A Associação dos Produtores de Soja de Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) junto com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (FEALQ – USP), avaliarão a oferta e demanda dos grãos produzidos no estado. Os resultados serão divulgados em maio de 2021, já impactando na venda da safra de soja 2020/2021 e no milho segunda safra de 2021. O projeto terá duração inicial de seis meses e deve monitorar as culturas de soja e milho.
Oferta e demanda
O projeto tem por finalidade identificar a relação intersetorial do complexo dos grãos (soja e milho), determinando a quantidade ofertada e demandada por Mato Grosso do Sul. “A análise da oferta e demanda permite a visualização do consumo interno de soja e milho pelas cadeias principais. Ajudará a entendermos de maneira mais clara como ocorre a relação dessas culturas, com atividades ligadas à pecuária, por exemplo”, explica o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, referindo-se à relação com a suinocultura, avicultura, pecuária de corte, piscicultura e outras atividades que demandam soja e milho no estado.
Industrialização dos grãos
O projeto também avaliará processos de industrialização dos grãos em produtos como: óleo, farinha e biocombustíveis. Já o processo de exportação, acessível em banco de dados públicos, que atualmente se tem acesso apenas para âmbito internacional, passarão a ter mais detalhes nos volumes negociados no âmbito interestadual. “Nesse quesito, além de entender o trânsito, identificando origem e destino no mercado interno, os estudos poderão nos mostrar alternativas logísticas, a fim de propor melhorias na infraestrutura do estado”, pontua o presidente.
Complexos de soja e milho
Responsável pela condução do projeto Renata Farias, Economista da Aprosoja, explica que a determinação da quantidade ofertada e demandada pelo estado implicam diretamente no mercado de preços internos, uma vez que quanto maior a demanda e menor a oferta, maior o preço, sendo o contrário também uma realidade. “O crescimento dos complexos de soja e milho foram evidenciados neste ano de pandemia, em que os estoques foram reduzidos drasticamente, com alto volume de vendas antecipadas e sem a rentabilidade que poderia ter sido obtida, com os preços atuais.” pontua Renata.
Complexos agro econômicos
Dobashi complementa que o projeto de oferta e demanda permitirá um maior e melhor conhecimento, para o produtor e para o mercado, sobre os complexos agro econômicos do estado, estimulando uma melhor comercialização e uma estimativa mais correta da capacidade agrícola do estado. O projeto, realizado dentro do SIGA/MS, é realizado com apoio do Fundems e Semagro após os primeiros resultados, deverá ser mantido de forma permanente visando uma melhor condução e avaliação da cadeia da soja e milho estadual.
Aeroporto em Bonito 1
A Infraero foi contratada para prestar serviço de medição de atrito e macro textura na pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Bonito (MS). O contrato firmado com o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra/MS), prevê a avaliação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento a fim de garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias.
Aeroporto em Bonito 2
A execução dos serviços pela equipe de Manutenção da Infraero segue todos os critérios de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece requisitos de aderência para pistas de pousos e decolagens, e vai ocorrer em até 30 dias, fora do horário de movimento do aeroporto a fim de garantir o mínimo de impactos possíveis.
Localizado a 12 quilômetros do centro da cidade, o Aeroporto de Bonito foi inaugurado em 2005 e conta com operações da aviação comercial regular e não regular, além de aviação geral.
… Bom dia! “Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.” (Martin Luther King)
… Trocam de idade hoje: Ricardo Nabhan, Rosana Costa, Thaiane Lopes, João César Mato Grosso e Nathália Castriton. Happy birthdy!
… A principal figura do Natal vai encarar uma nova realidade neste ano. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 43% dos shoppings terão a presença de Papai Noel virtual, enquanto 24% ainda estão avaliando qual será a estratégia mais viável e outros 19% não pretendem contar com o bom velhinho.
… Aproximadamente 14% dos empreendimentos terão a presença do Papai Noel isolado do público ou boneco do Papai Noel disponível para fotos. O resultado do levantamento está em linha com o protocolo de recomendação para o Natal desenvolvido pela Abrasce em parceria com a área de consultoria do hospital Sírio-Libanês, uma das principais referências em saúde do Brasil.
.. A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) lançou nesta sexta-feira (6) o livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas”, durante as comemorações dos 35 anos do centro de pesquisa especializado em tecnologia da informação aplicada à agricultura.
… A publicação em formato digital apresenta iniciativas desenvolvidas pela Unidade em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa e instituições parceiras dos setores público e privado.
… O livro está disponível no site da Unidade e pode ser baixado gratuitamente. São editores técnicos Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Maria Angelica de Andrade Leite, pesquisadora, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Alberto Alves Meira, chefe de Transferência de Tecnologia, e os pesquisadores Ariovaldo Luchiari Junior e Édson Luis Bolfe.