Pesquisa revela que 55% já investem nesse segmento, que tem a Housi como um dos grandes players
Bastante popular nos Estados Unidos, o modelo de empreendimento residencial multifamily vem crescendo no Brasil. É o que revela a pesquisa recente produzida no primeiro trimestre de 2021 pela CBRE Brasil, referência mundial na prestação de serviços comerciais e investimento para o setor imobiliário. O levantamento aponta que 55% dos entrevistados já investem no mercado de multifamily e que mais de 70% pretendem investir neste setor nos próximos três anos. O estudo ainda mostra que o perfil desse público investidor é composto por pessoas de renda mais elevada. E a Housi, primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo, é uma das pioneiras no mercado imobiliário brasileiro a apostar neste segmento.
Conceitualmente, multifamily trata-se de uma estrutura de habitação na qual todos os moradores são apenas locatários. Ou seja, em um edifício, todos os apartamentos pertencem a uma única empresa, responsável por oferecer serviços e infraestrutura para otimização e melhor praticidade do espaço residencial. A empresa funciona como uma plataforma de gestão para o público investidor. E, geralmente, também participa do processo de concepção das áreas comuns do empreendimento.
De acordo com o CEO, Alexandre Frankel, o investimento Real Estate no Brasil deverá crescer em função da nova realidade criada pela pandemia. Com o baixo rendimento de outras modalidades de investimento e o caráter volátil do mercado financeiro, aportar recursos em imóveis é um jeito seguro e rentável de enfrentar a crise, já que o setor de multifamily oferece retornos bastante atrativos.
“Os ativos imobiliários são muito desejados, pois geram renda passiva para o investidor e maior segurança. Em vez de ter 2% no CDI do banco ou um baixo retorno em CDBs, na Housi, é possível ter uma renda média de 12% ao ano. No Brasil ainda há poucos players, estamos mais uma vez à frente no mercado”, afirma Frankel.
Modelo norte-americano inspirou criação da startup
Ao desenvolver os próprios projetos, a empresa quer atrair a atenção de investidores, principalmente institucionais, como grandes fundos e corporações nacionais e internacionais. As flagships, como são chamados os empreendimentos-conceito da empresa, proporcionam uma verdadeira experiência em todos os serviços: têm localização estratégica, imóveis mobiliados e agregam diversos serviços e facilidades, como Netflix, Spotify, personal trainer, lavanderia e limpeza. As unidades também já vêm equipadas com enxoval de cama e banho e até taças e talheres. O processo é 100% digital.
O modelo norte-americano de multifamily foi umas das inspirações para Alexandre Frankel criar a empresa. “É uma indústria que existe há mais de 100 anos nos Estados Unidos e ainda tem um perfil muito analógico. Aqui, pulamos para um negócio completamente digital, essa é a principal diferença. Nosso processo é todo online. Temos a inovação e a tecnologia a nosso favor, sem entraves burocráticos ou qualquer outro tipo de complicação”, explica.