Após oito anos fora do país, Edson Castro expõe em Campo Grande obras inéditas

Após oito anos fora do país, Edson Castro expõe em Campo Grande obras inéditas

Artista Corumbaense, que mora atualmente em Paris, apresenta suas telas na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge

2016-08-15 09.47.58

Nascido em Corumbá/MS, o artista plástico Edson Castro, 46 anos, apresenta 17 obras inéditas no Brasil em exposição na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, em Campo Grande. Com vernissage apenas para convidados, na noite do dia1º de setembro, a exposição “Obras Recentes de Edson Castro”, segue aberta para visitação de 02 a 17 de setembro.

Morando oito anos fora do país, e mais de 20 fora de seu estado, Mato Grosso do Sul, o artista Edson Castro reside atualmente em Paris, na França, onde mantém suas obras em exposições permanentes. “Tenho exposições na galeriaYohannGallery, galeria Ad HocConer, no Sul da França em Saint PauldeVence, além do Museu Singer Polignac, que é onde funciona o centro de expressão humanitária na Europa”, conta.

Conforme relata, entrar no mercado da Europa não é algo fácil, e, no caso dele, o encontro com o crítico Gérard Xuriguera, fez toda a diferença. “Ele é o crítico de artes mais respeitado da Europa, e isso quem afirma não sou eu, são os jornalistas e outros artistas plásticos. O encontro com ele foi ótimo porque ele escreveu um artigo sobre minha obra e saiu numa revista que se chama Artension, que é uma das revistas mais importantes de arte na França. Foi isso que abriu as portas para mim. Eu afirmo que viajei para o mundo porque eu queria ter a certeza que o meu trabalho tinha um valor, e que eu pudesse viver do meu trabalho em qualquer lugar do mundo”, revela.

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

_MG_3571

Com 17 obras inéditas no Brasil, sendo duas produzidas especialmente para exposição, o artista conta que um dos decorados receberá suas telas. “Quando eu cheguei na Plaenge e vi todo o espaço, e depois conheci os apartamentos decorados, eu resolvi estender a exposição até um deles, no caso o Vernazza, que é lindo e tem a ver com as minhas obras. As duas únicas obras que eu produzi aqui no Brasil foram essas duas que serão expostas no Vernazza. As demais também são inéditas do país, pois foram trazidas da França”, afirma.

 

Sobre seu processo criativo ele antecipa: “Eu não sou aquele artista que olha as coisas e as coisas encantam ele e ele transfere para a tela. As coisas não entram pelos meus olhos, as coisas saem pelos meus olhos. Em uma conversa na mesa de um bar, uma poesia, algum livro que eu esteja lendo, isso é o que me leva até as obras. Não existe um pré-construtivismo, que eu imagino e realizo alguma coisa, não. Eu nunca sei que cor que eu vou usar, o que eu vou fazer, por exemplo”.

 

Serviço: A exposição “Obras Recentes de Edson Castro” permanecerá aberta para visitação de 02 a 17 de setembro, em Campo Grande, na Central de Apartamentos Decorados Plaenge, Av. Nelly Martins (Via Park X Av. Mato Grosso), 51. Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado, das 8h30 às 19h | Domingos e Feriado (7 de setembro), das 9h às 18h

2016-08-17 18.30.10