Início Site

Churrasco está entre os pratos mais consumidos pelos brasileiros

Churrasco

O churrasco não é apenas uma forma de cozinhar carne. Para muitos, ele é uma celebração da convivência e da boa comida. Reunir amigos e familiares em torno da churrasqueira é uma tradição que atravessa gerações no Brasil. O aroma da carne grelhando sobre brasas ardentes garante uma experiência gastronômica inigualável.

Segundo uma projeção da Consultoria Cogo Inteligência Agro, o consumo per capita de carnes no Brasil atingirá recorde em 2024, totalizando quase 103 kg por habitante. A produção brasileira de carnes também está projetada para alcançar 30,8 milhões de toneladas na safra 2023/2024, representando um aumento de 2,7% em relação à produção anterior.

Cortando Churrasco Foto: Buzz Filmes

A paixão é tanta que o churrasco ganhou uma data para celebrá-lo. O dia 24 de abril surgiu no Rio Grande do Sul em homenagem à data de fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, em 1948, e se tornou o Dia do Churrasco em todos os estados brasileiros.

O país oferece uma ampla variedade de cortes de carne para satisfazer todos os paladares. Os apreciadores desfrutam da riqueza de opções que vão desde cortes mais suculentos, como a alcatra, aos mais gordurosos, como a tradicional picanha, até as mais magras e saudáveis, como o filé mignon.

Picanha Foto: Buzz Filmes

A verdade é que o brasileiro é exigente nesse assunto e a qualidade da carne influencia nas boas lembranças que os churrascos em família e com os amigos proporcionam. Por isso, é recomendado optar sempre por estabelecimentos de boa procedência e que ofereçam produtos de alta qualidade ao consumidor. Para o gerente nacional de Operações Carne Fresca, do Fort Atacadista, Elton Martin, o primeiro passo para saborear um churrasco é entender um pouco sobre os cortes de carne.

o gerente nacional de Operações Carne Fresca, do Fort Atacadista, Elton Martin. Foto: Buzz Filmes

Entre os cortes mais populares estão o filé mignon, a picanha, maminha, e até uma costela, todos bem-vindos para o churrasco. “Em nosso açougue, além desses cortes tradicionais e nobres, temos três cortes que se destacam, com o T-bone, o filé americano e a alcatra com osso. Para um bom churrasco, esse é o caminho”, aponta Elton.

Nas lojas do Fort Atacadista, o cliente garante as melhores carnes com segurança e transparência. Em Mato Grosso do Sul, são nove lojas do atacadista com o Açougue Carne Fresca, um ambiente moderno, em formato de autosserviço. O Açougue Carne Fresca está sempre preparado para garantir o melhor churrasco com mais de 40 cortes bovinos e suínos disponíveis ao consumidor.

Cinco Hotéis para aproveitar o melhor do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação (Crédito: Hotel Arpoador)

No dia 04 de maio de 2024, a cantora Madonna fará um show gratuito na praia de Copacabana. Com o objetivo de criar a maior pista de dança do mundo, este será o maior evento da carreira da estrela, que vai encerrar a turnê ‘The Celebration Tour’ e deve receber mais de 1 milhão de fãs.

Claro que muita gente já está pesquisando um lugar para ficar na Cidade Maravilhosa, mas como escolher dentre tantas opções? Afinal, são muitos bairros e tipos de acomodações com propostas totalmente diferentes em uma cidade tão grande como o Rio de Janeiro.

Para quem quer participar desse mega evento, mas ainda não tem estadia definida, confira essa lista com cinco opções de hotéis para curtir o show da Madonna e ainda aproveitar para turistar na capital fluminense!

Laghetto Stilo Barra

A famosa praia da Barra da Tijuca pode se tornar ainda mais encantadora em uma estadia à beira-mar! No Laghetto Stilo Barra Rio, os hóspedes podem levar seus Pets para a viagem e contam com infraestrutura completa de restaurante, piscina, bar e até centro de eventos.

