Alto índice de vacinação no Brasil ajudou a posicionar o País como zona de baixo risco, assim como os demais países da região.
Em Aruba
O governo de Aruba acaba de anunciar novos protocolos de entrada para viajantes da América Latina. A partir de agora, não é mais obrigatório o teste PCR, o laudo negativo de testes rápidos também serão aceitos como parte do protocolo de entrada na entrada da Ilha mais Feliz do Caribe.
Baixo risco 1
Além disso, o tempo de espera para viajar a Aruba para recém infectados também baixou, passando de 14 para 10 dias. Estão isentos de quarentena antes do embarque passageiros com 12 anos ou mais que testaram positivo entre 10 dias a 12 semanas antes do embarque, mas não apresentam sintomas da Covid. Para eles apenas o laudo negativado já é suficiente. No entanto, como parte do processo obrigatório do cartão de embarque/desembarque, esses visitantes deverão enviar comprovante de resultado positivo do teste PCR realizado entre 10 dias e 12 semanas antes da data da viagem para Aruba.
Baixo risco 2
Essas regras valem para países classificados como baixo risco, onde o Brasil se encontra, mas vale ressaltar que a lista de locais de baixo, alto e muito alto risco é atualizada a cada duas semanas. Para verificar a situação, os passageiros devem acessar este site
Protocolos de entrada
Para poder aproveitar férias em Aruba, os viajantes brasileiros precisam se atentar a alguns protocolos:
- Passaporte válido até antes do término da estada autorizada em Aruba;
- Certificado internacional de vacina contra febre amarela aplicada 10 dias antes da viagem.
Maiores de 12 anos
- Teste antígeno negativo realizado até 24 horas antes do embarque;
- ED Card online, disponível neste link;
- Seguro Covid: ($15 por adulto e gratuito para menores de 14 anos)
Seguro de Visitantes 1
O Seguro de Visitantes de Aruba é um seguro de viagem obrigatório que ajuda a proteger os visitantes de possíveis despesas médicas e não médicas se o teste for positivo para Covid-19 durante a estada em Aruba ou antes do retorno ao Brasil.
Seguro de Visitantes 2
Para fazê-lo é bastante simples. Após a conclusão do processo do ED Card, o passageiro receberá a confirmação de aprovação da viagem, que será exibida digitalmente ou em cópia impressa no check-in e / ou embarque. Vale lembrar ainda que os viajantes também precisam ter os documentos necessários para voltar ao Brasil e realizar exame RT-PCR 72 horas antes do voo de volta. Outras informações sobre os requisitos de viagem para Aruba estão disponíveis aqui
Sobre Aruba
Como um dos destinos caribenhos mais visitados, Aruba, uma ilha feliz, oferece praias deslumbrantes, diversas delícias culinárias, um extenso e inesquecível Parque Nacional de Arikok e hotéis e vilas reconhecidos internacionalmente. Líder em inovação, o país foi classificado em primeiro lugar na lista de Melhores em Viagens 2020 da Lonely Planet devido a sua preocupação com a sustentabilidade. Os protocolos de segurança do “Código de Saúde e Felicidade” de Aruba proporcionam paz de espírito e, ao mesmo tempo, uma experiência relaxante na ilha. Localizado fora do cinturão de furacões, Aruba oferece desde escapadelas românticas em praias até experiências de bem-estar inesquecíveis.
Comércio eletrônico
Mesmo com a queda nas medidas restritivas adotadas pelos governos estaduais e municipais, o número de microempreendedores individuais (MEI) e de micro e pequenas empresas que comercializam seus produtos pela internet continua apresentando incremento. De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em novembro do ano passado, 74% dos pequenos negócios atuam no comércio eletrônico.
Mulheres
As mulheres são as que mais digitalizaram seus negócios. Segundo a pesquisa, oito a cada dez empreendedoras estão no comércio eletrônico, entre os homes, essa proporção para cai para sete a cada dez. Quando a análise é feita por porte, observa-se que os microempreendedores individuais (MEI) também são mais atuantes com 76% deles vendendo pela internet contra 72% dos donos de micro e pequenas empresas.
A plataforma Whatsapp é a mais utilizada para efetuar vendas, sendo adotada por 84% dos pequenos negócios que comercializam eletronicamente. Em segundo lugar, vem o Instagram com 51% de adeptos, seguido pelo Facebook com 42%. Apenas 14% desses negócios possuem loja virtual própria e outros 6% utilizam aplicativos como Ifood, Rappi e UberEats. Plataformas de Marketplace como OLX, Mercado Livre e Magalu abarcam menos de 7% dos empreendedores. Clique aqui para conferir mais informações sobre a Pesquisa do Sebrae.
Restaurantes
O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou queda de 7,6% no faturamento em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2020, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram também uma leve queda no valor gasto nos supermercados (-1,2%).
… Bom dia!”Afaste-se daqueles que minam seu otimismo e entusiasmo; ainda que isso lhe faça sofrer”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Silverton Aguena, Antonio Perez, Ozeas Rodrigues, Mario Santos, Elizabeth Rocha, Eva Ramires, Jacqueline Hildebrand, Osmar Souza, Maura Alves Teixeira, Kika Haralampidis Costa, Maysa Campos Vieira, Rodolfo Santos, Yara Penteado, José Carlos Vitorino, Sirlei de Mello, José Marcelino Batista, Ana Mazette, Marina Morgantini, Daniane Coelho e Camila Ezequiel. Happy birthday!
… Segundo uma compilação de seis conjuntos de dados internacionais realizada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), das Nações Unidas, 2021 ficou entre os sete anos mais quentes de todos os tempos. O documento, divulgado na terça-feira faz o alerta: os níveis recordes de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera não apontam para uma reversão dessa tendência.