Que o brasileiro gosta de boa comida isso não é segredo pra ninguém, prova disso é que a nossa gastronomia é repleta de combinações e sabores inigualáveis. Entre todas essas iguarias, destacam-se os bolinhos e as comidas de boteco. É nessa categoria que se enquadra o bolovo, um petisco que leva multidões à loucura.
O bolovo chegou ao Brasil em sua versão original como ovo escosês, com o passar dos anos a receita foi se adaptando à culinária nacional e se transformou no bolovo como conhecemos hoje.
O chef Melchior Neto se inspirou nessa evolução gastronômica e preparou um passo a passo para a sua versão do bolinho que está entre os mais consumidos do país. Confira!
Bolovo tradicional
Ingredientes
100 g de margarina
8 ovos
1 Kg de carne moída
2 dentes de alho picados
½ cebola roxa picada
2 tomates picados (sem pele e sementes)
1 xícara (chá) de salsa picada
sal e pimenta a gosto
500 ml de água fervendo
600 g de farinha de trigo
500 g de batatas cozidas e amassadas
Para empanar
2 ovos batidos
1 prato com farinha de trigo e outro com farinha panko
Modo de Preparo
Cozinhe os ovos por 7 minutos na água fervendo, retire e coloque na água gelada para parar o cozimento. Descasque e reserve.
Em uma panela aqueça a margarina com o azeite, coloque o alho, a cebola e refogue levemente. Coloque a carne e os tomates, depois de bem refogados coloque a água fervente. Corrija o sal e a pimenta, adicione a salsa e a farinha de trigo toda de uma vez, mexa até soltar da panela.
Retire da panela, deixe esfriar um pouco e misture as batatas amassadas. Faça 8 bolinhas e recheie com o ovo cozido, passe na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim na farinha panko e frite em óleo quente