Brasil registra recorde de empresas abertas em 2020

O Brasil registrou, em 2020, um recorde histórico na abertura de novas empresas e encerrou o ano com quase 20 milhões de negócios ativos. O resultado foi apresentado pelo Ministério da Economia no Mapa de Empresas, divulgado na manhã da terça-feira (2). Segundo dados do governo federal, o país criou 3,4 mil novas empresas no ano passado, o que representa um crescimento de 6% em relação a 2019. A marca inédita confirma que – apesar da pandemia – a economia brasileira tem reagido bem graças às medidas de apoio ao empreendedorismo.

Mapa de Empresas

O Mapa de Empresas mostra que, ao longo de 2020, foram fechadas pouco mais de 1 milhão de empresas (queda de 11,3% quando comparado a 2019). Com isso, o país teve um saldo positivo de 2,3 mil empresas abertas, ao final de 2020. Para o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, os números apresentados pelo governo espelham o resultado do trabalho feito para a melhoria do ambiente de negócios e estímulo à atividade empreendedora no Brasil. Segundo ele, as ações de desburocratização e simplificação conseguiram reduzir o tempo médio para abertura de empresas (no terceiro quadrimestre de 2020) para 2 dias e 13 horas, o que representa diminuição de 1 dia e 22 horas (43,0%), quando comparado ao mesmo período de 2019.

Biometria facialEntre as medidas adotadas pelo governo, o secretário especial destacou o registro de empresas com biometria facial, a ampliação das atividades dispensadas de alvará para funcionamento, a revisão completa das normas de registro (simplificação e unificação de 56 normas e ampliação do registro automático), a possibilidade de coleta única para abertura de empresas e simplificação de procedimentos e a implementação do Balcão Único (projeto piloto em São Paulo).

MEI

Entre as empresas abertas em 2020, o grande destaque foram os microempreendedores individuais (MEI). Foi verificado, pelo Ministério da Economia, o registro de 2,6 milhões de MEI em 2020, representando um aumento de 8,4% em relação ao ano de 2019. Com isso, essa categoria de empreendedores chegou ao total de 11,2 milhões de negócios ativos no país. O MEI representa hoje 56,7% das empresas em atividade no Brasil e 79,3% das empresas abertas no ano de 2020.

Sebrae 1

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os dados apresentados pelo Ministério da Economia confirmam a importância das medidas adotadas pelo governo, desde o início da pandemia, no socorro aos pequenos negócios e no estímulo ao empreendedorismo. “As pesquisas realizadas pelo Sebrae têm mostrado que as pequenas empresas são o principal motor da economia brasileira. Não é exagero afirmar que são os donos de pequenos negócios que levam o país nas costas. Basta ver os dados de geração de empregos.

Sebrae 2

As micro em pequenas empresas foram o único segmento que conseguiu reverter a perda de postos de trabalho provocada pela crise e fechar o ano com saldo positivo de 293,2 mil novos empregos”, destacou. Para o presidente do Sebrae, os números confirmados pelo Mapa de Empresas apontam a importância da manutenção das medidas de socorro aos empreendedores pelo tempo que durar a crise e a queda de faturamento das empresas.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles

Pronampe

Ao longo de 2020, as medidas emergenciais implementadas pelo governo federal foram fundamentais não só para manter os pequenos negócios em operação, mas para assegurar a manutenção do nível de atividade da própria economia. Iniciativas como a flexibilização das regras trabalhistas, que permitiu a manutenção de milhões de empregos ou a criação do Pronampe, que viabilizou mais de 516 mil operações de crédito no valor total de R$ 37,5 bilhões, foram decisivas para que o país pudesse atravessar a crise com o menor impacto possível.

Veículos usados

As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), apresentaram retração de 4,17% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2020. Ao todo, foram transacionadas 1.159.997 unidades, em janeiro de 2021, contra 1.210.465, em janeiro de 2020. Na comparação com dezembro do ano passado, o resultado foi uma retração de 27,15%, quando foram transferidas 1.592.248 unidades.

