Amigdalite e faringite: entenda a diferença

Duas doenças causadas por vírus e bactérias estão entre as causas mais comuns de queixas dos brasileiros e trazem confusão devido a similaridade dos sintomas. Enquanto a amigdalite atinge cerca de 10 milhões de pessoas ao ano apenas no Brasil, a faringite alcança cerca de 15% dos adultos e 30% das crianças.

O que torna as doenças parecidas é o local da inflamação, visto que ambas atingem a garganta. “As duas doenças podem ser ocasionadas tanto por vírus quanto por bactérias. Ambas têm tratamento com antibióticos, se forem causadas por bactéria, ou anti-inflamatórios e analgésicos. E para serem diferenciadas precisam de uma avaliação com um otorrinolaringologista”, explica o médico otorrinolaringologista Diego Pizzamiglio, do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), maior referência do segmento na América Latina.

O que torna as doenças parecidas é o local da inflamação, visto que ambas atingem a garganta.

De acordo com o especialista, a amigdalite geralmente causa mais febre, enquanto a faringite mais dor ao engolir. A amigdalite também traz mais mal-estar, inclusive com possibilidade de dor de barriga, ânsia de vômito e dores no corpo. Já a faringite apresenta quadro de tosse, com dores na nuca e ouvido, além de incômodo na garganta e ao engolir.

“Na faringite também é mais comum a rouquidão, o que é pouco comum na amigdalite. Porém, a amigdalite tem pus visível e mau hálito”, completa Pizzamiglio. Na dúvida, ou em caso de qualquer sintoma, o especialista recomenda sempre procurar por um médico de confiança.