Andrea Berton montou seu restaurante no bairro de Porta Nuova em Milão. O famoso Studio Vudafieri Saverino Partners foi quem projetou o espaço, que prima pelo aconchego e arquitetura moderna,onde sua decoração traduz a personalidade e a filosofia do Chef. Mas quando o assunto é gastronomia encontramos a culinária italiana de forma única.
Berton pratica uma arte autoral. Ex-pupilo de dois grandes chefs, Gualtiero Marchesi e Alain Ducasse, tornou-se artista dos sabores e artesão dos pratos. Virtudes consolidadas em suas passagens pela Enoteca Pinchiorri, em Florença, e pelo Louis XV, em Mônaco, ambos estrelados no Guia Michelin.
Milão, capital mundial do design, empresta seus predicados para a cozinha do Berton, que “respira moda”, como o chef costuma dizer. O italiano pensa seus pratos como estilistas trabalham os tecidos. Respeita as tradições, mas acha que a gastronomia precisa estar em constante evolução.
“Sempre faço paralelo da moda com a cozinha, porque meu restaurante é fruto desta combinação. Além disso, muita gente acha que moda e estilo também envolvem comer bem e em bons restaurantes. Mas acho que este fator tem mais relação com a busca da qualidade, que hoje é muito mais intensa. Por isso, procuro estimular o paladar e fascinar a visão através de um resultado que garante harmonia entre os sentidos”.
Pioneiro das novas tendências culinárias, o chef italiano realiza pratos inovadores em um ambiente acolhedor e contemporâneo. Na busca de um equilíbrio perfeito com a “freschezza” dos ingredientes e harmonizações de sabores, um jantar no restaurante Berton é uma experiência inesquecível a 360°.
O chef completa 25 anos de carreira e é autor do livro “Non é il solito Brodo”.
Saiba mais sobre o restaurante de Andrea Berton: www.ristoranteberton.com
Os creditos das fotos são de nosso amigo e fotografo Niccolo Vonci, Obrigada!!!!