A Audi do Brasil anuncia a renovação da sua linha de modelos A3, A4 e A5, que acabam de receber propulsores mais modernos e eficientes, alinhados às novas exigências da fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Com as atualizações na motorização, os integrantes da família A ficaram mais potentes e com menor emissão de poluentes.
A apresentação dos novos veículos foi realizada no 1º edição do Festival Interlagos, evento de experiência que ocorre no autódromo, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de julho. Ao todo, o evento contará com mais de 500 convidados da marca que poderão colecionar experiências de pista inesquecíveis no mais famoso autódromo do País. Além da família A, Os esportivos RS e-tron GT, e-tron S Sportback, RS 6 Avant, RS 5 Sportback, além do Q5 Sportback e do novo Q3 Sportback fabricado no Brasil são alguns dos modelos que estarão nas pistas.
“Estamos vivenciando mudanças profundas na indústria automotiva em direção à mobilidade sustentável e estamos orgulhosos em ser parte atuante nessa transformação, oferecendo o portfólio mais completo do mercado automotivo de luxo com opções elétricas, híbrida e a combustão cada vez mais eficientes e adequadas às normas de emissão”, afirma Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.
Nova família A
Modelo mais vendido da história da marca no país, o Audi A3 ganhou atualizações no consagrado propulsor 2.0 S line TFSI S tronic, diponível nas versões Sedan e Sportback. O propulsor teve um ganho na potência de 190 cavalos e 320 Nm de torque para 204 cavalos e 300 Nm de torque e um sistema hibrido leve de 48V. Com as mudanças, o veículo reduziu as emissões de poluentes e preservou sua performance esportiva, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A transmissão é S tronic de sete velocidades.
Já o prestigiado sedã médio A4, o modelo mais vendido da Audi no mundo, também recebeu atualizações na motorização, elevando a potência do motor 2.0 TFSI de 190 cavalos e torque de 320 Nm para 204 cavalos e 320Nm, que atua em conjunto com a transmissão S tronic de sete velocidades. O novo conjunto tornou o veículo mais rápido e eficiente, baixando a sua aceleração de 0 a 100 km/h de 7,3 para 7,1 segundos.
Com seu visual cupê que mistura esportividade e elegância, o Audi A5 completa a renovação de motores da família A com atualizações em seu propulsor 2.0 TFSI, que passou de 190 cavalos e 320 de torque para 204 cavalos e 320 Nm de torque. Os ajustes fizeram a aceleração de 0 a 100 km/h do modelo cair de 7,3 para 7,2 segundos. Assim como os irmãos mais novos, o modelo é equipada com a transmissão automática S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades.
Audi A3 Sedan e Sportback
Os novíssimos Audi A3 Sedan (segunda geração) e Sportback (quarta geração) chegaram ao país em meados de 2021 com um design completamente renovado, tecnologias inéditas e uma vasta lista de equipamentos de conveniência, segurança e conectividade. O visual externo adotou a nova linguagem visual da montadora das quatro argolas, com faróis e lanternas Full LED, ampla grade frontal singleframe e entradas de ar avantajadas na dianteira.
Produzidos em Ingolstadt (Alemanha), sede global da Audi, os modelos oferecem itens de série como painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e Display sensível ao toque de 10,1 polegadas. Na versão Performance Black, há bancos dianteiros esportivos e elétricos e teto solar elétrico panorâmico, entre outros. Os opcionais incluem sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, conjunto de luzes ambiente e Pacote S line, que torna a cabine ainda mais esportiva.
Em relação às dimensões, a carroceria Sportback tem 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,43 metros de altura e 2,64 metros de entre-eixos. O espaço do porta-malas é de 380 e 1.200 litros, com os bancos inclinados. No Sedan, o comprimento sobe para 4,50 metros e a capacidade regular do porta-malas é de 425 litros.
Audi A4 Sedan e A5 Sportback
Com 28 anos de história e mundialmente respeitado por sua elegância e versatilidade, o Audi A4 chegou renovado ao país no final de 2020. O visual do modelo é moderno e sofisticado, com faróis em LED e grade singleframe na dianteira. Na lateral, destaque para os contornos sobressalentes acima das rodas e pela linha inferior marcando o entre-eixos.
Na cabine, o painel central oferece uma tela sensível ao toque com o sistema de conectividade Audi MMI Plus, com informações projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. O modelo é oferecido em duas versões: Prestige, e S Line. As versões Prestige trazem itens
como o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático e o sistema Audi drive select com cinco modos de condução: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual. Já a versão S Line traz itens como bancos esportivos dianteiros elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, faróis Full LED e aviso de saída de faixa.
O novo Audi A5 Sportback desembarcou no início de 2021 no mercado nacional. O visual do modelo traz a nova linguagem visual da Audi e saídas de ventilação acima da grade que foram inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984. A musculatura no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, destaque para as ponteiras de escape trapezoidais e assinatura ótica com lanternas traseiras de LED e setas dinâmicas.
Na cabine, o visual é marcado por linhas horizontais e itens de conectividade como o novo display sensível ao toque MMI com tela em alta resolução de 10,1 polegadas. O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. O veículo é comercializado na versão S line.
Os modelos também fazem parte do programa de assinatura de veículos da Audi, o Luxury Signature e estão disponíveis de a partir de R$ 7.120 por mês para o A4 Sedan e a partir de R$ 8.390 por mês para o A5 Sportback. O programa está disponível em 38 cidades através de 45 pontos de venda e pode ser contratado nas concessionárias presentes nos estados de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O programa ainda oferece planos que possuem duração de 18 ou 24 meses e contemplam até 1.500 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva, além de blindagem disponível com custo adicional.