Ainda dá tempo de planejar uma ceia mais saudável

Pequenas adaptações nos ingredientes, como trocar a maionese por creme de ricota, fazem toda a diferença, sem alterar o sabor

Ceia de Natal ou Réveillon

O fim de ano é época de confraternizar e muita gente se joga na Ceia de Natal ou Réveillon como se não houvesse amanhã. O resultado, todos sabem, é, além de uma possível indigestão, começar 2022 com uns quilos a mais na balança. Os exageros costumam renovar a velha promessa de se alimentar de um jeito mais saudável. Mas, por que deixar as resoluções de Ano Novo só para depois? É possível planejar desde já uma festa com opções equilibradas e saborosas. Para isso, a nutricionista Ana Claudia Nina Gomez de Araújo, do Hospital Marcos Moraes, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, sugere algumas adaptações nos pratos. A maionese de legumes, que não falta em muitas casas, pode, por exemplo, ficar mais fit, mas, importante, não menos gostosa.

Maionese

“A maionese não é um vilão completo da alimentação, mas é prejudicial à saúde se consumida em excesso, pois contribui para o sobrepeso, que é fator de risco para doenças no coração, desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, aumento do colesterol, diabetes, entre outros. Uma colher de sopa deste alimento pode apresentar 125 mg de sódio. O ideal é que um adulto saudável consuma, no máximo, 2,3 mg diários. Se ele for hipertenso, a quantidade cai para 1,5 mg”, alerta Ana Claudia.

Prato menos calórico

Para ter um prato menos calórico sem perder o sabor, Ana Claudia sugere que se troque a maionese da receita por iogurte natural sem sabor ou creme de ricota. A cenoura e batata de praxe não podem faltar! A farofa é outra iguaria que merece uma alteração. Nada de afogar farinha em uma quantidade absurda de manteiga! A nutricionista aconselha que se use pouca gordura e que se deixe de lado bacon e linguiças. Uma opção saudável é trocá-los por vegetais como cenoura e cebola e investir em oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. Outro recurso é apostar em sementes que garantem crocância, como as de gergelim e girassol, e realçar o sabor com ervais naturais, tais quais salsinha e, para quem gosta, coentro.

Farofas

 

As farofas prontas não são as melhores opções, pois costumam apresentar quantidades altas de sódio e gordura saturada. Além disso, têm componentes como aromatizantes, conservantes e realçadores de sabor. O ideal é sempre preparar o prato em casa com ingredientes naturais e que acrescentem nutrientes e fibras. Dica: usar a farinha de aveia, que oferece muito mais fibras e ainda conta com magnésio e vitaminas do complexo B.

As passas

 

A polêmica das passas não pode ficar de fora! Quem é do grupo que odeia o festival de passas natalino precisa saber que, como outras frutas secas, elas são excelente fonte de vitaminas e de energia. Portanto, é necessário pensar duas vezes antes de torcer o nariz para aquele arroz com passas, que, aliás, pode virar quinoa com passas. Outro item que costuma trazer discórdia – qual proteína servir – também é analisado pela nutricionista do Hospital Marcos Moraes. Peru, chester e tender figuram entre as preferências de muitos, mas se a ideia é apostar na comida saudável, o tender precisa ser deixado de lado.

Tender

 O tender é o pernil do porco defumado e processado, mais parecido com um presunto. Por ser um embutido, também é cheio de sódio e corantes, que podem desencadear alergias e problemas no estômago. Por fim, ainda tem muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas.

Peru e chester

Na briga entre peru e chester, é possível ficar com os dois, com leve vantagem para a carne de peru, que tem, segundo Ana Claudia, teor proteico ligeiramente maior e maior quantidade de vitaminas e minerais. Ambos têm baixo teor de colesterol, sendo ligeiramente menor no peru. O segredo é não lambuzá-lo com manteiga, mas regar com suco de frutas. A rabanada, tão tradicional quanto o Papai Noel, deve, em vez de ser frita, passar algum tempo no forno. A receita assada também dá certo.

