As festas de final de ano, para muitas pessoas, são datas muito esperadas, repletas de celebrações e encontros, nos quais cada detalhe do visual se torna uma expressão única de estilo e elegância. Por isso, para ajudar a tornar esses momentos ainda mais inesquecíveis, Alex Menezes, especialista e hairstylist do Mega Studio Be Emotion, rede de salões que tem como foco democratizar a beleza com qualidade e preços acessíveis, compartilha, em detalhes, os passo a passos de como fazer três penteados deslumbrantes para as festividades. “Escolhi propostas versáteis e sofisticadas, ideais para realçar a beleza de quem busca brilhar nas festas de Ano Novo”, comenta o hairstylist.
Confira, a seguir, como transformar o visual e destacar-se com glamour e autenticidade nestas comemorações tão especiais:
Coque Despojado
O coque despojado é a escolha ideal para as festas de final de ano, pois ajuda a compor looks e combina com diversos tipos de maquiagens. “Comece o penteado com o cabelo seco e escovado. Depois, faça um rabo de cavalo médio e prenda com um elástico. Após prender bem, torça o cabelo em torno da base, para formar um coque solto e elegante.”, explica. Alex ainda recomenda utilizar grampos e um spray fixador leve para ajudar na durabilidade do coque, além de soltar algumas mechas, dando um toque descontraído ao penteado.
Ondas Naturais
Esse é um penteado mais simples e natural, perfeito para quem deseja algo rápido, porém chique. “Primeiro, aplique um spray texturizante no cabelo úmido. Logo depois, divida em partes e trance cada uma, passando a chapinha nas tranças para criar ondas suaves. Por fim, solte-as e finalize com um spray de brilho, para dar luminosidade ao penteado”, detalha Menezes.
Rabo de Cavalo com Elegância
Além de bonito, esse penteado é extremamente versátil e perfeito para arrasar no Natal e/ou Ano Novo. “Antes de começar o penteado, crie uma separação lateral no cabelo. Depois, faça um rabo de cavalo baixo e prenda firme com um elástico. Abra um espaço acima do elástico e inverta o rabo de cavalo por dentro, para dar volume. Para terminar, não deixe de soltar algumas mechas ao redor do rosto”, explica. O hairstylist ainda indica o uso de gel ou spray fixador, para que os fios fiquem bem alinhados e brilhosos.
Como dica adicional, Alex aconselha adaptar os penteados de acordo com o comprimento e textura de cada cabelo e experimentar acessórios complementares, como presilhas ou tiaras, para dar um toque festivo ao penteado. “Cada cabelo é único e, por isso, ao realizá-los, é possível alcançar resultados personalizados e garantir penteados lindos para aproveitar as festas de final de ano em grande estilo”, finaliza o especialista.
Com três meses de duração, o inverno europeu é um grande atrativo para turistas de todo mundo, porém há aqueles que não curtem o clima gelado, mas gostam de viajar pelo Velho Continente nesta estação, que coincide com as férias escolares no Brasil. Mesmo quando os termômetros marcam temperaturas abaixo de zero em vários países da Europa, ainda assim é possível visitar destinos incríveis que possuem clima ameno durante o ano todo.
Um desses lugares é a Ilha da Madeira, em Portugal, considerado o melhor destino insular do mundo. Sabe aquelas paisagens incríveis que parecem só existir em filmes? A Madeira tem tudo isso e muito mais. E o melhor é que o clima em Funchal, capital madeirense, costuma ficar em torno dos 17°C mesmo no inverno, que vai de 21 de dezembro a 20 de março. Depois disso, o clima por lá fica ainda mais agradável.