Além de poderem desfrutar das inúmeras atrações turísticas e belezas naturais da região, a vista da praia da Barra da Tijuca não é a única de tirar o fôlego de um lado, dá para ver a famosa Pedra da Gávea e, do outro, a Lagoa de Marapendi. Ah, e o fácil acesso à Avenida Lúcio Costa te leva para todos os cantos da cidade de carro ou de ônibus.

Foto: Suíte Marapendi Laghetto Stilo Barra

Ipanema Inn

Outra opção para quem deseja ficar na capital fluminense é se hospedar na Praia de Ipanema, no hotel Ipanema Inn, que fica próximo à praia e à área cultural e gastronômica de um dos bairros mais badalados do Rio de Janeiro.

Com política de responsabilidade ambiental e SPA, o hotel possibilita aluguel de bicicletas aos hóspedes e Gym pass para usar em uma academia parceira, localizada a poucos metros de distância, ideal para quem quer desbravar a região a pé e de bike.

Foto: Hotel Ipanema Inn

Arpoador

Um dos hotéis mais charmosos da região e também localizado na praia de Ipanema, o Arpoador se destaca pela vista privilegiada do mar e da conhecida Pedra do Arpoador, que fica a poucos metros de distância e proporciona uma das contemplações de pôr-do-sol mais impactantes da cidade.

A hospedagem também conta com serviço de praia, restaurante e bar próprios e política de sustentabilidade. À noite, dormir com o barulho das ondas do mar é uma das experiências mais relaxantes e inesquecíveis para quem fica no Arpoador.

Foto: Hotel Arpoador

Santa Teresa MGallery

Se você gosta de um hotel boutique, que mistura o rústico ao luxo e à sofisticação, o Santa Teresa MGallery é a opção ideal. Localizado em um bairro boêmio, é um refúgio urbano de quartos espaçosos, muito bem decorados e com uma bela vista da natureza.

O restaurante oferece uma viagem gastronômica com o melhor da cozinha local, experiência que se completa passando pelo bar com vista do pôr-do-sol, SPA e arquitetura única da época do café. O fácil acesso às praias de Copacabana, Leme e Leblon, além de pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Corcovado, Parque das Ruínas e o Cristo Redentor facilitam uma experiência imersiva completa pelos principais cartões postais do Rio de Janeiro.

Foto: Santa Teresa MGallery

Lagune Barra Hotel

Por fim, voltamos para a Barra da Tijuca! Da arquitetura ao serviço acolhedor, o Lagune Barra Hotel oferece design e uma experiência cheia de personalidade. Com vista panorâmica da Lagoa de Jacarepaguá, está localizado dentro do maior complexo de eventos do Rio de Janeiro, o Riocentro.

O rooftop com piscina vai te surpreender! Mas não é só isso: aqui você encontra recepção 24 horas, academia, estacionamento gratuito, academia e até sala de reunião se precisar trabalhar durante a viagem.

Foto: Lagune Barra Hotel

Mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos 67 98425 6330

Marco Legal dos games irá impulsionar a indústria no Brasil

*Por Leandro da Luz Neto

Foto: Bruno Tomazoni

A indústria de jogos eletrônicos é destaque como um dos setores de maior crescimento no cenário global. No Brasil, durante muito tempo, a ausência de uma legislação específica foi uma lacuna limitadora ao seu desenvolvimento pleno, tanto para os profissionais da área quanto para os investidores. Em resposta a essa necessidade, o projeto de lei nº 2.796/2021, conhecido como Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, surge como um avanço significativo na regulamentação desse mercado no país.

Recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e aguardando sanção presidencial, o projeto tem potencial de catalisar a economia criativa brasileira. Por meio de definições claras e medidas específicas, busca oferecer maior segurança jurídica e previsibilidade, fomentando, assim, o crescimento sustentável da indústria de jogos eletrônicos.

No Brasil, durante muito tempo, a ausência de uma legislação específica foi uma lacuna limitadora ao seu desenvolvimento pleno. Imagem: Victoria por Pixabay

Principais características – Uma delas é o tratamento especial oferecido às companhias desenvolvedoras com receita bruta de até R$ 16 milhões no ano anterior. Essas empresas poderão se beneficiar de um regime tributário diferenciado, o que estimulará a participação de pequenos e médios empreendedores no mercado.

