Novas regras de portabilidade de carências dos planos de saúde já estão valendo

Planos de Saúde 1

Começaram a valer nesta segunda-feira (03/06) as novas regras de portabilidade de carências dos planos de saúde determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir de agora, os beneficiários de planos coletivos empresariais também poderão mudar de plano ou de operadora sem cumprir carência. Além disso, a chamada “janela” (prazo para exercer a troca) deixa de existir, assim como a necessidade de compatibilidade de cobertura entre planos – o consumidor cumpre carência apenas para os serviços extras. A norma foi aprovada pela ANS em dezembro.

Planos de Saúde 2

Para realizar a portabilidade de carências, o beneficiário deve consultar os planos compatíveis com o atual. As novas regras permitem aumentar a cobertura do plano, mas mantêm a exigência de compatibilidade de preço na maior parte dos casos. É possível consultar os planos compatíveis por meio do Guia ANS de Planos de Saúde, ferramenta disponível na página da Agência. A ANS preparou também uma cartilha com informações importantes sobre o tema, para orientar os consumidores sobre esclarecimentos de prazos e critérios para realização da portabilidade, como a compatibilidade entre planos, documentos exigidos e o acesso ao Guia ANS.

Planos de Saúde 3

As novas regras publicadas pela ANS são ainda mais relevantes para os beneficiários de planos empresariais que foram demitidos ou de contratos com menos de 30 vidas, que precisariam cumprir novos períodos de carência ao mudar de plano de saúde. Hoje, quando um empregado deixa a empresa ou se aposenta, há normas que legislam sobre sua permanência no plano mediante a contribuição. Mas a portabilidade agora amplia o direito desse beneficiário, que pode escolher outro produto tendo respaldada sua cobertura sem carência.

Inovação da Indústria

As lideranças das maiores empresas multinacionais e brasileiras da área de tecnologia participarão nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo, do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na lista de CEOs que falarão sobre temas como o Brasil inovador, tendências da inovação e o futuro do trabalho, da alimentação, da saúde e da energia estão a presidente da IBM América Latina, Ana Paula Assis; a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser; o fundador da Totvs, Laércio Cosentino; a CEO do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, Deborah Wince Smith; a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.

Exposição

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea, completa 85 anos em julho, e celebra em 2019 também a reinauguração do espaço reformado. A reinauguração dependia da finalização da nova reserva técnica do museu, que vai armazenar 19 mil das 24 mil peças do acervo. Uma exposição que celebrará os 85 anos entrará em cartaz no segundo semestre. Uma das estrelas da mostra será uma escultura que serviu como base para construir a cabeça da estátua do Cristo Redentor. A escultura é da década de 20 do século passado e, de acordo com os museólogos da instituição, destaca detalhes como a expressão do rosto e a barba do Cristo, que muitas vezes podem passar despercebidos pelas grandes dimensões da estátua, que tem 38 metros de altura. (Fonte: G1 Rio)

A decoradora, Renata Velloso ao lado do esposo, José Braz. Ela aniversaria nesta quinta-feira (6)

Trânsito

O presidente Jair Bolsonaro apresentou, na terça-feira (04), ao Congresso um projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Trânsito, propondo eliminar a multa para motoristas que transportem crianças de forma irregular. A proposta diz que a violação do artigo 64, que dispõe dessas regras, “será punida apenas com advertência por escrito”, mas ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor.

Sustentabilidade

Na semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro vai se transformar em uma verdadeira vitrine para a moda sustentável produzida no Brasil e no mundo. Idealizado pela diretora criativa Yamê Reis, o Rio Ethical Fashion (REF) – que conta com o apoio estratégico do Instituto-E, idealizado e presidido por Oskar Metsavaht, acontece de hoje (06) a 08 de junho. O evento reunirá nomes reconhecidos internacionalmente na indústria para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira. A atividade central será realizada no dia 7 de junho, no teatro do Oi Casa Grande. Mais informações: https://www.rioethicalfashion.com/.

Up to date

…Bom dia! “Seja grato pelo que você tem, e você acabará tendo mais. Se você se concentrar no que não tem, você nunca, nunca terá o suficiente.” – Oprah Winfrey

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Renata Velloso, Lia Borges, Angela Marques, Silene Xavier e Yves Drosghic

…O site Deadline anunciou que a série “Punky, a levada da breca” ganhará continuação. A atriz Soleil Moon Frye reprisará seu papel como personagem-título. As quatro temporadas originais, exibidas entre 1984 e 1988, mostraram as aventuras de uma garotinha criada por um pai adotivo. Na nova versão, ela reaparece como uma mãe solteira de três filhos, que conhece uma garota cuja história lembra muito sua própria vida.

…Segundo a revista Forbes, a Rihanna se tornou a artista feminina mais rica da música com uma fortuna de US$ 600 milhões.

…A CNN Brasil anunciou que os jornalistas William Waack e Evaristo Costa foram contratados para compor a equipe de apresentadores do canal.

…O podcast “Projeto Humanos”, idealizado por Ivan Mizanzuk, será transformado em série de tv. Com o propósito de contar histórias reais, o podcast conta a história de Evandro Ramos Caetano, uma criança de 6 anos de idade que desapareceu em abril de 1992, no litoral do Paraná. A série será produzida pela Glaz Entretenimento.

…O diretor do Museu Nacional Alexander Kellner, esteve reunido com Jean-Luc Martinez, diretor do Museu do Louvre, em Paris na terça-feira, 4. Durante o encontro Jean-Luc prometeu emprestar a longo prazo peças da coleção egípcia presente no Louvre para o Museu Nacional brasileiro.

Futebol
No próximo dia 7 de junho acontece, na França, a abertura da oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Para comemorar a força feminina no futebol – esporte majoritariamente masculino – e celebrar a seleção brasileira em campo, a plataforma Videocamp disponibilizará o documentário “Minas do Futebol” para ser assistido online e gratuito entre os dias 7 e 9 de junho. Nesse período, bastará acessar https://www.videocamp.com/campaigns/minas-do-futebol-na-copa-do-mundo e se cadastrar para assistir ao título.