Confira, abaixo, três motivos para colocar o destino no roteiro da próxima viagem:
Excelente localização
A apenas 1h30 de voo da capital Lisboa, o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, nomeado em homenagem ao jogador de futebol madeirense, é o ponto de chegada da maior parte dos visitantes ao arquipélago. Atualmente, o aeroporto local recebe cerca de 20 voos diários saindo de Lisboa e Porto, através de três companhias aéreas: TAP Air Portugal, Easyjet e Ryanair. Há ainda voos que partem de outros destinos europeus rumo à Madeira. Outra forma de chegar ao destino é de navio. No Porto do Funchal atracam dezenas de navios de cruzeiro durante o ano. Alguns navios atracam no local apenas para uma escala, tornando possível uma breve visita ao destino.
Oferta hoteleira de primeira qualidade
Muitos viajantes que chegam à Ilha da Madeira buscam uma experiência hoteleira de alto padrão. E por lá não faltam excelentes opções de hospedagem. Seja em um resort à beira-mar, um hotel boutique no centro da cidade, uma casa perto da área rural ou em uma das tradicionais quintas madeirenses, quem viaja à Madeira terá a garantia de um serviço hoteleiro de alta qualidade.
Paisagens incríveis
Eleita desde 2015 como o melhor destino de ilha do mundo pelos World Travel Awards, a Madeira faz jus ao título. Do norte ao sul da ilha é possível “suspirar fundo” ao se deparar com cenários incríveis. Conhecer as praias, piscinas naturais e teleféricos da ilha são ótimas opções para se deparar com visuais únicos. Esses passeios ficam disponíveis para os turistas durante todo ano, inclusive no inverno europeu.
Referência quando o assunto é luxo e tecnologia, a BMW do Brasil completou o lançamento de seus modelos superpremium no país. BMW X7 e BMW i7 são os modelos mais luxuosos e tecnológicos da marca no mundo e as respectivas vendas no Brasil reforçam a estratégia da marca de oferecer o que tem de melhor para seus clientes brasileiros.
Lançado recentemente, o BMW X7 chega ao país com novo visual, muito luxo, espaço para sete passageiros e potência impressionante. Com visual renovado, o BMW X7 aposta em linhas ousadas e robustas. O conjunto ótico dianteiro segue a linha adotada no BMW i7, com faróis divididos em duas seções: a parte superior é responsável pelo LED de condução diurna e a parte inferior, também em LED, é responsável pela iluminação noturna.
Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia). O sistema, que estreou no BMW iX e está presente em outros modelos da marca, o sistema exibe informações de maneira clara e intuitiva, facilitando a pilotagem do modelo.
Ocupando o topo da gama de SAVs de luxo da BMW no Brasil, o novo X7 tem acabamento impecável. Os bancos são revestidos de Couro Merino e têm a melhor qualidade possível, a mesma encontrada no sedã i7.
Vendido exclusivamente na versão M60i, o novo BMW X7 é equipado com um V8 TwinPower Turbo, que gera 530 cv de potência entre 5.500 e 6.000rpm e 750 Nm entre 1.800 e 4.600rpm. A impressionante combinação de estilo esportivo e ambiente luxuoso também caracteriza o interior do modelo de sete lugares. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração é integral nas quatro rodas. Com esse conjunto, o novo BMW X7 acelera com números dignos de esportivo: 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Sem precedente
Um marco no Brasil. Essa é a melhor forma de se referir ao lançamento do BMW i7 no país. Equipado com as tecnologias mais avançadas disponíveis no BMW Group, o sedã tecnológico do mundo inaugura uma nova era em termos de luxo, entretenimento e mobilidade elétrica no Brasil.
A grande revolução do novo BMW i7 está no seu interior, mais precisamente no banco traseiro. Dali, é possível controlar diversas funções do veículo através de duas telas, de 5,5 polegadas cada uma, posicionadas próximas aos puxadores de porta. Além delas, há também as duas telas, em formato de uma única peça, que compõem o BMW Live Cockpit Professional. Com 12,3” e 14,9”, respectivamente, desempenham o papel de painel de instrumentos e central multimídia.