Além disso, o Marco Legal propõe incentivos fiscais para a internacionalização dessa área. Entre eles, o abatimento de até 70% do Imposto de Renda devido em remessas ao exterior relacionadas à exploração de jogos eletrônicos ou licenciamentos, desde que os investimentos sejam direcionados ao desenvolvimento de jogos digitais brasileiros independentes. Sem dúvida, uma medida que visa fortalecer a presença do Brasil no cenário global.

Outro aspecto relevante do projeto é a redução de 50% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deverá incidir em uma variedade de equipamentos utilizados para a produção do setor. O abono fiscal incentiva o crescimento da indústria nacional e ainda contribui para a modernização e competitividade.

Além da geração de empregos e do desenvolvimento econômico, o Marco Legal também aborda questões relacionadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Exigências para que os desenvolvedores implementem medidas de segurança e obtenham consentimento dos responsáveis em transações de compras visam garantir a segurança desses grupos vulneráveis.

O Marco Legal também aborda questões relacionadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Foto: Pixabay

O fortalecimento dessa indústria pode ter impactos positivos ainda em outras áreas, como educação e saúde. A inclusão de crianças e adolescentes no processo de criação de jogos não apenas estimula habilidades técnicas e criativas, mas também prepara essa nova geração para os desafios do mundo digital.

No entanto, é fundamental que todo esse avanço seja acompanhado de uma abordagem equilibrada, garantindo que os benefícios para o ser humano superem quaisquer efeitos adversos. Com a sanção presidencial do Marco Legal, espera-se que o Brasil se posicione como um polo relevante no cenário global de jogos eletrônicos, atraindo investimentos e talentos, assim como impulsionando a inovação e o empreendedorismo no país.

Leandro da Luz Neto é advogado de Direito Empresarial e Tributário; mestrando em Economia pela UFPR.

Cinco festivais norte-americanos para conhecer em 2024

A temporada de festivais nos Estados Unidos começou oficialmente com o Coachella, evento de música realizado anualmente no sul da Califórnia que celebrou sua 25ª edição este ano. De novos à tradicionais, uma série de festivais nos EUA celebra a gastronomia, o teatro, a arte e a literatura, e dá aos viajantes a oportunidade de mergulhar profundamente na cultura norte-americana. O Visit the USA recomenda cinco festivais alternativos para viajantes brasileiros.

Filmes em Seattle, Washington

Conhecida como a “cidade das esmeraldas”, Seattle é um ponto turístico eclético e tem um cenário cinematográfico. Imortalizada nas telas por sucessos como Sintonia de Amor e Grey’s Anatomy, a cidade também é sede do Festival de Cinema de Seattle, que celebrará seu 50º aniversário este ano, e exibirá uma série de filmes independentes e internacionais entre os dias 9 e 19 de maio. Os visitantes também podem desfrutar da magia do cinema no Museu de Cultura Pop, que inclui uma coleção de artefatos de filmes, músicos e personalidades da cultura popular norte-americana.

Skyline de Seattle (Divulgação Brand USA)

Comemore a herança e a culinária negra em Charlotte, Carolina do Norte

Charlotte é a síntese da calorosa hospitalidade sulista e é um caldeirão de cozinhas e culturas. Experiencie essa excelência gastronômica no BayHaven Food and Wine Festival, que reúne talentosos chefs negros, vinicultores, mixologistas e músicos em quatro dias de jantares, aulas e eventos de degustação. O BayHaven é realizado todo mês de outubro e os visitantes podem experimentar as criações dos melhores talentos culinários de Charlotte, além de saborear pratos afroamericanos típicos da região.

