Prefeita Adriane Lopes se reuniu com deputada e ex-ministra para discutir projetos futuros para Campo Grande MS

Prefeita Adriana Lopes clicada ao lado da Deputada Tereza Cristina e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Regina Alves

A Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes recebeu nesta sexta-feira (27) a deputada federal Tereza Cristina e a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Regina Alves. O encontro no Paço Municipal serviu para debater sobre a Rota de Integração Latino-americana e projetos voltados para a juventude, emprego e renda e empreendedorismo.

Em Campo Grande para participar do 1° Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico, Tereza Cristina ressaltou o impacto da rota para o desenvolvimento econômico da Capital. “A rota já é realidade e entendo que a ponte, sobre rio Paraguai, será o start para fortalecer as relações comerciais e turísticas da capital de Mato Grosso do Sul com os países envolvidos”. A tecnologia também foi pauta do encontro, onde a parlamentar apresentou os caminhos para que a Prefeitura possa captar recursos para essa área.

Já a ex-ministra Damares, que está na Capital para o lançamento da Marcha para Jesus, lembrou dos projetos disponíveis aos municípios por meio da União. “Podemos citar, por exemplo, no caso do primeiro emprego para jovens, o Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore), que a Prefeitura pode fazer a adesão. Outros projetos importantes são aqueles de enfrentamento ao suicídio e de crédito voltado para as mulheres, que podem somar com as políticas públicas do município”.

A Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes recebeu nesta sexta-feira (27) a deputada federal Tereza Cristina e a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Regina Alves. Foto: Diogo Gonçalves

Adriane destacou que os temas discutidos na reunião vêm ao encontro dos projetos incluídos no planejamento estratégico da gestão. “Temos algumas iniciativas na Capital em parceria com a união, entre elas está o Programa Criança Feliz, que aderimos quando eu ainda era vice-prefeita. Mas queremos buscar todas as possibilidades de trazer novos projetos aos campo-grandenses. Além disso, ao sabermos hoje do projeto federal de enfrentamento ao suicídio, podemos encaminhar nossa adesão ao mesmo, para fortalecer o nosso Programa Valorização da Vida que, coordenado pela Semed, e que já realizou mais de 20 mil atendimentos tanto de profissionais da educação quanto de estudantes da Reme. Se temos a chance de ampliar é certo que vamos buscar essa oportunidade”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Lei

O programa Valorização da Vida foi instituído pela lei municipal no dia 21 de janeiro de 2021. O programa atua com os alunos desde agosto de 2018, e com os profissionais da educação das 105 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das 99 escolas municipais de ensino fundamental, a partir de 2020 com o início da pandemia.
O objetivo é garantir o bem-estar social, fortalecer a autoestima e o desenvolvimento psicossocial, além de contribuir para resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Reme.