Todo ano é assim. O verão começa a chegar e o clima de Milão se transforma totalmente. E não estamos falando somente da temperatura. Os dias na capital italiana ficam mais longos e alegres, as comidas mais leves, os drinks mais refrescantes e os restaurantes investem em mesinhas nas calçadas.
Os meses mais quentes de Milão são julho e agosto. Geralmente, julho é o mês onde a temperatura está mais alta. Mas não tão alta como no Brasil. Quem vive há muito tempo por aqui consegue perceber que o calor forte mesmo acontece por umas duas semanas (cerca de 37 graus). Depois, a temperatura começa a ficar mais agradável. Já agosto é o mês de férias dos italianos – é como janeiro no Brasil. Nessa época, os italianos viajam e Milão costuma ficar mais vazia e quem fica por aqui ou está visitando consegue aproveitar cada cantinho sem a “frenesia” típica milanesa.
No verão, o mar é o destino preferido tanto dos italianos quanto dos turistas. Umas das praias mais próximas de Milão ficam nas Ligúria e Romagna, onde é possível chegar rapidamente. Além disso, os lagos são ótimas pedidas para visitar nos dias quentes. Mas também há os que preferem fugir do calor e aproveitar o verão nas lindas montanhas da Itália. Entre os destinos mais conhecidos são as Dolomiti e a Valle d’Aosta.
Agora, se está no centro de Milão visitando o Castello Sforzesco, uma curiosidade è que poderá encontrar diversos turistas se refrescando. Lá tem uma especie de piscina onde os turistas costumam repousar os seus pés depois de uma longa caminhada.
Outra dica para se refrescar é cair na tentação e saborear um maravilhoso “gelato”. A Itália possui uma sorveteria mais deliciosa que a outra, entre elas as minhas preferidas são Amorino, Grom, Venchi e Cioccolati Italiani. Faremos um post sobre as gelaterias de Milão, aguardem!
Viver o verão em Milão é um aperitivo ao aberto, é um passeio ao longo do Naviglio, é pedalar pelas ruas da cidade, é reunir com os amigos para um sorvete na Darsena, é ir aos concertos das noites milanesas, é a alegria que no frio do inverno fica talvez um pouco escondida.
Para mais informações entre em contato pelo email: [email protected]
www.italiaemportugues.com