Queda

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, as transações apresentaram queda de 5,15%, em janeiro/2021, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao todo, foram negociadas 869.169 unidades, no primeiro mês de 2021, contra 916.360 unidades, em janeiro de 2020. Em relação a dezembro do ano passado, quando foram comercializadas 1.204.904 unidades, houve queda de 27,86%.

Seminovos

Do total de automóveis e comerciais leves transacionados, os seminovos, com 1 a 3 anos de fabricação, representaram 9,69% das negociações, realizadas no primeiro mês de 2021. Em janeiro/2021, a relação entre novos e usados ficou em 5,3 automóveis usados para cada novo comercializado no País.

Derrota

Após ser derrotada por Rodrigo Pacheco na disputa pela Presidência do Senado Federal , Simone Tebet vai avaliar seus próximos vôos. Como 2022 só se disputa uma vaga para o Senado , a sua , ela deverá pendurar suas chuteiras.

Pensativa a senadora Simone Tebet. Foto: Divulgação

Mudança

Caso assuma um Ministério como está sendo comentado , O Senador Nelson Trad Filho será substituído pelo seu suplente José Chagas. Empresário queridíssimo em Naviraí com um trabalho empreendedor de referência , Chagas será uma grata surpresa no Senado Federal pela sua experiência, humildade e capacidade de articulação.

O ator e cantor Michel Abou embarca em mais um desafio profissional ao interpretar um dos operários que estará na etapa “Torre De Babel” na novela Gênesis, da tevê Record, que estreou no último dia 19 de janeiro.

Desastre

Não é surpreendente que os solteiros tenham tido dificuldades para flertar em 2020, mas e se fosse possível resumir o cenário dos encontros em uma palavra, qual seria? Para compreender o sentimento que ficou em relação a paquera no último ano, o Inner Circle, aplicativo de relacionamento global criado para ajudar os solteiros a encontrarem o seu verdadeiro match, realizou uma pesquisa com 6 mil usuários brasileiros, que, em primeiro lugar, descreveram os dates em 2020 como um “desastre”é o que mais representa o período.

Vaga de emprego

A Stone, empresa de tecnologia em serviços financeiros, tem novas oportunidades de emprego abertas em Campo Grande. As vagas são para o time comercial externo da fintech que busca pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil. Para se candidatar, é só acessar o site e se inscrever.

Não há data limite para realizar a inscrição no portal. As vagas contam com salário fixo + variável relacionada ao cumprimento de metas. Além disso, a empresa oferece vale alimentação e refeição, vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.

Querida que só, a Subsecretária de Políticas para a Mulher da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a advogada Carla Stephanini

… Bom dia! Muito bom chegar na fase que você só quer paz, nada de confusão e ninguém te atrapalhando.

Trocam de idade hoje: Arildo Flores, Célia Barbosa, Cláudia Okada, Marizete Dallagnol, Sabrina Duarte, Evandro Gasparetto, Jadson de Jesus Almeida, e Sônia Carvalho. Happy birthday!

… Um lugar charmoso e discreto na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem feito sucesso entre a classe artística. O destaque vai para o menu de qualidade, repleto de petiscos diferenciados.

O cardápio é assinado pelo chef Matheus de Souza Silva. Na lista de frequentadores da casa, nomes como Xande de Pilares, Arlindinho Cruz, Diogo e Daniele Hipólito, Silvinho Blau Blau e Jorge Pontual. Todos estavam curtindo o Salomé Bar e Restaurante que, localizado na Olegário Maciel, tem se tornado um dos novos points descolados da noite carioca.

… O deputado federal Alexandre Frota foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 50 mil para o compositor Chico Buarque por danos morais. A sentença é referente a um tuíte feito pelo parlamentar tucano em 2017. Na publicação, o político afirmou que o cantor teria se beneficiado de recursos desviados da Lei Rouanet. (Fonte Correio Brasileinse)

Advogado de renome nacional , Lázaro Gomes Júnior é uma das referências do estado lá fora quando a pauta é Direito e jurisprudência. Estudioso e amigo dos livros , tem na sua banca uma infinidade de talentos.