Na Alemanha a sustentabilidade, é uma velha conhecida

www.guenterstandl.de

Feel good ou, no melhor português, sentir-se bem: é isso que o país europeu quer proporcionar aos seus turistas; tema ainda é mais importante em tempos de pandemia e da necessidade de cuidados especiais ao viajar pelo mundo.

 Depois de meses de confinamento e/ou isolamento social, ainda que de forma lenta, gradualmente, o mundo começa a se abrir ao turismo. Com a Alemanha não é diferente. Ainda que o período seja de cautela, o país europeu, mais do que nunca, se prepara para receber os turistas com toda a segurança. No entanto, independentemente da pandemia, os alemães sabem como receber viajantes de forma segura. E isso passa, inclusive pelo turismo sustentável, onde a Alemanha é reconhecida mundialmente por promover aos seus turistas as melhores experiências. Isso mesmo! São inúmeras atividades ao ar livre, com cidades cercadas por natureza e com toda a infraestrutura hoteleira para garantir uma experiência única.Além da natureza, as cidades alemãs investem em conceitos inovadores de mobilidade, “arquitetura verde”, parques e até na gastronomia. É o caso de Berlim, embora conhecida por ser uma cidade cosmopolita, a capital alemã foi pioneira na criação dos supermercados orgânicos, abertos na cidade há mais de 40 anos. Graças a isso, para os veganos esse é um destino que atende às expectativas, devido à abundância de restaurantes e feiras voltadas a esse público. Além disso, Berlim oferece uma malha de ciclovias, jardins, parques.

“Berlim é apenas um exemplo. Na Alemanha, há inúmeras cidades que vão do moderno ao antigo, da história à natureza, sem abrir mão de ações sustentáveis”, ressalta a diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT), Margaret Grantham.

Que tal desacelerar?

Na Alemanha, tem um conceito aplicado por algumas cidades conhecido como “cittaslow”, cujas localidades focam nas pessoas e, consequentemente, na qualidade de vida e na sustentabilidade proporcionadas a elas. No total, são 21 cidades alemãs que aderiram ao conceito e incentivam as pessoas a aproveitarem o tempo, apreciar o artesanato tradicional e a natureza preservada nesses lugares.

Uma dessas cidades é Deidesheim, na Remânia. Fiel à sua aderência ao “cittaslow”, a cidade que tem uma história na vinicultura, exala paz e relaxamento. Produtora da uva Riesling, Deidesheim cultiva a fruta a partir do manejo sustentável. O resultado são vinhos da mais alta qualidade, enquanto as áreas verdade oferecem proteção às espécies ameaçadas, além de serem um oásis aos amantes da natureza e de caminhadas ao ar livre.

Serviço sustentável

Na Alemanha há mais de três mil hotéis e restaurantes certificados para atenderem turistas que fazem questão de consumir serviços sustentáveis. No caso da gastronomia, os investimentos renderam ao país e aos chefs de cozinha o reconhecimento por tratarem os clientes com pratos produzidos por ingredientes frescos de origem local, usando energia renovável e, sobretudo, com condições de trabalho justas, que garantem um atendimento profissional e honesto.