SP-Foto Viewing Room reúne expoentes da fotografia

Foto Cine Clube Bandeirantes é celebrado em projetos expositivos da Utópica, Isabel Amado + Luciana Brito e Almeida e Dale. Projetos independentes como o coletivo americano MFON: Women Photographers of the African Diaspora, Piscina Art e Centro Cultural Veras são algumas das estreias do Viewing Room  Sophia de Mello Breyner, 1949/1952, de Fernando Lemos (Utópica Photography) | Mahnilei, 2016, de Salimah Mahnilei (MFON) | Modificação e apropriação, 1980, de Gretta Sarfaty (Central Galeria)

De 23 a 29 de novembro acontece o SP-Foto Viewing Room no site https://www.sp-arte.com. A feira online reúne mais de 50 expositores, entre galerias, editoras e projetos especiais que trazem uma seleção minuciosa de fotografia e videoarte. São casas nacionais e estrangeiras como Almeida e Dale (São Paulo), Artespacio (Chile), Millan (São Paulo), Central (São Paulo), Galeria Kogan Amaro (São Paulo e Zurique), Ginsberg (Peru), Isabel Amado Fotografias (Rio de Janeiro), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Galeria Mário Cohen (São Paulo), Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro) e Utópica Photography (São Paulo).

Entre os projetos independentes, estão na Art Platform (São Paulo) e Levante Nacional Trovoa (São Paulo), além do estreante internacional, MFON: Women Photographers of the African Diaspora (Nova York), coletivo responsável por representar a voz de mulheres afrodescendentes, a Piscina Art (São Paulo), plataforma brasileira com foco em artistas mulheres e o Centro Cultural Veras (Florianópolis), um espaço múltiplo e transdisciplinar que promoverá encontros entre arte contemporânea e yoga. Ainda marcam presença instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), que comemora os 20 anos de seu Clube de Colecionadores de Fotografia, o Instituto Mário Cravo Neto (Salvador) e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), bem como as editoras Fotô Editorial, Lovely House e Terra Virgem Edições .

“Cada edição da SP-Foto é única, singular. Buscamos sempre renovar a experiência com o público por meio de diferentes iniciativas onde a fotografia ocupa posição central. Para esta edição em formato digital, que acontece após o sucesso do SP-Arte Viewing Room, que alcançou mais de 56 mil visitantes, traremos conteúdos e projetos expositivos diversos sobre a produção fotográfica moderna e contemporânea”, diz Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Foto. “A fotografia brasileira ocupa uma importante posição no circuito internacional. A cada edição, promovemos um encontro de gerações entre artistas e galerias já consolidadas no circuito e jovens expositores e artistas que estão florescendo agora, são apostas, nomes que acreditamos que vão ascender cada vez mais, a exemplo de casas como a HOA e o Projeto Vênus, e projetos independentes como a 01.01 Art Platform e o Levante Nacional Trovoa”, afirma.

A fim de estreitar os laços entre as obras expostas e os visitantes, o evento promove também uma programação ampla e gratuita com curadores, fotógrafos e outros especialistas em atividades como visitas guiadas e o ciclo de debates e palestras, o Talks, que retorna ao evento agora em formato online. Os detalhes da programação serão anunciados em breve.