Skyline de Charlotte (Divulgação Brand USA)

Sintonize no maior festival de música do mundo em Milwaukee, Wisconsin

Uma das celebrações musicais mais emblemáticas dos EUA, o Summerfest é classificado pelo livro Guinness dos Recordes como “o maior festival de música do mundo”. O evento é palco de mais de 600 artistas – incluindo alguns dos maiores nomes da indústria e artistas emergentes – e ocorre durante três fins de semana consecutivos, de 20 de junho a 6 de julho. A programação inclui Mötley Crüe, Keith Urban, Lil Uzi Vert, Maroon 5 e Muna, abraçando amantes da música de todos os gêneros. Localizada às margens do Lago Michigan, Milwaukee é conhecida por suas raízes alemãs e parar no Old German Beer Hall para provar a Baviera, pretzels gigantes e a cerveja produzida em Munique é indispensável.

Skyline de Milwaukee (Divulgação Brand USA)

Fuga artística em Minneapolis, Minnesota

Anualmente, no segundo fim de semana de agosto, o Downtown Minneapolis Street Art Festival e artistas locais pintam muros da cidade com cores vibrantes. Gratuito para todos, este festival celebra e explora o mundo das artes visuais, performáticas, artesanais e gastronômicas desde arte em giz e pintura em mural ao vivo, até instalações de arte 3D. Após o festival, conheça a cena teatral em expansão da cidade e assista a uma produção da Broadway no Orpheum Theatre. Uma viagem a Minneapolis não está completa sem uma parada no famoso mural de cinco andares pintado pelo renomado artista brasileiro de rua, Eduardo Kobra, e dedicado ao cantor Bob Dylan, nativo de Minnesota.

Skyline de Milwaukee (Divulgação Brand USA)

Seja transportado para um mundo fictício em Charleston, Carolina do Sul

Ruas históricas, arquitetura colorida e belas vistas da orla caracterizam o encanto sulista de Charleston. O significado histórico da cidade a torna o cenário perfeito para o Festival Literário de Charleston, um pequeno evento anual que acontecerá de 1 a 10 de novembro. O festival oferece um ambiente íntimo para o público interagir com os autores e discutir o cenário literário em constante evolução. Lendas como Margaret Atwood, Paul Harding, Lorrie Moore e Richard Ford já participaram do evento. Não deixe de levar um pedaço de Charleston para casa comprando na Blue Bicycle Books da King Street um local favorito entre os residentes, onde você pode descobrir um extenso tesouro com mais de 50 mil livros, incluindo usados, raros e novos.

Igreja Huguenote em Charleston (Divulgação Brand USA)

Para mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos 67 98425 6330

Receita de sanduíche sem carne delicioso

O primeiro dia útil da semana, também conhecido como Segunda sem Carne, é um dia com o objetivo de reduzir em 15% a produção mundial de carne de boi, frango e derivados, fazendo com que as pessoas evitem comer a proteína animal e seus derivados pelo menos uma vez por semana. Mas como fugir do básico nesse dia? O chef Rafael Vetter, sócio proprietário do Miltes Bar, em Curitiba (PR), conta todos os detalhes para você preparar um sanduíche simples e delicioso em casa. Confira:

Ingredientes

  • Pão ciabata
  • Tomate cereja
  • Berinjela
  • Manjericão
  • Farinha de trigo
  • Farinha de rosca
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino à gosto
  • 180g de queijo gorgonzola vegano
  • 200g de creme de leite vegetal
  • 1/4 de xícara de água

Modo de preparo:

Corte a berinjela em rodelas grossas, tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno a 180º C por 10 minutos. Na sequência, empane na farinha de trigo e de rosca e leve para fritar por aproximadamente 5 minutos ou até ficar douradinha.

Corte o pão ciabatta e recheie em camadas, começando com as rodelas de berinjelas e os tomates cereja cortados ao meio.

Para o creme de gorgonzola, derreta no microondas o queijo e, em seguida, misture com o creme de leite vegetal e a água. Adicione o creme de gorgonzola vegano em cima do recheio e finalize com manjericão. Feche o pão e bom apetite!

