
Por Tatyane Luncah

Sou velha demais para começar a empreender? Se você já se perguntou isso, saiba que não está sozinha. Muitas mulheres, especialmente após os 40 anos, sentem insegurança ao pensar em empreender. Mas a verdade é que a idade não é um obstáculo pelo contrário, pode ser um grande diferencial.
Segundo pesquisa da NOZ Inteligência, 70% das mulheres acima dos 40 anos estão em transição de carreira, seja em busca de mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, melhores condições financeiras ou novos desafios. No entanto, o mercado de trabalho ainda impõe barreiras, como preconceito etário e dificuldade de reposicionamento.
Além disso, muitas mulheres não sabem como transformar sua experiência acumulada ao longo dos anos em um negócio próprio. Mas aqui está a boa notícia: sua bagagem profissional, maturidade e visão estratégica podem ser seus maiores trunfos no empreendedorismo. Na EBEM Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, por exemplo, muitas alunas que iniciaram seus negócios após os 40 e hoje estão colhendo resultados incríveis.

Os anos de trabalho em empresas, a vivência profissional e a maturidade emocional são vantagens competitivas que fazem toda a diferença. Mulheres que passam pela transição de carreira já têm habilidades valiosas, como saber lidar com pessoas, tomada de decisão estratégica e resiliência diante dos desafios. Além disso, conhecem bem o mercado em que atuam e possuem uma rede de contatos construída ao longo dos anos.
O que falta, na maioria dos casos, é direcionamento para transformar esse conhecimento em um negócio lucrativo. Acredito que empreender não precisa ser um salto no escuro. É possível fazer uma transição estruturada, entendendo o mercado, validando a ideia de negócio e aprendendo a se posicionar de forma estratégica.

Para isso, algumas etapas são fundamentais: autoconhecimento: entender seus diferenciais e o que pode oferecer ao mercado; posicionamento claro: saber comunicar sua proposta de valor com segurança; visão estratégica: conhecer os meios certos para divulgar e escalar o negócio e rede de apoio: estar cercada de outras mulheres que também decidiram inovar e seguir seus sonhos. O primeiro passo é começar. E se você tem dúvidas sobre começar ou não, pergunte-se: “Daqui a cinco anos, eu me arrependeria de não ter tentado?” Se a resposta for sim, então o melhor momento para começar é agora.
Tatyane Luncah é fundadora e CEO da Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino



