*Daniel Bydlowski
Existem muitos conceitos que poderia fazer de um filme o favorito. Cada um tem sua magia, alguns fatores de certos filmes podem ser meus preferidos. Mas sem sombra de dúvidas, no contexto geral, Forest Gump é especial para mim. Assim como todos nós, os famosos atores hollywoodianos também têm aquele filme favorito e fui buscar o que alguns desses ícones da atuação gostam e também falar um pouco de cada produção.
Harrison Ford, o eterno Han Solo, elege O Sol É Para Todos (1962). Não há espanto, uma vez que, inspirado em um livro homônimo, é um clássico tanto da literatura quanto do cinema. A visão infantil de um grande caso de justiça social da história, traz um debate pertinente que envolve racismo, ruptura da pureza e coragem.
Tom Hanks, de ficção o seu personagem Forest Gump supostamente entende, mas esse ator gosta mesmo é de Uma Odisseia no Espaço (1968). Foi um marco à época com os cenários incríveis e uma criatividade sem tamanho. O confronto entre homem e máquina no espaço resulta em uma viagem no espaço e tempo que, realmente, na década de 60, ninguém imaginaria.
Johnny Depp tem cara de caricatura e a maioria de seus personagens parecem sair direto de um desenho. Portanto, quando diz que o espetáculo de produção O Mágico de Oz (1939) é seu filme favorito, nós realmente acreditamos. Cores, dramas, problemas de aceitação envolvem esse enredo maravilhoso e dá vida a um dos clássicos infantis mais amados do mundo.
Morgan Freeman, ator de muitos sucessos que fica difícil escolher um só, me surpreendeu com a sua escolha, Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001). A dramática história de uma cortesã e um poeta, com um cenário de tirar o folego. Com muita música e boemia, a produção foi indicada à 8 Oscars e venceu 2, figurino e direção de arte.
Uma Thurman, a Mamba Negra de Quentin Tarantino, escolheu Confidências à Meia-Noite (1959). Perfeito para os momentos de fossa, o romance é uma viagem no tempo para os mais velhos e uma espécie de viagem na história para os mais jovens. Um acomodado solteiro e uma despreocupada garota vão arrancar suspiros e sorrisos dos espectadores.
Robert De Niro, o impecável Vito Corleone, aposta em Vidas Amargas (1955). Um filme épico em que um menino disputa o amor do pai com o irmão. O jogo vira quando ele vai atrás de sua mãe, até então dada como morta porque virou prostituta, para conseguir um empréstimo e salvar a fazenda da família. Eu, claramente, consigo imaginar De Niro assistindo esse filme.
Esses são os filmes preferidos dos famosos, e o que fica bastante evidente é a preferência por clássicos. Afinal, um clássico é sempre a primeira escolha para assistir mais de uma vez.
Sobre o cineasta:
O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.