A cereja do bolo, porém, é a quinta tela, disponível apenas para os passageiros do banco de trás, que vão vivenciar uma nova forma de entretenimento a bordo dos automóveis. O BMW Theater Screen é um item de luxo inédito em um carro à venda no Brasil. Trata-se de uma tela de 31 polegadas em formato widescreen, que fica embutida no teto do i7. Quando acionada, se posiciona logo atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros – e pode ser ajustada em resolução e inclinação da tela, para melhorar a visualização dos passageiros.
Dessa forma, o habitáculo traseiro do BMW i7 se transforma em um cinema de luxo sobre rodas. Com resolução de até 8k e Amazon Fire TV, o sistema permite que os passageiros assistam seus streamings preferidos em qualquer lugar. Para isso, a BMW oferecerá um pacote de dados de 20 GB por mês com um ano de duração para os compradores. A experiência sonora, claro, também é revolucionária. O sistema de som do novo BMW i7 é assinado pela Bowers & Wilkins e tem 2.000 watts de potência, uma nova referência quando o assunto é fidelidade e potência sonora. O streaming pode ser baixado por meio de uma conexão 5G, de série no novo i7.
Equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o novo BMW i7 tem potência de 544 cv (400 kW) e torque imediato de 745 Nm. Com esse conjunto, o sedã mais luxuoso do Brasil tem números dignos de carros esportivos: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 240 km/h para preservação da bateria.
Com até 479 quilômetros de alcance de acordo com o ciclo PBEV, o i7 tem bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido. Em redes DC com 195 kW de potência, o novo BMW i7 é capaz de recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 34 minutos.
Em 1998, a Bulgari reinventou o conceito de luxo com o Bulgari Aluminium, um relógio “italiano sport-chic” unissex que se provou visionário e se consagrou como um ícone de design, reconhecido com o prêmio Red Dot Design Best of the Best em 2023. Com sua combinação sem precedentes de linhas gráficas e detalhes de marca com alumínio e borracha materiais de inspiração na indústria automobilística o Bulgari Aluminium resistiu ao teste do tempo, sempre cativante, autêntico e relevante.
Hoje, 25 anos depois, o ícone da relojoaria retorna carregado em adrenalina: a Bulgari e o famoso jogo de simulação de corridas de automóveis Gran Turismo se unem sob o olhar comum de precisão e inovação. Este ano marca o 10º aniversário do programa Vision GT, que abriu o desenvolvimento de carros de corrida para videogames aos principais fabricantes de automóveis do mundo.
O momento era o ideal para a Bulgari revelar duas edições limitadas do cronógrafo Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition. Além disso, a Maison romana anunciou a concepção do Bulgari Aluminium Vision GT Car, o primeiro e único hiper carro especialmente concebido para corridas de Gran Turismo por uma marca de relógios. Incrivelmente realista em sua aparência no mundo virtual, o modelo real em exibição hoje sugere um hiper carro que pode muito bem brilhar em uma pista real em um futuro não muito distante.
O relógio Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition
A Edição Especial Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition canaliza o universo Gran Turismo através do caráter ousado do lendário Bulgari Aluminium. Este cronógrafo, mantendo toda a elegância e estilo do original, chama a atenção com um amarelo vibrante inspirado nos mostradores do painel de um lendário carro gran turismo italiano da década de 1990. O Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition combina a leveza robusta do alumínio de sua caixa com a suavidade da borracha para o bezel caracterizado pelo brasão Bulgari. Uma mistura de materiais esportivos e inovadores flui por toda a pulseira com elos articulados de borracha conectados por hastes de alumínio. A coroa e o fundo da caixa são forjados em titânio extraforte e leve de alta tecnologia, com tratamento DLC preto, gravado com o logo Vision GT do 10º aniversário.
A Bulgari apresenta o Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition em duas versões de edição limitada: com mostrador amarelo e contadores pretos (500 unidades); e com mostrador antracite com índices amarelos (1200 unidades). Marcando a primeira vez desde o relançamento da coleção em 2020, o Bulgari Aluminium também presta homenagem à velocidade com uma escala taquimétrica integrada. Projetado, desenvolvido e construído pela manufatura integrada da Bulgari, seu motor, o Calibre B381 automático com cronógrafo, é perfeito para cronometrar corridas emocionantes.
