10 marcas mais valiosas do mundo

Conheça as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2015

Estados Unidos dominam o ranking. Neste ano, não há marcas brasileiras na lista

A Apple não é apenas a primeira empresa a valer mais de 720 bilhões de dólares em bolsa de valores. É também a companhia cuja marca é a mais valiosa do mundo, de acordo com pesquisa da consultoria Brand Finance. O valor da ‘maçã’ é estimado em 128,30 bilhões de dólares – 23% a mais do que valia um ano antes. A segunda colocada, a Samsung, está bem atrás, com a avaliação de marca em 81,716 bilhões de dólares.

alx_vida-digital-apple-lancamento-iphone6-iwatch-20140909-003_original

Os Estados Unidos são o país com o maior número de marcas no ranking das 50 mais valiosas do mundo: são 27 americanas ao todo. O Facebook, por exemplo, é um case de sucesso. Em apenas um ano, a marca saltou do 122º lugar para o 30º, avaliada em 24,180 bilhões de dólares.

A Alemanha aparece como o segundo principal país no top 50, com seis marcas. A China vem em terceiro, com cinco marcas, enquanto Japão e o Reino Unido dividem o quarto lugar, com três marcas cada. França tem duas e Espanha a Suíça apenas uma. Não há brasileiras entre as 50 mais valiosas.

10 empresas mais valiosas do mundo

1º – Apple

A empresa de tecnologia americana permaneceu no primeiro lugar no ranking com crescimento de 23% de seu valor de marca em comparação ao ranking do ano passado. A ‘maçã’ tem um valor estimado pela Finance Brand de 128,30 bilhões de dólares, ante 104,680 bilhões em 2014.

 

alx_imagens-do-dia-20141201-005_original

2º – Samsung

A Samsung, também do setor de tecnologia, ficou novamente no segundo lugar, com a marca avaliada em 81,716 bilhões de dólares. Este valor cresceu apenas 4% em relação ao ranking de 2014, quando a marca da empresa sul-coreana valia 78,752 bilhões de dólares.

alx_mundo-tecnologia-feira-ces-2015-20150106-13_original

3º – Google

Nenhuma novidade no terceiro lugar do ranking. O Google, agora com sua marca valendo 12% a mais do que em 2014, continua na posição. Segundo a consultoria, a empresa americana de tecnologia é avaliada em 76,683 bilhões de dólares, ante 68,650 bilhões do ano passado.

economia-google-internet-20140513-001-original

4º – Microsoft

A marca da empresa de tecnologia de Bill Gates vale 67,06 bilhões de dólares, 7% a mais do que em 2014 (62,78 bi). Isso garantiu a ela a quarta posição entre as marcas mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance.

windows-phone-20120127-original

5º – Verizon

A empresa americana de telecomunicações viu sua marca valorizar-se 12% entre 2014 e 2015. Com o valor de 59,843 bilhões de dólares, ante 53,466 bilhões um ano antes, ela é a quinta mais valiosa do mundo.

iphone-4-a-venda-na-verizon-original

6º – AT&T

A AT&T, companhia americana do setor de telecomunicações, ficou em sexto lugar entre as empresas cujas marcas são mais valiosas no mundo. No ranking atual, ela vale 58,82 bilhões de dólares, 30% a mais do que em 2014 (45,41 bilhões). Em 2014, a marca ficou em 7º lugar.

empresa-att-telecomunicacao-washington-20100602-original

7º – Amazon

A marca Amazon, famoso e-commerce americano, é avaliada hoje 56,124 bilhões de dólares, número com qual ela garantiu o sétimo lugar entre as mais valiosas do mundo. Em 2014 a empresa valia 45,14 bilhões de dólares, ou seja, ela valorizou-se 24% em um ano. Em 2014 a marca ficou na 8ª posição.

jeff-bezos-original

8º – GE

A GE, multinacional americana com produtos em diversas áreas da economia, registrou queda de 9% no valor de sua marca desde o ranking passado. A empresa caiu da 6º para a 8º posição no ranking entre os dois anos. Agora ela vale 48,02 bilhões de dólares, ante 52,53 bilhões em 2014.

alx_lista-empresas-20140625-004_original

9º – China Mobile

A empresa de telecomunicação chinesa China Mobile subiu do 13º para o 9º lugar entre as marcas mais valiosas do mundo, segundo a consultoria Brande Finance. Hoje ela vale 47,91 bilhões de dólares, 50% maior do que o de um ano atrás (31,845 bilhões).

alx_economia-china-mobile-ltd-20140318-001_original

10º – Walmart

O valor da marca da varejista Walmart é o 10º maior do mundo, segundo a Brand Finance. Apesar de ter crescido 4% em relação a 2014, passando de 44,80 bilhões de dólares para 46,73 bilhões, a empresa caiu de posição. No ranking do ano passado ela ficou em 9º lugar.

walmart-20120306-97-original