Casa Vogue revela o lar de Camila Yunes Guarita e Conrado Mesquita

Mix de obras de arte e peças de designers de estilos distintos convivem em harmonia na casa-galeria de Camila Yunes Guarita e Conrado Mesquita. Foto: Ruy Teixeira

A seção Universo Casa Vogue, da edição de abril da revista Casa Vogue, revela o apartamento modernista de 410 m2 de Camila Yunes Guarita e Conrado Mesquita, dois guardiões das artes que escrevem juntos novos capítulos da cena nacional. Ela, art advisor e criadora do projeto Kura, e ele, marchand e sócio da galeria Galatea, escolheram o endereço em São Paulo, após se casarem no ano passado, para conjugar a vida íntima em prédio erguido em 1973.

Camila Yunes Guarita e Conrado Mesquita. Foto: Ruy Teixeira

Feito casa-galeria, o local abriga e expõe as coleções do casal patrono do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e é aí que os contrapontos começam a aparecer. Camila, paulistana, herdou dos avós maternos, Ivani e Jorge Yunes, o gosto pelo colecionismo e conduz seu escritório em águas contemporâneas. Conrado, carioca, percorre portfólios históricos, dos anos 1960 a 80, desde que começou a jornada como curador na galeria do pai, Ronie Mesquita, com quem trabalhou por 15 anos, período em que tomou gosto pela arte encerrada de artistas já falecidos brasileira e latino-americana. As perspectivas singulares se complementam em uma linha do tempo que convida a um passeio entre épocas e estilos: de Mira Schendel a Carolina Cordeiro.

Camila lembra de quando Walter Benjamin, em análise da pintura Angelus Novus, de Paul Klee, alude a um anjo que voava para o futuro, mas os ventos o levavam a contemplar o passado. “A arte são essas interconexões entre tempos distantes, mas que se conectam. O Conrado trouxe para a minha vida esse resgate do passado e de artistas históricos, como Grauben do Monte Lima, grande pintora do século 20, e ele também ampliou o olhar para nomes mais atuais. Cada vez mais é importante juntar esses tempos”, conta a colecionista, cujo acervo, assim como o de Conrado, não costuma ficar estático em casa. De tempos em tempos, os objetos viajam pelo mundo para exibições em museus e feiras, como a obra Bambu (1966), de Ione Saldanha, que será exposta na Bienal Internacional de Veneza, de 20 de abril a 24 de novembro.

Para além da estética, o significado de cada item e a relação com os artistas fazem parte da equação que define o que fica e o que vai. “Muitas das obras da nossa casa contam histórias sobre nós”, revela Camila, em meio a lembranças de momentos em que a relação entre curador e criador foi além como a admiração pela obra da artista plástica Wilma Martins, autora da coleção Cotidianos, que viveu no ostracismo por ser casada com um dos maiores críticos de arte do século passado, Frederico Morais, e por Jaider Esbell, multicriativo do povo originário macuxi, com quem Conrado tinha contato próximo até pouco tempo antes de o artista morrer, aos 42 anos, no auge de sua carreira.

A qualidade do mobiliário não fica para trás. Entre itens que já faziam parte do acervo e novas peças, algumas garimpadas em leilão, o lar de Camila e Conrado insere os móveis na narrativa tecida pelo arquiteto Klaus Schmidt, à frente do Kas Arq, com contribuição do designer de interiores Alex Ruas Vaz Wege e paisagismo de Carlos Brioschi. “Quem gosta de quadro gosta de design. Nas casas que visitava para colecionar obras, sempre me chamava a atenção o mobiliário”, diz Conrado, cercado por criações históricas de Sergio Rodrigues, Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro, atestando o sucesso de mais um casamento: o da arte com o desenho industrial.

Confira o conteúdo completo da reportagem na edição de Casa Vogue de abril, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.

Conheça as maiores cachoeiras do Brasil

Essas belezas naturais estão entre as maiores riquezass do turismo de natureza no país

No Brasil, o segmento do Ecoturismo, ou turismo de natureza, é um dos que mais cresce. Aliando as belas paisagens à prática de esportes e à conservação ambiental, esse segmento promove a visitação responsável e sustentável das áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais.