O carro Bulgari Aluminium Vision GT
A Bulgari vai mais longe, ligando o real ao digital e conectando a mecânica da alta relojoaria com a do automobilismo de alto desempenho. Construído para conquistar as pistas virtuais do Gran Turismo, o Bulgari Aluminium Vision GT é a quintessência do estilo elegantemente assertivo e da inovação da Bulgari refletidos na forma de um carro de corrida.
A forma e os materiais utilizados no carro expressam os códigos distintivos do relógio Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition. As curvas da sua caixa, mas também da pulseira articulada com os seus parafusos visíveis, espelham as linhas que definem o design do cockpit e das rodas. A carroceria é de alumínio escovado, com carbono na parte inferior da carroceria e nas seções técnicas, e borracha preta para proteger as áreas expostas. Dentro do cockpit, cores e materiais se complementam, enfatizando o contraste entre alumínio, borracha preta, antracite e detalhes em amarelo. O painel, é claro, evoca o mostrador amarelo do Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition.
De tirar o fôlego com seu realismo, imbuído de códigos elementares da Bulgari, o carro Bulgari Aluminium Vision GT resulta de uma colaboração extraordinária entre dois visionários do design: Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto da Bulgari; e Fabio Filippini, designer de automóveis e consultor de estratégia de design, fundador da Accaeffe Creative Consulting Ltd. “Imaginei uma maneira diferente de brincar com o DNA da Bulgari, criando um carro-conceito que fala a mesma linguagem do relógio Bulgari Aluminium. Seu design é baseado em formas geométricas, puras e angulares, inspiradas nas linhas dos lendários carros italianos gran turismo da década de 1970, apresentando volantes esportivos de três raios e painéis de nogueira. Estas formas unem-se para criar a estética inconfundível da Bulgari, resultando num carro-conceito com proporções perfeitamente realistas, também no mundo real, em escala real”, enfatiza Fabrizio Buonamassa Stigliani.
Kazunori Yamauchi, criador da franquia Gran Turismo e presidente da Polyphony Digital, o estúdio por trás da série, acrescenta: “Valorizamos muito as relações pessoais. Este é o segredo para muitas das colaborações que forjamos e é a alma da nossa comunidade de jogadores. É especialmente verdade desta vez: esta colaboração fluiu naturalmente do forte relacionamento entre o Sr. Buonamassa, diretor de design da Bulgari, e o Sr. Filippini, ex-diretor de design da Pininfarina com quem colaboramos, e também membro do nosso estúdio Explore. O momento também foi perfeito, já que este ano marca o 10º aniversário do Vision Gran Turismo. Não há melhor maneira de comemorarmos do que com um produto tão impressionante quanto os relógios Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition e o impressionante carro Bulgari Vision Gran Turismo. ”
Mais uma vez, a Bulgari ultrapassa os limites da inovação e eleva os padrões de excelência dentro e fora do circuito de corridas, capturando a emoção da velocidade com o seu estilo único. Cada comprador de uma Edição Especial Bulgari Aluminium x Gran Turismo receberá um código de acesso para correr no hiper carro da Bulgari no jogo.
A cefaleia ou dor de cabeça atinge milhares de pessoas todos os dias. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a enxaqueca como a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, atingindo mais de 1 bilhão de pessoas. Ainda segundo o estudo, a patologia é mais prevalente em mulheres, acometendo de 20% a 30% mulheres e 6% a 15% de homens.
De acordo com a Dra. Jackeline Barbosa, vice-presidente da área médico-científica da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil, algumas razões podem explicar o motivo para que a incidência de enxaqueca seja maior em mulheres.
“As flutuações hormonais são um dos principais fatores que contribuem para a maior incidência de enxaqueca em pacientes do sexo feminino. As mudanças nos níveis de estrogênio, que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez, pós-parto e menopausa, podem desencadear enxaquecas. Muitas mulheres relatam cefaleia pré-menstruais ou durante a menstruação, quando os níveis de estrogênio estão diminuindo”, explica a Dra. Jackeline.
