O preço da 2ª bebida mais popular entre os brasileiros atinge o maior patamar dos últimos 25 anos
Pesquisa
O café é a 2ª bebida mais consumida no Brasil, só ficando atrás da água. Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano. É o que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese.
Top 15
De um total de 193 países, o Brasil está entre os top 15 países que mais consome café no mundo, na atual posição 14ª.
Finlândia
No topo do ranking, está a Finlândia, com um consumo de mais que o dobro dos brasileiros, aproximadamente 12kg per capita ao ano. Uma das explicações do alto consumo é o clima do país. Localizado no norte do planeta, a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. Para aquecer a temperatura corporal, os finlandeses costumam tomar de 5 a 8 xícaras de café durante todo o dia (inclusive à noite nos jantares).
A paixão dos brasileiros
O tipo de café preferido dos brasileiros é o café expresso (opção pura do café e sabor mais forte). Em segundo lugar está o pingado ou café com leite (mistura de 80% de leite com 20% de café).
Cappuccino
O capuccino fica na terceira posição, e é uma mistura de café, leite, chocolate, noz moscada e canela. O macchiato (50% expresso e 50% creme de leite) e o café latte (versão encorpada do cappucino), estão na quarta e quinta posição, respectivamente.
Produção de café
Com relação à produção de café, o Brasil está no topo no ranking mundial, e o mais incrível é que o país detém este título por mais de 150 anos. Aproximadamente 40% de toda produção mundial, vem do Brasil. Os principais estados produtores são Minais Gerais, São Paulo e Paraná.
Maior preço
Apesar do Brasil ser o maio produtor mundial de café, a bebida teve um dos maiores aumentos dos últimos 25 anos no Brasil. Nos últimos 12 meses a bebida teve um aumento de mais de 40%. No caso de Florianópolis, a capital com a cesta básica mais cara do país, o aumento foi de impressionantes 60%.
Dólar
Um dos motivos do aumento relevante nos preços, está relacionado ao dólar. A saca do café é cotada na Bolsa de Nova York, e é utilizado o dólar como moeda base. Como nos últimos tempos o dólar teve um aumento relevante frente ao real, a consequência é que o preço do café também sofreu um aumento significativo.
Uso de máscara
… Bom dia! “Respire fundo e fique atento às surpresas deliciosas que a vida preparou para você”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Yolanda Barreto Flud, Mary Aniz Sayd, Kennedy Xavier, Vera Lucia Scherer, Rafael Santos Bebeto, Ana Kelly Martinez, Daniela Correa Silverio, Catiane Bordignon Carassa, Keylla Kyrlley Costa, Claudio Marques, Sebastião Rosa, Ysabella Penzo, Tania Magali Rodrigues, Ronei Barbosa, Julia Ocampo, Tito Escobar, Luzia Mamoré, Alenice Amada De Cristo, Vini Fernandez, Fernando Teixeira Cardoso, Ducléia Clarindo da Cruz, Nair Marcolina Oliveira, Irineu Alves de Lima e Silas Ismael. Happy birthday!
… A Brizza Arezzo, marca de chinelos do grupo Arezzo&Co, anuncia o seu novo rosto para 2022: o fenômeno internacional, Anitta. A cantora carioca que se tornou sensação mundial, estreou na marca em uma campanha, lançada no dia 2 de fevereiro.
… Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos aponta que o câncer é um tema próximo da população brasileira: 92% conhece alguém ou já teve o diagnóstico e 82% têm medo de desenvolver a doença no futuro.
… Para 68% dos brasileiros, a saúde é uma preocupação em si, mas essa consciência não se reflete plenamente na adoção de comportamentos saudáveis: apenas 39% dizem praticar atividades físicas regularmente, e 37% evitam a exposição solar entre 9h e 16h.
… Dentre os fatores de risco apresentados, o sobrepeso é o que gera maior dúvida sobre sua relação com o câncer: 31% não souberam responder, contra 30% que concordam parcialmente e 24% totalmente com a afirmação de que estar acima do peso é um fator de risco para o desenvolvimento da doença.
… Destaca-se ainda o descompasso entre o percentual de pessoas que afirmam se preocupar com a prevenção de doenças, 43%, e dos que não discordam com a afirmação de que “hábitos de prevenção ao câncer são pouco efetivos”: 56%.