O verão é uma das estações do ano mais esperadas, principalmente para passeios ao ar livre com o pet. Mas as altas temperaturas também exigem cuidados específicos e atenção especial para que seu bichinho possa aproveitar esse período de forma segura.
Para passeios, o ideal é evitar horários muito quentes e de sol forte e dar preferência para início da manhã ou final da tarde. Além disso, é preciso evitar exposição solar prolongada. Outra dica é aplicar protetores solares caninos a cada 2 horas. Reforce o cuidado com o solo muito quente, que pode levar a queimaduras graves. Caso aconteça, o ideal é buscar orientação veterinária.
Para garantir a hidratação do seu pet, leve sempre uma garrafinha de água apropriada e mantenha a água sempre fresca (mineral ou filtrada). Também é preciso cuidado redobrado com raças braquicefálicas, aquelas que apresentam o focinho achatado, como pug, bulldogs, shihtzus. Elas tendem a ter mais dificuldade na troca de calor com o ambiente nessas altas temperaturas. Por isso, fique atento aos sintomas de que algo não está bem como respiração mais ofegante, letargia, respiração com a boca aberta, fraqueza, redução do apetite, entre outras.
“Nestes casos, o ideal é manter o animal em local fresco, sem incidência solar e oferecer água fresca. Caso após alguns minutos persistir os sintomas, levá-lo diretamente ao veterinário, de preferência em transporte com ar condicionado”, explica o Dr. Manrique Andrés – Gerente Técnico Veterinário do Centro Veterinário Seres/ Grupo Petz
A hora do banho e tosa é um momento que também exige atenção. É preciso evitar temperaturas muito quentes, dando preferência para água morna e secador morno. Caso seja possível, é preciso aumentar a frequência de banhos para 1 vez por semana. “O pelame dos animais tem a função de isolante térmico, ou seja, no inverno, a pelagem mantém o animal com a temperatura mais elevada e no verão, o pelame mantém a temperatura mais amena. Então, dependendo do caso, é importante buscar a orientação de um serviço de tosa especializado”, completa Andrés.
No verão aumenta-se a incidência de infestações por pulgas e carrapatos e nessa época é preciso intensificar a proteção contra esses parasitas utilizando produtos específicos regularmente. Existem medicamentos preventivos disponíveis em coleiras, tópicos, medicação oral e injetável.
Sobre o Centro Veterinário Seres
Seres é uma marca do Grupo Petz, que tem como missão entregar o que há de mais avançado em medicina veterinária por meio de uma experiência única para pets e seus tutores. É por essa razão que todas as atuais Clínicas Veterinárias Petz estão se tornando Centro Veterinário Seres para entregar cada vez mais comodidade, conforto e saúde ao alcance de todos os tutores e seus pets, garantindo cuidados 24 horas (hospitais veterinários), atendimentos de emergência e medicina veterinária preventiva.