O uso contínuo de pílulas anticoncepcionais hormonais também pode influenciar os níveis hormonais nas mulheres e, em alguns casos, aumentar a frequência das crises de enxaqueca enxaquecas. Isso ocorre, porque a composição hormonal das pílulas pode afetar o equilíbrio dos neurotransmissores e a sensibilidade à dor.
A cefaleia menstrual surge no período do ciclo menstrual, podendo começar nos dias que antecedem o início da menstruação e, às vezes, pode persistir durante os primeiros dias do ciclo menstrual. Os sintomas são semelhantes aos da enxaqueca em geral e podem incluir dor de cabeça unilateral, de caráter pulsátil náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e som, além de possíveis distúrbios visuais conhecidos como aura.
“Durante o ciclo menstrual, as variações hormonais, principalmente dos hormônios estrogênio e progesterona, podem desencadear ou influenciar a ocorrência de enxaquecas em mulheres predispostas. Dias antes da menstruação, os níveis de estrogênio diminuem de maneira significativa, e esta queda pode resultar em crises de enxaqueca. Já a progesterona tem ação contrária, aumentando os níveis. Essa mudança também pode influenciar na sensibilidade à dor, a inflamação e a função dos neurotransmissores”, explica a médica.
A marca Defender apresenta dois novos modelos que mudarão o conceito de aventura de luxo: o 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in), que combina um motor elétrico e um motor a combustão para um desempenho excepcional, e o 130 Outbound. Os novos veículos foram apresentados em evento no Pantanal, onde a Defender mantém parceria com o Instituto Onçafari, que trabalha pela conservação ambiental da região.
O Defender 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in) combina tecnologia avançada com luxo moderno. O seu motor elétrico de 104 cv combina um motor a gasolina de quatro cilindros de 300cv para gerar uma potência total de 404 cv superior ao motor diesel de seis cilindros de 3.0 litros com uma autonomia puramente elétrica de até 51 km (WLTP) e uma autonomia total de até 760 km quando combinado com o motor a gasolina.
O Defender 130 Outbound oferece uma combinação sem precedentes de espaço interior luxuoso e capacidade todo o terreno. Disponível exclusivamente com cinco lugares, oferece um potencial ainda maior de exploração, permitindo que aqueles com estilos de vida aventureiros acomodem confortavelmente tudo o que precisam para enfrentar a exploração mais extrema.
Paulo Manzano, diretor de marketing da JLR, diz: “O Defender é uma prova de nossa capacidade de fundir tradição com inovação. Evoluímos ao longo dos anos, mas mantivemos a integridade de um ícone. É um veículo que incorpora força, capacidade e versatilidade. Com os novos 110 PHEV e 130 Outbound, não só continuamos a definir os padrões de desempenho off-road, mas também abraçamos a evolução tecnológica para oferecer uma condução mais emocionante e intuitiva.”
Novo Defender 110 P400e: Híbrido Elétrico Plug-in
O Defender 110 PHEV (Híbrido Elétrico Plug-in) completa a família com um motor 2.0 a gasolina de 300cv e um motor elétrico de 105kW (104cv) alimentado por uma bateria de 19,2kWh, entregando uma potência combinada de 404cv a partir do seu avançado trem de força, oferecendo desempenho e respostas refinadas, com uma autonomia totalmente elétrica de até 51km (WLTP).
O novo Defender P400e produz apenas 74g/km de CO2 e é capaz de até 85.3mpg (3.3l/100km). Ao lado de impressionantes números de economia de combustível e emissões, o Defender P400e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 191 km/h.
