutcharut ‘Mink’ Wongharuthai de apenas 23 anos, que é a nº 1 no ranking mundial de sinuca feminina e a única mulher a alcançar o feito da quebra máxima, a quebra mais alta possível na sinuca. Outros tailandeses que se destacam no esporte são Thepchaiya Un-Nooh e James Wattana.

Tailândia Foto: Jakob Owens/Unsplash

Mais informações sobre pacotes turísticos podem ser obtidas em Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelo WhatsApp 67 98425 6330