Entre os cenários favoritos para quem aprecia esse tipo de turismo estão as cachoeiras. Seja com grandes quedas d’águas ou tranquilos poços para banho, o Brasil tem opção para todos os gostos.

Para quem é fã de grandes alturas, o MTur preparou uma seleção com as maiores cachoeiras do país. Porém, é importante ressaltar que algumas dessas cachoeiras não são próprias para banho ou não são acessíveis por trilhas. Algumas estão em áreas de preservação ambiental e outras possuem acesso difícil e são perigosas demais para receber visitas. De qualquer forma, apreciá-las, mesmo que de longe, já é um privilégio.

Cachoeira da Neblina – Essa gigante de 450 metros fica no estado do Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e é a maior cachoeira em altura do Brasil. Como a sua queda d’água é fortíssima e ela está localizada em uma área complexa e perigosa, é terminantemente proibido banhos e visitas. Por isso, só é possível apreciar sua beleza à distância, o que já vale o espetáculo.

maior cachoeira do brasil
Cachoeira da Neblina. Foto: Vivalastrips

Cachoeira do El Dorado – Fica no Amazonas e é a segunda maior do país, com 353 metros de altura. Ela está no município de Barcelos, a 30 horas de barco convencional de Manaus, em um local bastante isolado, a aproximadamente 211 km da sede do município, o que torna sua visitação bastante difícil. Por esse motivo, as expedições para conhecer essa maravilha da natureza podem ser mais caras, trabalhosas e com trilhas muito extensas. Para chegar ao topo, local de acesso autorizado, são cerca de 10 km de trilha, e para alcançar de fato a queda d’água é mais uma hora de caminhada.

Cachoeira do El Dorado Foto: Carlos Durigan

Cachoeira da Fumaça – Essa baiana de 340 metros está localizada na Chapada Diamantina, local queridinho dos apreciadores do ecoturismo. A trilha de acesso que leva à cachoeira tem cerca de 12 km, durando aproximadamente 5 horas entre ida e volta. Apesar da vista linda em seu pico, não é permitido tomar banho no local. Porém, existem outras cachoeiras bem próximas que podem ser apreciadas e curtidas pelos banhistas.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. Foto: Karolina Gazoni/Asscom Iema

Cachoeira da Boa Vista – Fica bem na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e é a quarta maior queda d’água do país, com 310 metros de altura. Etá localizada em um grande cânion chamado Monte Negro, onde é possível chegar de carro. No entanto, a queda, apesar de alta, tem pouco volume de água.

Cachoeira Véu de Noiva – É também no Rio Grande do Sul que está outra gigante de 289 metros de altura. Ela fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Cânion de Itaimbezinho. A trilha que dá vista ao Véu da Noiva é a trilha do Vértice, que é fácil de ser feita, muito bem sinalizada e pavimentada em vários trechos. Não é uma trilha complexa e tem apenas 1,5 km de extensão. Não é possível acessar a cachoeira, nem no topo nem no poço, apenas pelo mirante é que se pode apreciar a sua enorme queda.

Cachoeira Véu de Noiva Foto: Renan Blah, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Cachoeira da Bel – Outra baiana, de 280 metros, está localizada na colônia Monte Alegre, em Guaratinga, dentro do Parque Nacional do Alto Cariri. A trilha que leva a ela é de fácil acessibilidade, com extensão de 1,8 km. Ela é bastante procurada por praticantes de rapel, já que é permitido o esporte por lá.

Cachoeira do Tabuleiro – A única mineira da lista é uma das maiores e mais belas do país. Com 273 metros de altura, está localizada na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro. Uma das suas particularidades é a parede rochosa em formato de coração, que chama atenção de longe. É considerada uma das mais bonitas do país e tem diferentes trilhas, por cima e por baixo, que permitem o acesso ao local.