O novo Defender PHEV conta com rodas de liga leve de 20 polegadas, suspensão pneumática eletrônica e uma porta de carregamento no lado esquerdo. Todas as variantes PHEV vêm com um cabo de carregamento Modo 3 como padrão, enquanto um cabo Modo 2 opcional também está disponível. O cabo de carregamento do Modo 3 permite que os clientes carreguem até 80% em duas horas usando um carregador de 7kW. Ao usar um carregador rápido de 50kW, o P400e carrega até 80% da capacidade em 30 minutos. O carregamento através de um cabo Modo 2 demora cerca de sete horas a carregar até 80 por cento perfeito para carregar em casa durante a noite.
O Defender P400e está disponível com opção de cinco lugares, controle climático de três zonas (no Defender X) e vidro atenuante solar. Ele também possui um avançado sistema de frenagem regenerativa que recupera energia ao desacelerar e frear para recarregar a bateria para maior eficiência.
O trem de força PHEV oferece a capacidade off-road habitual. A entrega linear proporcionada pelo motor elétrico trabalha em harmonia com o motor a gasolina para máxima flexibilidade. O P400e oferece capacidades off-road de alta e baixa autonomia no modo totalmente elétrico, além de oferecer geometria off-road superior para um PHEV.
Interior
Por dentro, o novo Defender PHEV apresenta elementos exclusivos, incluindo soleiras de metal iluminadas e bancos estofados em couro Windsor Ebony e Robustec, um material altamente robusto inspirado em tecidos usados em situações extremas ao ar livre. É resistente à abrasão e apresenta um padrão hexagonal e textura única, que adicionam mais profundidade ao interior. A cabine apresenta um acabamento emborrachado para uma durabilidade inigualável e facilidade de limpeza.
O premiado sistema de infoentretenimento Pivi Pro oferece aos clientes o controle intuitivo de todas as principais funções usando a tela central sensível ao toque de 11,4 polegadas. Ela contribui para o design elegante do painel de instrumentos com funções fáceis de usar, com ajuste de volume, clima e ajuste do assento. Um compartimento no console central dianteiro refrigerado e porta-copos dianteiro duplo trazem ainda mais conveniência.
O veículo também conta com um extenso pacote de tecnologia que inclui câmera surround 3D, faróis Matrix LED com assinatura exclusiva DRL, sistema de som Meridian, Head-Up Display (versão X) e faróis de neblina dianteiros. Para suportar a lendária robustez do Defender, o veículo também possui avançados sistemas de assistência ao motorista Terrain Response 2 e All Terrain Progress Control de série, bem como tecnologia Wade Sensing e suspensão pneumática.
Defender 130 Outbound
O novo veiculo foi projetado para clientes que sabem que há sempre mais a conquistar. Ele oferece a oportunidade de explorar qualquer terreno com conforto superior com um interior projetado para acomodar tudo o que os aventureiros precisam.
Expressão máxima da amplitude de talento do Defender, o 130 Outbound está disponível exclusivamente com cinco lugares e até 2.516 litros (1.329 litros com fileira de dois assentos no lugar) de espaço na traseira, entregando mais versatilidade e praticidade. O piso especial do espaço de carga quase plano (1.267 metros de comprimento atrás da segunda fila) acomoda facilmente tudo, desde roupas de mergulho até equipamentos de acampamento e escalada.
Excelência em design
O Defender Outbound tem visual diferenciado com acabamento especial nos para-choques, grade e saídas laterais, enquanto rodas de 20 polegadas com acabamento em Preto Brilhante completam o design exterior. Ele é oferecido nas cores Fuji White, Santorini Black, Carpathian Grey e Eiger Grey, com painéis traseiros na cor da carroceria e acabamento aprimorado.
No interior, os clientes encontram o luxuoso couro Windsor, além de uma seleção de materiais táteis que se adequam a estilos de vida aventureiros. Cada detalhe do carro foi projetado para atender a uma gama diversificada de atividades, adicionando toques práticos que protegem o interior. Por exemplo, o tapete de borracha do porta-malas do Outbound se dobra para fora para proteger o para-choque ao carregar equipamentos volumosos ou pesados, como bicicletas ou malas. Itens menores podem ser armazenados com segurança nas áreas de estiva adicionais, enquanto pontos de amarração extras e uma nova rede de carga facilitam a segurança de objetos durante a condução.
