A tangerina é uma fruta cítrica, aromática e rica em vitaminas e minerais, como a vitamina A, C, flavonoides, fibras, antioxidantes, óleo essencial e potássio. Graças as suas propriedades, possui diversos benefícios para a saúde, melhorando a saúde intestinal e estimulando o sistema imune.
Essa fruta pode ser consumida em qualquer momento do dia ou ser incorporada em algumas receitas para preparar sucos ou sobremesas. As folhas da tangerina podem ser utilizadas para preparar infusões e o seu nome científico é Citrus reticulata, podendo ser encontrada em supermercados, mercados municipais e lojas de produtos naturais.
Os principais benefícios da tangerina para o organismo são:
- Prevenção de doenças cardíacas, incluindo a ateroscleroses e o AVC;
- Diminuição do colesterol mau, o LDL, já que é constituída por fibras;
- Fortalecer o sistema imune, pois é rica em vitamina C;
- Prevenção e controle da diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue devido às fibras;
- Prevenção e controle da hipertensão arterial, pois é rica em potássio, mineral responsável por regular a pressão arterial;
- Melhora da digestão e o funcionamento do intestino;
- Favorece a perda de peso, pois possui poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade;
- Ajuda a combater a gripe e os resfriados, já que possui vitamina C;
- Atua como calmante natural e é excelente para quem sofre de insônia.
Além disso, a tangerina, devido ao seu conteúdo de vitamina C, favorece a absorção de ferro a nível intestinal, e, por isso, nos casos de anemia, é recomendado comer uma tangerina juntamente com os alimentos ricos em ferro.
Benefícios para a pele e o cabelo
Além de ser consumida em sobremesas, sucos e chás, a tangerina também é utilizada na fabricação de produtos de beleza como cremes para a pele e para o cabelo. O extrato de tangerina tem o poder de atuar como adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, o extrato dessa fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios. (Fonte:Tuasaúde)