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro — Foto: Henrique Cunha/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/Divulgação
Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro — Foto: Henrique Cunha/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/Divulgação

ACESSIBILIDADE – É no estado de Goiás que está localizada a maior cachoeira acessível do país. Na Região Encantos do Planalto Central, rota turística do estado de Goiás, se encontra o Salto do Itiquira, no município de Formosa, dentro do Parque Municipal do Itiquira. Com seus 168 metros, esta é a oitava maior queda d’água do país. Apesar de ser possível realizar aventuras por diferentes trilhas, o principal acesso é realizado por um percurso de 450 metros em terreno calçado, sendo de fácil acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O Município de Ilhabela também abriga uma das cachoeiras mais acessíveis do país. Ela está localizada no Parque Municipal das Cachoeiras, no bairro de Água Branca. O acesso ao local conta com rampas que vão do estacionamento até a água. Na trilha que leva à cachoeira foi construído um corrimão e realizada pavimentação com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

MAIS INCLUSÃO – O Ministério do Turismo conta com Guia que traz dicas de como atender bem turistas com deficiência. A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nele, o leitor pode entender os conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo e dicas de como atender bem este público.

… Bom dia! “Um passo de cada vez. Até meio passo serve. Siga firme, não há motivo para ter pressa”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Renatuus Ferreira, Paulo Gil, Bia Göering, Celina Moreno, Gabriel Prieto, Lourdhes Neves, Josias Peixoto Acosta, Adnair Dias da Silva, Karla Monteiro, Mario Pereira, Bell Geizebel Garcez, Grazianny Farias, Suh Sena, Antonio Modesto Oliveira, Jacy Medina, Simá Dias Portela, Josyane Rodrigues e Belinda Suosa. Happy birthday!

… A cidade de Sevilla, Espanha, está efervescente de brasileiras referência em moda e beleza. Isso porque aconteceu, nesse final de semana, o casamento de Cesca Civita. Após alguns encontros pontuais em São Paulo como despedida de solteira, casamento civil e chá bar, o casal optou por uma cerimônia religiosa grandiosa na cidade européia.

… Chamou a atenção a escolha de looks super brilhantes e estilosos. Maria Braz optou por um New Bottega e um Magda Butrym, com beleza de Yuri Vianna e styling de Carol Roquete. Elisa Zarzur optou por um vestido Cris Barros e um Maison Valentino com styling de 199mark e beleza Patrick Guisso e Jordanna Maia por um vestido PatBO, de Patrícia Bonaldi e Magda Butrym. Confira aqui alguns looks das convidadas. Fotos: Christy Barley.

O que é, sintomas, e como tratar a Endometriose

cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil, que representa aproximadamente 15%, são afetadas por essa condição de saúde.

No dia 7 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose. O intuito desta data é aumentar a conscientização sobre essa doença que atinge a qualidade de vida das mulheres.

A endometriose é uma condição onde o tecido semelhante ao revestimento interno do útero cresce em lugares fora do útero. Isso pode incluir os ovários, vias urinárias e até mesmo o intestino.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil, que representa aproximadamente 15%, são afetadas por essa condição de saúde. Esta doença atinge uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva, que seria entre 15 e 45 anos. No mundo, estima-se que 176 milhões de mulheres são impactadas pela endometriose, sendo que metade dos casos de infertilidade feminina são atribuídos a ela.

Os sinais mais frequentes são dores fortes, menstruação pesada e fadiga extrema, que tendem a aumentar durante o período menstrual. “Dores na hora da relação sexual também é um dos principais sintomas”, conta a ginecologista Loreta Canivilo.

Endometriose
Endometriose acomete cerca de 8 milhões de mulheres no Brasil. Foto: Syn Saúde

Mulheres que possuem familiares com endometriose tem seis vezes mais probabilidade de desenvolverem a doença. “Alguns dos fatores de risco são ciclos menstruais frequentes, menstruações que duram muitos dias, menstruar muito cedo, não ter filhos, entre outros”, explica Canivilo.

Para a detecção da endometriose é necessário realizar alguns exames como exame pélvico com toque vaginal e retal, ultrassom, ressonância magnética e laparoscopia.