Capacidade 4×4 autêntica
A capacidade imparável 4×4 do Outbound é fornecida pelo Sistema de Tração Integral Inteligente e Terrain Response 2 da Defender, enquanto a Suspensão Eletrônica a Ar e a Dinâmica Adaptativa são equipadas de série. As avançadas tecnologias de condução todo-o-terreno garantem um progresso sem esforço em qualquer terreno, com a suspensão pneumática eletrônica que permite até 430 mm de articulação e até 900 mm de curso.
O Defender 130 Outbound está disponível com motor diesel Ingenium D300 de 300 cv com tecnologia Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) para melhor desempenho e eficiência.
Preço e chegada ao Brasil
O Defender PHEV (Plug-in Electric Hybrid) está disponível no design de carroceria 110 com preços a partir de R$ 760.250. Apenas 10 exemplares do Defender 130 Outbound estarão disponíveis no Brasil e já é possível reservá-lo em toda a rede de concessionárias da JLR por R$ 848.726 (Preços públicos com pacote Brasil).
A receita é ótima para aproveitar os ingredientes que estão na despensa.
Está com alguns itens parados na despensa ou na geladeira e não sabe o que fazer? A Fortaleza, ensina receita clássica, mas de um jeito diferente. Prepare a Lasanha Falsa de Queijo e Presunto, que, ao invés de levar a massa tradicional, é feita com torradas e rende 8 até porções.
Para saber como fazer, confira a receita abaixo:
Lasanha Falsa de Queijo e Presunto
Ingredientes:
2 pacotes de Torrada Tradicional
1 pacote de molho de tomate pronto
1 caixa de creme de leite
300g de presunto magro em fatias
400g de queijo muçarela
Modo de Preparo:
Em uma panela, cozinhe o molho de tomate por 5 minutos, misture o creme de leite até incorporar e reserve;
Em uma travessa coloque em camadas: o molho, as torradas, o presunto e o queijo, repita o processo até acabar com os ingredientes;
Finalize com o queijo por cima, polvilhe o orégano;
Leve ao forno até o queijo derreter e dourar.
Tempo de Preparo: 45 minutos Rendimento: 8 porções
Pesquisa da Preply revela ainda os apelidos mais populares dos bichinhos de estimação no Brasil e muito mais.
Segundo o levantamento, os nomes de gênero feminino dominam e, junto com as suas variações, Nina, Mel e Lily são, respectivamente, os mais comuns entre a população. Quanto aos masculinos, os favoritos são, em ordem, Bob, Thor e Fred e as suas demais derivações. Além disso, apareceram na listagem, espécies de outros animais para batizar cães e gatos, como Leão e Tigrão. E, claro, não se pode esquecer das menções das alcunhas inspiradas em personagens, como Hulk, Scooby-Doo, Mingau e o famoso casal do romance de William Shakespeare, Romeu e Julieta.
Entre os tipos de apelidos mais comuns no Brasil estão as variações de nomes dos pets, sejam elas no aumentativo ou no diminutivo (33%), ficando em primeiro lugar. Um exemplo que explica bem é Zé, que pode virar Zezinho, Zezão e outros. Em segundo e terceiro colocados, estão os carinhosos “filho” (30%) e “bebê” (28%), sendo que ambos são bastante usados para se referir aos peludinhos como membros da família, seja ela de sangue ou não.
Mas qual a origem de tanta criatividade na hora de escolher o nome de um pet?
Quando se trata de definir como chamá-los, a população tem muitas fontes de inspiração. A empresa revelou que 17% dos brasileiros escolhem os nomes de seus bichinhos com base em personagens de filmes. Outros 16% afirmam que se baseiam em figuras de desenhos animados para isso. No entanto, 18% dizem que não houve nenhuma inspiração e simplesmente escolheram, porque acreditavam que combinavam com o seu animal.
