
Chega a noite e você já começa a se preocupar com o momento de ir dormir? A insônia é uma companheira frequente nas suas madrugadas? Dificuldades com o sono são comuns e afetam grande parte dos brasileiros. Pesquisas recentes, realizadas pelo Instituto do Sono, revelaram que 66% dos brasileiros têm problemas para dormir.
O problema foi agravado nos últimos anos, com o aparecimento da pandemia. Casos de estresse e preocupações são alguns dos principais ladrões de sono. Mas como auxiliar o organismo a ter noites mais tranquilas e saudáveis? Essa é uma questão que pode ser resolvida com o uso da melatonina.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/05/19/melatonina.jpg)
A melatonina é um hormônio tão importante no organismo que, além de interferir na regulação do sono, é considerada uma biomolécula multifuncional envolvida em funções imunomodulatórias, anti-inflamatórias, antioxidantes, neuroprotetoras e antitumorais, como explica a nutricionista da Polaris, Roberta Thawana. “A melatonina é sintetizada a partir do triptofano, especialmente pela glândula pineal, e liberada quando em condições de baixa luminosidade. Sua secreção acontece à noite e está relacionada com o sono, redução da temperatura e controle do ciclo circadiano de forma geral. Isso significa dizer que a melatonina é um hormônio fundamental para controlar nossa saúde e nosso bem-estar. Por isso, estar atento a dicas de como regular a produção desse hormônio vai interferir em diversos aspectos da nossa saúde”, afirma.
Além de noites mais tranquilas, sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória ajuda na imunidade e no controle de refluxo e de enxaquecas. Roberta aponta algumas dicas para dar aquela forcinha ao organismo na produção de melatonina. “Praticar exercícios físicos com frequência, manter uma rotina saudável de sono, com hora para dormir e para acordar, respeitando os limites de necessidade de descanso do seu corpo, ingerir alimentos mais leves antes de ir dormir e, principalmente, o grande desafio da modernidade: fique longe de telas azuis antes de ir dormir”, aponta.

Sim, é isso mesmo. Aquela espiadinha no celular, já na cama, prestes a ir dormir, não é um bom aliado na saúde do seu sono. O ideal é, a partir do cair da tarde, já ir se desligando dos aparelhos de tela azul, como computadores, celulares, tablets e tevê, para já dar o sinal ao seu organismo de que é hora de repousar, de diminuir o ritmo e entrar no clima para uma tranquila e saudável noite de sono.
Outra forma saudável é manipular melatonina na quantidade necessária para regular o organismo. “Para isso, consulte seu médico de confiança e verifique se está tudo ok com suas taxas de melatonina. Se precisar da suplementação, o ideal é consumi-la próximo da hora de ir dormir. Uma boa noite de sono recarrega as baterias e nos deixa sempre alerta para enfrentar os desafios do dia a dia”, finaliza a nutricionista.