Para facilitar o planejamento, a nutricionista elaborou algumas receitas que vão garantir ceias saborosas e saudáveis. Confira:

Maionese saudável

Ingredientes: 2 potes de Iogurte natural desnatado sem sabor, 2 cenouras cortadas em cubos pequenos, 4 batatas cortadas em cubos pequenos, 3 ovos médio cozidos e cortados em cubos, pimenta e gotas de limão a gosto, sal. Modo de preparo: Cozinhar as cenouras, as batatas e os ovos, espere esfriar e misture tudo com os outros ingredientes. Levar à geladeira por 3 horas e servir em seguida

Farofa integral

Ingredientes:1 colher de sopa de azeite, 1 colher de rodelas de cebola picada, 1 dente de alho picado, 6 fatias de pão integral torrado e moído (cerca de 150g) – ou biscoito integral triturado, 100g de falso bacon (peito de peru frito na air fryer), sal, ervas, pimenta, e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite. Depois, acrescente o “falso bacon”. Em seguida, pingue 50ml de água e acrescente o pão triturado. Mexa bem. Ao final, tempere e acrescente o cheiro verde, o sal e outros temperos a gosto.

Rabanada fit assada

Em uma vasilha misture 1/2 xícara de leite desnatado (ou leite de coco), 1 colher de sopa de açúcar demerara (ou adoçante xilitol), essência e baunilha a gosto. Em outra vasilha, bata e reserve 1 unidade de ovo. Em seguida, corte a baguete integral em fatias (pode ser usado o pão francês adormecido). Passe as fatias no preparo de leite e depois no ovo e reserve. Unte uma forma com óleo de coco e distribua as fatias de pão. Leve ao forno médio por 30 minutos. Virar as fatias aos 15 minutos. Enquanto isso, em uma vasilha misture 1/3 colher de sopa de canela em pó com 1/2 de sopa de açúcar demerara. Após os 30 minutos, retire as rabanadas do forno e peneire a mistura sobre as rabanadas. Sirva a seguir.

Quinoa à grega

Ingredientes: 1 copo de quinoa em grão 1/2 copos de água 2 cenouras médias raladas 1 pimentão vermelho, amarelo e verde (ou misto) cortado em cubos 1 abobrinha grande cortada em cubos 1/2 xícara de uvas passas, amêndoas laminadas ou castanhas (opcional), sal e pimenta do reino a gosto Modo de preparo: Aqueça a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando, Antes de a água secar completamente, adicione os demais ingredientes e misture. Se precisar, junte um pouquinho mais de água para completar o cozimento. Tempere a gosto com sal e pimenta. Sirva e decore com amêndoas.

Peru saudável de Natal

Ingredientes: 1 peru inteiro médio, 3 laranjas, 2 limões, 6 dentes de alho, 750 ml de vinho branco, 1 folha de louro, sal, 1 colher de sopa de manteiga, 1 cebola grande, 2 cenouras grandes. Modo de preparo: Lave bem o peru, passe sal por dentro e por fora. Coloque-o numa tigela grande. Adicione laranjas em rodelas, os limões em rodelas, os dentes de alho picados, a folha de louro e o vinho branco. Coloque água até ter tampado a ave. Deixe o peru nesta marinada de um dia para o outro na geladeira. Vire de vez em quando. Num tabuleiro, coloque a cebola e a cenoura cortadas em rodelas. Passe manteiga por dentro e por fora do peru e coloque a ave no tabuleiro com a marinada por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 170°C para assar durante 2 horas, ou até estar tostado. Vá virando o peru no forno para tostar de todos os lados.

… Bom dia!”Valorize quem te quer bem, lute por seus ideais, não desista dos seus sonhos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Edgar Camilo, Itamar Viterbo Junior, Natália Gonçalves, Giovanna Fabricio Bellé, Felipe França, Wanessa Malta, Marcus Moriyama, Dila Alves, Carolina Prappas Salles, Fernanda Barcelos, Caroline Costa, Francisco Batista De Almeida Júnior, Ana Paula Fenelon, Murilho Gomes, Larissa Becker, Alisson Lima, Euclair Benitez de Moura Higa e Maria Izadora Montano. Happy birthday!

O aniversariante de hoje, o fotógrafo Marcus Vinícius Moriyama, ao lado da esposa Jaquelline Costa e do filho o garotão Vinícius Costa Moriyama. Happy birthday!

… A próxima edição do Fórum Econômico Mundial, programada para acontecer entre 17 e 21 de janeiro de 2022, em Davos, na Suíça, foi adiada em razão da variante Ômicron, informou ontem (20) a organização do evento em comunicado.

… A edição de 2021 do Fórum Econômico Mundial também foi cancelada em virtude da pandemia de covid-19.

… Segundo o comunicado, a data será remarcada para o período do verão que, no Hemisfério Norte, compreende os meses de junho, julho e agosto.