Você sabia que o pastel tem um dia só para chamar de seu? Pois é, o Dia do Pastel é celebrado em 04 de outubro. Por mais que possa parecer, a iguaria não é brasileira, sua origem é asiática. A teoria mais popular é de que ele é uma evolução de dois pratos típicos da China e do Japão: rolinho primavera e guioza, respectivamente. No Brasil, a receita ficou conhecida a partir de 1940.
E não é só na feira que a gente encontra os pasteis mais crocantes, é possível fazer massas perfeitas em casa, com os mais diferentes recheios. Para te ajudar nessa missão, a Finna, te ensina uma massa rápida e prática que rende muitos pastéis.
Sabia que existe uma farinha própria para essa iguaria? Pois é, com a Farinha de Pastel, que é feita com a parte mais nobre do grão do trigo, de fácil manuseio, você garante uma massa uniforme e mais crocante do que as que encontramos por aí. A sugestão de recheio é clássica: queijo. Mas fique à vontade para rechear com o sabor da sua preferência.
Agora é só convidar familiares ou amigos e surpreendê-los com um pastel crocante e o molho que preferir! Confira a receita completa abaixo:
Massa Básica para Pastel
Ingredientes:
Para a Massa
- 3 xícaras de Farinha Pastel
- 1 copo de requeijão de água morna
- 2 colheres de óleo
- 1 colher rasa de sal
Para o Recheio
- 300g de queijo mussarela ralado
Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque a farinha peneirada e o sal.
Aos poucos, acrescente a água morna e o óleo; mexa até incorporar.
Sove a massa até ela ficar homogênea. Faça uma bola e envolva-a em filme plástico e deixe-a por 30 minutos na geladeira.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa e corte-a no formato que desejar.
Adicione o queijo no meio e feche o pastel, pressionando as laterais com um garfo para o recheio não vazar na hora de fritar.
Frite em óleo quente até dourar.
Tempo de Preparo: 1h30min Rendimento: aproximadamente 30 unidades