1.193 marcas inauguram novas lojas em shoppings de todo o Brasil

No segundo trimestre de 2022, alta foi de 23% ante a adesão de 969 ­no mesmo período do ano passado

Levantamento

Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.193 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no segundo trimestre de 2022. O resultado representa um crescimento de 23% na comparação com o mesmo período do ano passado, que contou com 969 marcas abertas nos empreendimentos. Sobre o 1° trimestre deste ano, a alta foi de 34%. De acordo com a pesquisa “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, este foi o terceiro melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no terceiro e quartos trimestres de 2022, com 1.221 e 1.560 inaugurações, respectivamente.

Cololido, a rede de franquias pioneira no segmento de vending machines de algodão-doce que trouxe essa inovação ao mercado no Brasil. Foto: Mariana Saliba

Os segmentos

No intervalo, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, ao reunir 26% das marcas; seguidos por vestuário (19%); calçados (6%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); serviços estéticos (4%); perfumaria e cosméticos (4%); acessórios (4%); relojoaria e joalheria (4%); entretenimento (4%); artigos esportivos (3%) e telefonia e acessórios (2%). Por sua vez, entre as 1.193 empresas que mais inauguraram novas unidades estão: Cololido Algodão Doce (alimentação e bebidas), The B-Burgers (alimentação e bebidas), Milky Moo (alimentação e bebidas), Fini (alimentação e bebidas), Kekala Custom Picolé (alimentação e bebidas), Yes! Cosmetics (perfumaria e cosméticos), Touti Cosmetics (perfumaria e cosméticos), Laser Fast (serviços estéticos), Youcom (vestuário) e Stop&Go (entretenimento). Outros destaques no período foram as entradas de novas marcas como a Funlab, do Grupo Guararapes, e a Katon Restaurante, estabelecimento temático da Piticas.

Youcom inaugurou nova loja na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: YOUCOM

Modelo de negócios

O levantamento Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão ainda constatou que, de abril a junho, o nível de vendas registrou uma alta de 38,2% em relação ao trimestre anterior. Influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shoppings. “É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Alexa 1

Alinhada com seu compromisso de evoluir continuamente a experiência para os clientes brasileiros, a Amazon anuncia a disponibilidade da versão de voz com timbre masculino para Alexa no Brasil. A partir de hoje, clientes podem escolher entre a voz original ou a nova opção. As palavras de ativação para pedir um comando continuam sendo as mesmas já existentes: “Echo”, “Amazon” e a mais conhecida, “Alexa”.

Amazon anuncia a disponibilidade da versão de voz com timbre masculino para Alexa no Brasil

Alexa 2

Para ouvir as interações e respostas de Alexa na nova voz, basta dizer: “Alexa, mude de voz”. Vale ressaltar que imitações, histórias e canções originais não estarão disponíveis nesta opção. Quando o cliente estiver ouvindo esses tipos específicos de conteúdo, a voz será a já conhecida de Alexa, desde seu lançamento. Ao finalizarem esses conteúdos, a voz volta ao timbre masculino se tiver sido selecionado. Em uma casa com mais de um dispositivo, é possível personalizá-los, escolhendo a opção de voz de preferência para cada dispositivo selecionado.

… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Cleia Gregorio, Giselia Bezerra, Neusa Borges, Luciana Rossetti, Thereza Pereira Santos, Larissa Lima, Regina Bezerra, Simone Furlan, Lilian Oliveira, Adeh Fernandes, Carlos Roberto, Elvira Brandão, Eunice Arruda, Aparecida Dias Barbosa, José Silva, Marta Nascimento, Cristiane Benedito Soares, Marcia Silva, Mery Penajo, Cleiton Franco, Oriana Garcia, Poliana Porcino e Jedalia da Silva Pereira. Happy birthday!

… Como uma ode à herança da Zegna, a Coleção Outdoor é inspirada por toda estrada Zegna 232. A representação gráfica de duas faixas na cor Vicunha é inspirada por uma estrada de 26km, pavimentada em 1930 que conecta o Oasi Zegna com as comunidades locais. Prestando homenagem aos valores e ideais que definem a marca por mais de 110 anos, o logo em negrito representa tanto o passado quanto o futuro, combinando perfeitamente com a Coleção.

Capturada na paisagem do Oasi Zegna, a nova coleção Outdoor continua seguindo a visão da ZEGNA para combinar a herança dos tecidos delicados e luxuosos com as exigências do ar livre.

… Consolidando seu foco em um estilo de vida ativo, a coleção também conta com acessórios elaborados em parceria com alguns dos mais conceituados nomes do esporte e alto desempenho: La Sportiva, Garmin, zai, TSL, Sigg e KASK.

… A coleção está disponível desde ontem (27), nas lojas internacionais da Zegna e canais de venda selecionados.

Com o objetivo de estimular e promover a diversidade, inclusão social e pluralidade, a 4ª edição do Summit Êxito de Empreendedorismo, maior congresso de empreendedorismo, inovação e marketing digital do Brasil, confirma a realização do Summit Social, com painéis que vão apresentar cases de sucesso de pequenos e médios empreendedores.

… O evento, que é organizado pelo Instituto Êxito de Empreendedorismo, será gratuito, totalmente on-line, e acontece entre os dias 05 e 13 de novembro, com inscrições gratuitas www.summitexito.com.br