Bastante prestigiada a inauguração da revitalização da 14 de julho

 Revitalização 1

Na noite da última sexta-feira (29) a rua 14 de Julho foi reinaugurada após 17 meses de obras. O evento recebeu 20 mil pessoas e teve Delinha e Balão Mágico como atrações. A requalificação da rua trouxe uma nova dinâmica para a área central, que contou com projeto pioneiro de embutimento de rede, onde saíram da paisagem mais de 11 km de cabos e 139 postes, a via ganhou um visual moderno.  Os 1.400 metros que compõem as 10 quadras, da Fernando Corrêa da Costa até a Mato Grosso, passaram por grandes transformações, como drenagem, nova rede de esgoto e abastecimento de água, pavimentação, diminuição de uma pista de rolagem, alargamento de calçada e instalação da rede de gás natural.

Revitalização 2

O mobiliário urbano foi um dos itens que mais agradou a população, principalmente por conta das ilhas de descanso, ideais para quem vai às compras. Outros itens fazem parte do pacote, como lixeiras, bicicletários, luminárias com lâmpadas de LED para dar mais segurança, instalação de mais 17 câmeras de vigilância, além das já existentes, e wifi em toda a extensão da rua. O piso fulget também chamou a atenção nas novas calçadas padronizadas.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad fotografado ao lado da esposa, a primeira dama Tatiana Trad.

Transplantes de órgãos

Cerca de 96% dos transplantes de órgãos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde. Até setembro deste ano, foram 6.719 transplantes de órgãos sólidos, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). O número salta para 17.714, quando incluídos os de córneas, o que faz do Brasil o segundo país que mais transplanta, depois dos Estados Unidos, em números absolutos, porém, considerando a taxa de 17 transplantes por milhão de pessoas (pmp), o Brasil é o 23º colocado. Mas, no acesso, é líder. O maior sistema público do mundo de transplantes enfrenta dois desafios: falta de doações e de financiamento. (Fonte: Correio Braziliense)

Turismo 1

Quase quatro em cada dez brasileiros (37%) se dizem dispostos a usar de 30% a 50% do tempo das suas férias para se dedicar ao volunturismo, que acontece quando o turista se envolve em alguma atividade não remunerada em prol do bem-estar social e/ou ambiental do destino que visita. É o que aponta uma pesquisa da Booking.com, que tem o objetivo de analisar o comportamento de viajantes de Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Turismo 2

Para o turista brasileiro, as razões que o motiva a fazer turismo de voluntariado são a satisfação pessoal (67%), a possibilidade de conhecer profundamente o destino visitado (64%) e o simples fato de gostar de ajudar (57%). Outro aspecto importante para 30% deles é o peso que o volunturismo pode ter no currículo profissional — o número mais alto quando comparado com colombianos (21%), mexicanos (17%) e argentinos (12%), para quem o enriquecimento profissional não é tão evidente.

Caminhos do São Francisco

O Jornal da Band começou a exibir ontem (02) a série de reportagens especiais “Caminhos do São Francisco”.  Os repórteres Olívia Freitas e Filipe Peixoto embarcam em uma viagem pelos 2.830 quilômetros do Rio São Francisco. As equipes viajaram da nascente, em Minas Gerais, até a foz, em Alagoas, para revelar um rio em constante processo de adaptação e com uma incrível capacidade de resistência. A série mostra como estão as obras de transposição do São Francisco no Nordeste brasileiro. Vários trechos inaugurados ainda não atendem as populações das cidades mais atingidas pela seca. A reportagem flagrou pontos com falhas estruturais que impedem o funcionamento dos canais. Além dos atrasos nas obras, os custos triplicaram desde o início dos trabalhos, há 12 anos. A série especial “Caminhos do São Francisco” será exibida até o dia 6 de dezembro, a partir das 19h20 (horário de Brasília), no Jornal da Band.

Energia Solar 1

Desde ontem (02) acontece em Madri, na Espanha, a conferência da ONU sobre a mudança do clima (COP25) com a participação de líderes de diversos países para buscar caminhos para reduzir os impactos do efeito estufa no planeta. Um estudo divulgado em outubro deste ano pelo FMI e a Universidade de Cambridge, inclusive, estima que o impacto da mudança do clima no PIB pode superar a casa dos 7%, ampliando a preocupação com o tema para além da agenda ambiental.

Energia Solar 2

O Brasil tem uma das melhores irradiações do mundo. O Atlas Brasileiro de Energia Solar apontou que o pior lugar no Brasil para produção de energia fotovoltaica é ainda 30% mais eficiente para a produção de energia do que na Alemanha, por exemplo. O interior do Nordeste e o norte de Minas Gerais, por exemplo, são as áreas que possuem maior irradiação solar, ou seja, são as regiões que possuem maior capacidade de geração de energia.

Família reunida: o empresário Francisco Maia fotografado ao lado do seu filho, o escritor Paulo José Maia e da sua esposa, a empresária Rosane Maia. Ela festeja aniversário nesta terça-feira (03)

Up to date

…Bom dia! “O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.”- Mario Sergio Cortella

…Festejaram aniversário na segunda-feira: Doriane Pasqualotto, Silvana Buainain e Merilim Albuquerque

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Rosane Mara de Rezende Maia Costa, Willian D. Puia, Denise Bigolin, Rodrigo Trentin, Rosilene Carvalho e Adriana Cordoba

…A empresária Dirce Zamora que comanda as lojas Monalisa, aterrissa no próximo dia 05 em Campo Grande para participar do coquetel de lançamento do “Evento de Natal” que acontecerá em sua loja da Euclides da Cunha, onde também serão recebidas doações de presentes para crianças e adolescentes de 02 a 18 anos em prol da Casa Peniel e Segunda Casa.

…A Associação Médica de MS e Silvio Haddad lançam no dia 09 de dezembro, ás 19h30 na Winery Brazil, o livro “Tudo o que você queira saber sobre vinhos e não tinha para quem perguntar (Manual do Amador)”. A renda do livro será integralmente destinada à AACC e Pestalozzi.

…Na noite da última quinta-feira (28) aconteceu, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, a cerimônia do Prêmio Jabuti 2019. Entre os vencedores está Jeremias: Pele, que levou a categoria de História em Quadrinhos. A publicação que faz parte do selo Graphic MSP, da Mauricio de Sousa Produções.

…O prêmio de Livro do Ano foi da obra “Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil 1926 – 2013”, escrita por Pedro H. G. Ferreira de Souza. O livro também foi o vencedor da categoria Humanidades. (Fonte: Jovem Nerd/Nerdbunker)