Alimentação ruim e impacto na saúde bucal

O corpo, como um todo, precisa funcionar em equilíbrio, com relações diretas entre os hábitos, bem-estar físico e mental. Portanto, é de se esperar que a alimentação e saúde bucal também tenham uma relação direta.

Todos os órgãos necessitam de nutrientes corretos e variados para funcionar adequadamente e ficarem resistentes. Esses nutrientes são encontrados, principalmente, nos alimentos que ingerimos.

Contudo, para além dos hábitos diários e alimentação correta, a saúde bucal precisa ser acompanhada por um especialista, como os dentistas e clínicos.

Para isso, ter um plano odontológico pode ser bastante vantajoso ao facilitar o contato com clínicas e profissionais.

Assim, após a devida avaliação da cavidade oral, o profissional poderá recomendar tratamentos que podem ser realizados e práticas que podem ser aprimoradas, bem como abordar a atenção necessária ao se alimentar.

Com isso, o dentista também elencará produtos que devem ser evitados e aqueles que contribuem para a prevenção de cáries e demais problemas bucais.

Deseja saber mais sobre a alimentação e seu impacto na saúde como um todo? Continue a leitura deste artigo e confira quais são os produtos que melhorarão sua saúde bucal!
Alimentos industrializados e alimentação balanceada.
O século XXI pode ser conhecido como a era da “falta de tempo”, o excesso de trabalho e atividades cotidianas que podem acarretar em uma alimentação acelerada, de modo que haja uma maior recorrência de produtos de fácil acesso e que trazem mais praticidade.

O problema desse hábito é que os alimentos industrializados – que conseguem atender a demanda de velocidade, inicialmente – carecem de nutrientes essenciais para o organismo, além de apresentarem alta taxa de açúcares e conservantes, que tendem a interferir diretamente na saúde bucal e geral.

Antes, as preocupações em relação à alimentação estavam voltadas apenas para o fato de que o açúcar é o substrato ideal para o saúde bucal, alinhado a uma má escovação e falta de higiene bucal.

Contudo, recentemente, o que vem sendo estudado mais a fundo é o risco de originar outras doenças e a relação entre os industrializados e a falta de nutrientes que a cavidade e corpo precisam para funcionarem em equilíbrio.

Assim, é preciso reduzir o consumo de tais produtos, bem como manter o acompanhamento junto aos profissionais de plano dental para MEI, reduzindo os impactos na saúde bucal e ampliando as orientações de cuidados diários e até a identificação de possíveis ofensores para a saúde como um todo – como evitar o uso dos produtos industrializados.

Isso porque, além das substâncias mencionadas anteriormente que podem prejudicar a saúde, tais produtos possuem alta taxa de sódio, o que também pode acarretar em problemas na absorção de nutrientes e doenças como a hipertensão e colesterol.

Nesse sentido, alguns nutrientes básicos para uma boa saúde bucal – e que precisam compor as refeições – são:

Cálcio;
Zinco;
Fósforo;
Magnésio;
Vitamina D;
Vitaminas B2, B3 e B12.
Falta dos nutrientes e suas consequências
Tendo em vista a relação direta que existe entre os alimentos e a saúde bucal, vamos entender o que determinada falta pode acarretar na estrutura e saúde oral.

O cálcio está diretamente relacionado à estrutura dos ossos e dos dentes, portanto, sua ausência pode interferir diretamente em problemas como fragilidade e quebra dos ossos e dentes, e em doenças como a osteoporose.

Já a gengiva é responsável pela fixação dental, além de facilitar o contato do corpo com os produtos ingeridos e/ou bactérias externas.

Assim, sua saúde precisa ser preservada e demandando a ingestão de diversos nutrientes para fortalecer a região e permitir que ela fixe com precisão as raízes dentais.

Deste modo, a falta de algumas vitaminas podem deixar a região enfraquecida e suscetível a infecções e sangramentos, além de, em casos extremos, facilitar o processo de perda da fixação.

Já a falta de magnésio tem ligação direta com o relaxamento e contração dos músculos e com infecções, podendo ocasionar dores no maxilar e gengivite.

Por fim, a deficiência de zinco, pode causar a demora na cicatrização de feridas, demandando mais atenção à saúde bucal.

Isso porque ela pode favorecer inflamações e demandar um maior acompanhamento nos tratamentos realizados junto ao odonto empresarial, visto que pode se tornar um processo mais delicado, seja em uma cirurgia ou mesmo em tratamentos estéticos.

Afinal, imagine que você está com um corte na língua, sendo a mucosa oral um dos principais meios de acesso de bactérias ao corpo.

Assim, quanto mais demora para cicatrizar, mais chances de um microorganismo oportunista se infiltrar na corrente sanguínea.
Odontologia e sua importância na saúde geral
Pode-se concluir, então, que a boca é um bom indicador de como está a saúde geral.

Deste modo, por meio de uma consulta odontológica, é possível identificar faltas de nutrientes que implicariam em outros problemas para o organismo e atuar na prevenção/tratamento das fragilidades e doenças bucais.

Para isso, um convenio odontologico pode ser bastante benéfico, visto que ajudará não só nas questões estéticas, como também possibilitam que o paciente tenha um acompanhamento mais preciso, rápido e regular, proporcionando tratamentos assim que os problemas são identificados.
Considerações finais
Ter uma alimentação balanceada, alinhada com cuidados básicos de higiene fazem com que seu corpo receba os nutrientes fundamentais e dificultam o aparecimento de cáries e bactérias que podem causar doenças diversas ao organismo.

Além disso, contar com serviços como o de plano dental coletivo empresarial e/ou clínicas de confiança facilitam o acesso ao atendimento e, consequentemente, diminuem os riscos de problemas, promovendo mais qualidade de vida aos pacientes e orientações quanto aos hábitos que contribuem para mais saúde e bem-estar como um todo.

Vale lembrar, por fim, que a alimentação balanceada consiste na ingestão correta e equilibrada de nutrientes, promovendo ainda mais força para os tecidos do corpo e para o sistema imune.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.