Aprenda a fazer o doce Morango do Amor

Créditos: Nayara Kliner

O “Morango do Amor”, doce feito com brigadeiro branco e uma casquinha crocante de caramelo brilhante, virou febre nas redes sociais e tem gerado filas e listas de espera nas confeitarias. A combinação do visual encantador com o sabor clássico do brigadeiro e do morango transformou a receita em um verdadeiro fenômeno de vendas.

Para quem quer reproduzir a sobremesa em casa, Ana Piku confeiteira e sócia da PikurruchA’S, compartilha uma versão prática e deliciosa. “O segredo está no ponto do brigadeiro e no controle da temperatura da calda. Não é difícil, mas exige atenção para que o resultado fique perfeito”, explica.

A seguir, confira a receita completa e dicas essenciais para acertar no preparo:

Morango do amor com brigadeiro branco e casquinha de vidro – por Ana Piku

Ingredientes

Para o brigadeiro branco:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • (Opcional: 100gr leite em pó)

Para a calda de caramelo:

  • 750g de açúcar refinado
  • 500ml de água
  • 14g de vinagre de álcool
  • 6g de corante em pó (vermelho natal, rosa pink ou da cor desejada)
  • 5g de glitter comestível (da mesma cor ou perolado)
Créditos: Nayara Kliner

Para montagem:

  • Morangos lavados e secos com o cabinho verde intacto
  • Palitos de madeira (tipo de pirulito ou espetinho)
  • Tapete de silicone
  • Plástico de polipropileno para embalar

Modo de preparo

Brigadeiro branco firme:

Em uma panela de fundo grosso, adicione o leite condensado e o creme de leite;

Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até atingir ponto de enrolar firme aquele em que o brigadeiro desgruda totalmente da panela e você consegue formar uma bolinha que mantém o formato;

Dica importante: depois que chegar nesse ponto, cozinhe por mais 3 a 4 minutos, sempre mexendo. Esse tempo a mais vai garantir que o brigadeiro suporte a temperatura da calda de caramelo sem derreter;

Transfira para um recipiente untado e deixe esfriar em temperatura ambiente não leve à geladeira, pois o brigadeiro pode transpirar e interferir na aderência do caramelo.

Calda de Caramelo Crocante:

Em uma panela alta, misture bem o açúcar, a água, o vinagre, o corante e o glitter fora do fogo;

Leve ao fogo alto, sem mexer mais, até atingir 160 °C. Atenção: após os 150 °C, a temperatura sobe muito rápido. Use termômetro de açúcar para não ultrapassar o ponto.

Se não tiver termômetro, use o teste do copo com água gelada: pingue um pouco da calda na água e, se formar uma plaquinha crocante que faz “tec tec” ao quebrar, está pronto;

Quando atingir o ponto ideal, transfira a calda para uma tigela de inox dentro de uma panela com banho-maria quente, para manter a calda maleável por mais tempo durante a montagem.

Montagem:

Pegue os morangos e envolva cada um com cerca de 50g de brigadeiro branco já frio.

Modele com as mãos até que todo o morango esteja coberto;

Espete o palito pela parte do cabinho verde, garantindo firmeza;

Importante:

Espete e banhe o morango o mais próximo possível do momento do banho, para evitar que o morango solte água;

Com a calda em temperatura ideal, mergulhe o morango com brigadeiro no caramelo, girando para cobrir uniformemente;

Coloque para secar sobre um tapete de silicone;

Após secar, embale em plástico de polipropileno para preservar a crocância e o brilho.

Dicas extras:

• O vinagre na calda ajuda a evitar cristalização;

• O glitter dá um efeito mágico na casquinha, ideal para encantar crianças e adultos;

• Não substitua o brigadeiro por recheios muito cremosos, o ponto firme é essencial para resistir ao calor do caramelo.