Não é só português não: brasileiros também se comunicam em inglês com os pets
Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados preferem utilizar tanto o nome original do seu pet quanto apelidos carinhosos para se referir e conversar com eles no dia a dia, demonstrando o vínculo afetivo, o carinho e a conexão especial que possuem. No entanto, a maioria (60%) ainda opta por chamá-los única e exclusivamente pelos seus nomes.
Ainda nesse contexto, a pesquisa descobriu que 15% interagem em outro idioma com os seus peludinhos, sendo que 9% dos brasileiros falam em inglês como língua adicional na hora de se comunicar com eles. Além disso, 4% escolhem o espanhol como alternativa para interagir com seus companheiros e 40% alteram o tom de voz com frequência quando falam com eles.
É realmente desafiador conquistar a atenção das crianças durante minhas palestras nas escolas, especialmente com a constante distração provocada pelo uso excessivo de celulares. Em geral, elas dispersam, por estarem acostumadas com estímulos proporcionados pelas telas. Essas são atividades nas quais nós mesmos, adultos, nos apegamos sem perceber e inadvertidamente transmitimos esses hábitos aos nossos filhos.
Vivenciei esse contratempo quando fiz uma apresentação para crianças do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II. Os professores já haviam avisado que seria difícil fazer com que elas se concentrassem. Por isso, usei uma estratégia de choque e perguntei aos pequenos se sabiam quantos livros um brasileiro lê por ano? Afinal, temos uma média de 2,43, enquanto na Finlândia chega a 17 obras lidas.
Sei que parece uma estratégia um pouco drástica, mas conquistei rapidamente a atenção dessas crianças e deixei meu ponto de vista claro: quando não lemos, todo nosso aprendizado fica comprometido. Sem a leitura, perdemos informações preciosas, diversão e oportunidades de nos tornarmos pessoas grandiosas.
Para manter o interesse nos livros e estimular o gosto pela leitura em crianças que passam horas a fio diante de dispositivos eletrônicos, a resposta não é proibir o uso de telas. Mas, sim, integrar as obras de forma positiva em suas vidas, ensinar que ler também é divertido. Deixar o celular de lado ao menos por meia-hora, acompanhar a leitura dos filhos e ler com eles também é legal. Os pais precisam ser exemplos.
Olhando um pouco para minha própria história, sou filha de livreiros. Até hoje meus pais mantêm pilhas de livros na mesa ao lado da cama. Isso fez com que eu me tornasse uma Publisher e autora de livros infantis. Meu amor pelos livros não nasceu espontaneamente. Ele foi cultivado por toda a minha vida. Ver meus pais lendo com certeza virou a chave para que eu me interessasse pela leitura.
Não ignoro as urgências que a vida moderna nos impõe. Eu mesma, em uma fase complicada, me peguei compulsiva no uso do celular. Ocupada por tarefas inúteis e consumindo toneladas de informação jogadas em sequência pelo aparelho. Logo, meus filhos, praticamente bebês naquela época, estavam fascinados pelo smartphone também.
Isso me deu um estalo, voltei imediatamente a realizar passeios em livrarias com as crianças (uma experiência maravilhosa). Tornei os livros o único tipo de compra sem restrição de orçamento em casa. Disponibilizei tudo o que lhes despertava o interesse, de gibis a contos, até que chegassem aos grandes livros.
Foi essa atitude que me deu a felicidade de hoje ter filhos que leem. Aliás, leem muito mais do que eu lia na minha infância. Algo que cultivei e deu frutos maravilhosos, pois a cada página sinto que os meus pequenos ficam mais preparados para a vida. Afinal, as histórias também ensinam a compreender os sentimentos e o mundo em que estão inseridos. Quem cultiva o amor pela literatura desde cedo, que gosta de aprender coisas novas, pode auxiliar no nosso futuro e torná-lo melhor.
Maíra Lot Micales é Publisher e autora de livros-função como “O educado do Eduardo” e “Cocô, xixi e pum”.