Bariloche: gastronomia patagônica e cervejas artesanais para um verão diferente

Turistas encontram na cidade uma experiência gastronômica rica e variada, harmonizada com a tradição cervejeira local em meio às paisagens deslumbrantes da Patagônia.

Bariloche, famosa por suas paisagens deslumbrantes e atrações de natureza e aventura, revela-se também um destino gastronômico único, com uma culinária que mistura tradições nativas e influências europeias. A cidade é o cenário ideal para apreciar pratos típicos da região, como o curanto ancestral e o cordeiro argentino, combinados com as cervejas artesanais oferecidas há quase um século.

“A diversidade culinária de Bariloche reflete a essência multicultural da cidade e valoriza ingredientes locais em preparações que encantam os visitantes,” comenta Diego Piquin, diretor-executivo da Emprotur, entidade responsável pelo turismo da cidade. “Nossa gastronomia é uma experiência única que conquista tanto pelos sabores quanto pela história de cada prato”, reforça.

A truta patagônica se destaca como um dos ingredientes essenciais da cozinha regional. Proveniente dos rios e lagos da Patagônia.

A truta patagônica se destaca como um dos ingredientes essenciais da cozinha regional. Proveniente dos rios e lagos da Patagônia, ela é servida fresca ou defumada, acompanhada por molhos e guarnições que exploram sabores locais. Da mesma forma, o cordeiro argentino é um dos ícones culinários que podem ser saboreados de várias maneiras, assados, ensopados e até como recheio de empanadas, combinando-se perfeitamente com a região.

Porém a experiência gastronômica não estaria completa sem a harmonização com as cervejas artesanais de Bariloche, cuja tradição remonta a quase um século e se consolidou com o Festival da Cerveja Artesanal. O evento ocorre todos os anos em fevereiro, trazendo food trucks, apresentações musicais e, claro, uma ampla variedade de rótulos locais que combinam bem com os sabores marcantes da Patagônia.

A a experiência gastronômica não estaria completa sem a harmonização com as cervejas artesanais de Bariloche.

Para os apreciadores de uma boa refeição em clima montanhoso, os fondues de queijo e as caldeiradas são ideais nas noites mais frescas de verão, proporcionando uma verdadeira imersão nos sabores serranos. Já os cogumelos de pinho, colhidos no outono, trazem um toque especial aos pratos, com chefs locais cuidando da coleta, secagem e conservação desse ingrediente único, utilizado como base de molhos e recheios.

De origem ancestral, o curanto é uma tradição que envolve uma cerimônia culinária única, em que alimentos são preparados sobre pedras quentes e cobertos por folhas e terra, resultando em um prato de sabores intensos e autênticos. Introduzido na cidade pela família Goye, o prato reflete a influência dos povos originários e é uma experiência marcante tanto para ver quanto para provar.

Seja para os amantes de cervejas artesanais, os que buscam sabores autênticos da Patagônia ou para aqueles que desejam explorar a história e cultura por meio da culinária, Bariloche se destaca como um destino gastronômico completo e cheio de surpresas para este verão.

… Bom dia! “Enquanto alguns escolhem pessoas perfeitas, eu escolho as que me fazem bem”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Luciano Eloy, Gabriel de Oliveira Barbosa, Amanda de Almeida, Roberto Velazquez Atanagildo, Maria Helena Bonotto Perfatto, Michel Youssef, Maria Helena Costa Gomes da Silva, Laura Mendes Luz Fonseca Pereira, Claudio Junqueira Andrade, Paulo Amaral Medeiros e Débora Bordin. Happy birthday!