Viaje sem sair de casa: os lares do Marrocos

Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. No Ponte aérea desta semana, trouxemos um pouco dos lares Marrocos. Que tal conhecer o que o destino tem de mais interessante? Da gastronomia a dicas de filmes e livros – tudo o que você precisa para curtir um pedacinho do mundo na sua própria casa.

Os lares marroquinos: conforme as escrituras sagradas

O Alcorão ensina que jamais se deve profanar a intimidade do lar. O que se busca é garantir privacidade à família, algo descrito pelo livro sagrado do Islã como “essencial para a uma vida decente”. No Marrocos, o mandamento é seguido tão à risca que está incorporado até mesmo à arquitetura dos riads. Por fora, a típica casa marroquina não impressiona, limitada a um paredão com uma porta e alguma janela no alto, afastada dos olhos de quem passa. O interior, ao contrário, é magnífico. O coração do riad é um pátio sereno onde laranjeiras fazem sombra para uma pequena fonte de água. A casa ergue-se ao redor, com dois ou três andares, tendo as paredes revestidas de belos azulejos e as portas e janelas voltadas para o pátio. O suave som do jorrar da água é constante. No pátio do riad, pais e filhos descansam, conversam, leem, recebem os amigos. Como se vivessem numa versão reduzida do mundo exterior, eles ali têm contato com o sol, a chuva, o ar fresco, as plantas, os pássaros, a água. É onde os marroquinos encontram a privacidade que Deus tanto preza.

O clássico elemento da decoração marroquina

O Islã condena a idolatria. Por isso, em revez de retratar humanos, a arte no Marrocos explora as formas geométricas. Isso fica claro no zellige, mosaico criado artesanalmente com pequenas placas cerâmicas de diferentes cores e formatos mergulhados numa base de gesso. As possibilidades de padrões são infinitas. O mais clássico e belo elemento da decoração marroquina surge em paredes, pisos, fontes d´água. Não há como não notar a semelhança entre as palavras zellige e azulejo. (Fonte: Teresa Perez)

… Bom dia!  ”Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é’’.  – John Wooden

… Um abraço aos que aniversariam hoje: Ana Carla Ottoni Ribeiro, Ricardo França, Milton Ludovico Moreira Barboza, Gilberto Barreto, Sandra Maciel Infante Vieira, Ricardo Pereira, Eloisa Vicari, Angela Rodrigues Junqueira e Taveira José Carlos. Happy birthday!

… Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin tomam posse hoje (25), às 17h (horário de Brasília), como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Ministro Luís Roberto Barroso, toma posse hoje.

… Em razão das medidas de distanciamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (responsável pela covid-19), o evento será realizado, de forma inédita no Tribunal, com uma mesa virtual de autoridades.

… Somente estarão presencialmente no Plenário do TSE a atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber; os ministros Barroso e Fachin, que tomarão posse em seus cargos; e o ministro Luis Felipe Salomão, escolhido para dar as boas-vindas ao novo presidente em nome da Corte.

… No próximo dia 27 de maio, às 17 horas, Oscar Almendros, Diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, participará de uma Live com Nathália Gomes, autora do blog Kids2gether.

… A transmissão será no perfil de Instagram @kids2gether e o tema será a reabertura do turismo na Espanha. Serão abordados pontos como o início do funcionamento de hotéis e restaurantes, restrições para brasileiros, alterações nas coberturas de seguro-viagem, medidas de segurança para visitas a pontos turísticos, etc.

… A partir do dia 26 de junho, a Netflix passará a disponibilizar no seu catálogo o longa Mulher-Maravilha. Estrelado por Gal Gadot, a produção mostra a primeira aventura da heroína, quando ela deixa Themyscira para acabar com uma grande guerra.

… Da última sexta-feira (22), até a primeira semana de junho é celebrada a Semana do Vinho, período escolhido para refletir sobre a valorização da bebida produzida no Brasil. Para conhecer e festejar, a sugestão de leitura é o livro ‘’Vinho com design’’, que tem como autores o sommelier Agilson Gavioli e a arquiteta Miriam Gurgel.