Arroz orgânico com molho de abóbora

Sugestão de prato para  dias quentes: Arroz orgânico com cenoura, shitake e molho de abóbora. Além de delicioso, fica visualmente muito bonito.

ARROZ ORGÂNICO COM MOLHO DE ABÓBORAimagem_release_507868
Por Arroz Tio João

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Ingredientes
Caldo:
1 cenoura média
2 folhas de louro
4 folhas de salsão
1 dente de alho
1 cebola pequena
Sal

Arroz:
1 xícara (chá) de Arroz Tio João Orgânico
1 cenoura ralada
1 talo pequeno de salsão em rodelas
5 cogumelos shiitake em fatias médias

Molho:
1/3 de abóbora kabocha cozida
1 talo pequeno de alho-poró
1 xícara (chá) de leite
queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Comece preparando o caldo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes com 5 xícaras (chá) de água e cozinhe, em fogo médio, por cerca de 30 minutos ou até que reduza pela metade. Coe o caldo e volte-o para a panela para cozinhar o arroz.

Arroz:
Adicione o arroz ao caldo e, ao retomar a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada. Quando o caldo estiver quase secando, junte a cenoura, o salsão e o shiitake. Misture, tampe a panela e deixe cozinhar até que o caldo seque por completo.

Enquanto isso, faça o molho: bata a abóbora cozida no liquidificador, junto com o alho poró e o leite. Despeje em uma panela pequena e leve ao fogo alto, deixando apurar por cerca de 5 minutos ou até que o molho engrosse.
Com a ajuda de um aro (10 cm de diâmetro) enforme o arroz no prato em que for servir, apertando com uma colher, polvilhe parmesão por cima e sirva com molho de abóbora ao lado.

Dica: se quiser adicionar cremosidade à receita, misture o molho de abóbora ao arroz orgânico cozido. Finalize enformando no aro e polvilhando parmesão por cima.