Tratamento

Além do procedimento cirúrgico, existem outras formas de realizar o tratamento desta patologia. A gestrinona é a mais indicada em muitos casos. Sendo um implante hormonal, de natureza sintética, que se assemelha à testosterona, exercendo propriedades androgênicas, antiprogestogênicas e antiestrogênicas. “Usar a substância de forma ética é maravilhoso, enquanto tivermos profissionais que estiverem fazendo o uso incorreto do hormônio, o tratamento clínico da endometriose fica em risco”, ressalta a Dra. Loreta.

Cirurgia, Hospital, Médico, Cuidado
Além do procedimento cirúrgico, existem outras formas de realizar o tratamento desta patologia. Foto: Pixabay

Para muitas mulheres que não desejam ou não podem passar por uma cirurgia, o tratamento com gestrinona pode haver uma regressão das lesões e dores. “No entanto, para cada paciente existe um tipo de tratamento, entre eles tem os anti-inflamatórios, e medicamentos para suprimir a atividade dos ovários. É fundamental analisar e entender os hábitos, como alimentação, atividade física, pretensão de engravidar, entre outras questões”, explica Loreta. Ela ressalta a importância de um acompanhamento médico para controlar as consequências da endometriose que são muito sérias e prejudicam a qualidade de vida da mulher em âmbito geral.

Aprender inglês pode melhorar o desempenho nos games

Crédito: Freepik

Com a globalização dos jogos online, aprender inglês faz toda a diferença para jogos como League of Legends, Free Fire, LOL, Fortnite entre tantos outros disponíveis na internet. Quem já se aventurou com os jogos digitais, certamente encontrou termos, frases ou textos em inglês. De acordo com o relatório divulgado pela Pesquisa Games Brasil (PGB) 2024, cerca de 73,9% dos brasileiros afirmam jogar em alguma plataforma de jogos online, e esse número cresceu 3,8% em relação ao ano anterior. Desse percentual, 85,4% consideram os jogos digitais uma das principais e favoritas formas de entretenimento.

“Eu jogo League of Legends, e os melhores jogadores do mundo são de fora do Brasil, especialmente da Coreia do Sul. O fato de saber falar inglês possibilitou assistir às lives e vídeos desses gamers, e auxiliou a entender melhor sobre o jogo e aprender várias dicas para um melhor desempenho na plataforma, comenta o coordenador pedagógico da KNN Idiomas, Diego Rodrigues Moreti.

Cerca de 73,9% dos brasileiros afirmam jogar em alguma plataforma de jogos online, e esse número cresceu 3,8% em relação ao ano anterior. Foto: RDNE Stock project

“A língua inglesa contribuiu muito para o meu desenvolvimento nos jogos online, pois eu jogo Yu-Gi-Oh e o servidor precisa de comunicação em inglês. Além disso, um dos motivos por ter aprendido o idioma foi justamente por conta dos jogos. Quando eu era criança meus primos jogavam Pokémon e às vezes me deixavam jogar também o Gameboy, mas o jogo era totalmente em inglês e eu não entendia o que precisava fazer. Posteriormente quando aprendi o idioma, a primeira coisa que fiz foi jogar Pokémon de novo e zerar o jogo pela primeira vez”, comenta o coordenador pedagógico da KNN de Peruíbe (SP), Lucas Messias Souza Jorge da Silva.

A Nintendo Mudar, Nintendo, Console
Jogos online são globais, assim como o inglês. Os melhores times e jogadores se comunicam pela língua. Foto: Pixabay

Para Lucas Cristiano Bernardoni, o curso de inglês contribui de forma significativa no desenvolvimento e aprimoramento nos games online: “Jogos online são globais, assim como o inglês. Os melhores times e jogadores se comunicam pela língua. Ou seja, para poder consumir o conteúdo de melhor qualidade e poder melhorar, é necessário entender de fato o idioma. Por meio de diversos vídeos e lives pude aprimorar cada vez mais”, explica.

Com a popularidade dos jogos no Brasil, as principais faixas etárias dos jogadores variam entre 20 a 29 anos (14,6%), e com (16,9%) acima dos 30. Segundo a pesquisa, 50,9% dos gamers são mulheres e 49,1% são homens.

Ver Também