Muito se fala sobre a transformação digital e a necessidade iminente de que ela aconteça o mais rápido possível para sobrevivência dos negócios. Em um mundo cada vez mais digital, com novas demandas e mudanças contínuas, é mandatório que as organizações atuem o quanto antes para se manterem relevantes e competitivas no mercado. Aquelas que não passarem pela transformação digital, já sabemos, ficarão para trás. A questão, agora, é aceitar os desafios, colocar em prática a ampla adoção de novas tecnologias e implementar novos modelos de operar o negócio.
O caminho para uma verdadeira transformação digital inclui etapas fundamentais e interligadas que devem nortear toda a caminhada. A principal delas, sem dúvidas, é a mudança cultural das organizações. A máxima “não se mexe em time que está ganhando”, aqui, não é verdadeira. Ainda que os objetivos de negócio sejam contemplados, é preciso pensar a longo prazo e a transformação digital – e cultural – tem papel fundamental nisso.
Um estudo da IDC Brasil mostra que 42% das empresas têm a intenção de iniciar o processo de transformação digital até 2021. Com as demandas inéditas impostas pela pandemia, a necessidade se tornou ainda mais explícita. Empresas que já haviam iniciado o processo de transformação estão vencendo os desafios desse período com mais tranquilidade, enquanto outras perceberam que estão atrasadas e não podem continuar esperando. Para aqueles que estão começando, é importante salientar que a mudança cultural é mandatória para o sucesso da transformação digital. Isso inclui toda organização, mas a liderança tem papel fundamental nessa jornada. Nada mudará em uma empresa antes do primeiro passo do líder e é papel dele incorporar na cultura interna que a verdadeira transformação vai além de novas tecnologias e envolve, também, novas formas de agir para inovar, obter melhores resultados e garantir o sucesso do negócio.
São as novas ideias que viabilizam resultados antes inimagináveis. Podemos pensar em um passado não tão distante, em que ter acesso a serviços financeiros, transporte e toda uma gama de entretenimento na palma da mão, com um smartphone, era inimaginável. O fato é: o que hoje parece impossível, amanhã será uma realidade.
As empresas precisam estar prontas e, para isso, o indicado é estimular a inovação a todo momento para criar serviços e plataformas que atendam às necessidades dos clientes finais antes mesmo que eles as reconheçam. Lideranças empenhadas em fazer a diferença e times engajados conseguem melhores respostas para problemas do dia a dia de milhões de pessoas, chegando a novos serviços e produtos. Isso só é possível com uma verdadeira mudança cultural que inclui novas habilidades e atitudes que considero imprescindíveis:
Inovação – pensar em formas inovadoras para entregar serviços e soluções de qualidade a um baixo custo e que antecipem as demandas dos clientes;
Visão tecnológica – adotar amplamente tecnologias que aprimorem a operação, tragam mais eficiência, proporcionem redução de custos e melhorem os resultados;
Motivar novas ideias – estimular novas ideias que façam a diferença no mercado por meio de produtos e serviços de impacto;
Adaptabilidade – entender a necessidade contínua de adaptar os negócios para as novas demandas da sociedade;
Cliente no centro de tudo – fomentar esse modelo, guiando as estratégias de todos os times sempre tendo como base as necessidades e desafios dos clientes.
Líderes e times que contemplem essas características estimulam o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias disruptivas. Esse é o início da mudança cultural, necessária para que a transformação digital deixe de ser apenas um planejamento. A hora de mudar é agora e o primeiro passo é dos líderes.